sexta-feira, 19 abril , 2024
28 C
Recife

Honda, KTM, Piaggio e Yamaha Motor juntas por soluções elétricas

A Honda anunciou hoje que a empresa assinou uma carta de intenção, junto à KTM AG, Piaggio C SpA e Yamaha Motor Co., Ltd para estabelecer um Consórcio voltado a baterias substituíveis em motocicletas e veículos elétricos leves.

- Publicidade -

No contexto do Acordo Climático de Paris e da transição para a mobilidade a partir de fontes elétricas, os fundadores do Consórcio acreditam que a disponibilidade de um sistema padrão de bateria substituíveis poderá tanto promover a disseminação do uso de veículos elétricos leves quanto contribuir para uma gestão mais sustentável do ciclo de vida das baterias usadas no setor de transportes.

Além disso, estendendo a autonomia, encurtando o tempo de carregamento e reduzindo os custos do veículo e de infraestrutura, os fabricantes buscam responder às principais preocupações dos clientes em relação ao futuro da mobilidade movida por eletricidade.

- Publicidade -

O objetivo do Consórcio será, portanto, definir as especificações técnicas padronizadas do sistema de bateria substituível para veículos pertencentes à categoria L (legislação União Europeia): ciclomotores, motocicletas, triciclos e quadriciclos.

Ao trabalhar em colaboração com as partes interessadas, organizações de normalização nacionais, europeias e internacionais, os membros fundadores do Consórcio estarão envolvidos na criação de normas técnicas internacionais.

O Consórcio iniciará suas atividades em maio de 2021. Os quatro membros fundadores incentivam todas as demais partes interessadas em se juntar à cooperação para enriquecer a expertise do Consórcio.

- Publicidade -

“O esforço mundial voltado à eletrificação para reduzir a emissão de CO2 em escala global está se acelerando, especialmente na Europa. Para a ampla adoção de motocicletas elétricas, problemas como distância de viagem e tempos de carregamento precisam ser considerados, e as baterias substituíveis são uma solução promissora.

Considerando a conveniência para o consumidor, a padronização de baterias substituíveis e ampla adoção de sistemas de bateria é vital, razão pela qual os quatro fabricantes concordaram em formar o Consórcio.

A Honda enxerga que a melhoria do ambiente de consumo de mobilidade é uma área a explorar em cooperação com outros fabricantes, enquanto seguirá atuando para trazer melhores produtos e serviços para os consumidores por meio da concorrência.

A Honda trabalhará intensamente em ambas as frentes para ser a fabricante escolhida para a mobilidade dos clientes., afirma Noriaki Abe, Diretor Global das operações de Motocicletas da Honda Motor.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança