quinta-feira, 21 novembro , 2024
28 C
Recife

Volvo destaca vantagens de plataforma de conectividade na Latbus 2022

Volvo Connect, plataforma de conectividade da marca, é destaque na LatBus

A plataforma online da Volvo utiliza ao máximo a tecnologia dos chassis e captura informações em tempo real para otimizar o desempenho dos veículos.

Por meio da conectividade, os frotistas monitoram dados valiosos para melhorar a gestão de sua operação de transporte, tornando-a mais segura, rentável e com menor impacto ambiental.

“É um verdadeiro ecossistema completo, com todos os parâmetros e dados para tirar o melhor proveito da alta tecnologia do veículo e promover melhorias na operação”, declara Alexandre Sampaio, head de serviços da Volvo Buses na América Latina. Podendo ser acessado por meio de smartphones, tablets ou computadores, o sistema foi projetado para ser personalizado pelos gestores de frota, que podem configurar seu acesso de acordo com suas preferências e adequar o portal ao fluxo de trabalho da empresa, economizando tempo e tornando as tarefas ainda mais fáceis.

- Publicidade -

Novas funcionalidades – Recentemente, a Volvo criou e adicionou recursos que tornaram o Volvo Connect ainda mais útil, com novos filtros e funcionalidades que permitem um alcance e uma administração maior dos dados.

Agora, são três pacotes que podem ser adquiridos pelos transportadores. O primeiro deles é chamado “Gestão de Frota”.

O transportador pode selecionar os chassis que quer acompanhar e obter milhares de informações dos diferentes veículos de cada frota como, por exemplo, sua localização, o consumo, a quilometragem percorrida, o tempo dispendido de cada chassi em determinada linha e ainda ver como está a condução do motorista.

- Publicidade -

Pode também verificar o número de freadas bruscas ou curvas efetuadas em que foi necessário a atuação automática do ESP (Controle Eletrônico de Estabilidade) e avaliar o nível de segurança das viagens ou eventuais correções a serem feitas. “Isso pode servir, por exemplo, para programar treinamentos para os motoristas que têm oportunidades de melhoria”, observa Sampaio.

Também pode-se checar se existe algum código de falha que precisa de uma reação imediata ou posterior, ou se há alguma prioridade técnica a ser levada em consideração. Estão disponíveis até mesmo informações sobre as estradas percorridas, caso o gestor precisa saber se existe alguma restrição de altura ou de largura na rodovia para a passagem dos ônibus em determinada rota.

Informações cruciais – De forma simples, os operadores checam inclusive qual o nível de combustível de cada ônibus, a carga de bateria, a temperatura do líquido de arrefecimento, o desgaste das pastilhas de freio, dados do painel de instrumentos, o tempo em que o veículo ficou rodando ou parado em marcha lenta, inclusive com seu posicionamento naquele momento.

- Publicidade -

“Com os relatórios do Volvo Connect o gestor pode agendar manutenções, evitar paradas desnecessárias, prever quando o ônibus precisa ser abastecido ou ter o óleo trocado, além de marcar um serviço para uma concessionária em determinada localização e no momento mais conveniente para a empresa”, diz Sampaio.

Segurança com conectividade – Chamado “Zonas de Segurança”, o segundo pacote permite que o cliente instale o serviço de Gerenciamento de Zonas de Segurança via conectividade nos ônibus, uma exclusividade da marca.

Este recurso usa avançados sistemas de conectividade e eletrônica embarcada para reduzir remotamente a velocidade dos ônibus em trechos críticos, tentando evitar acidentes em terminais rodoviários, pátios das operadoras, nas imediações de escolas ou hospitais, em postos de pedágio, descidas de serra e curvas perigosas, entre outros pontos que o transportador achar necessário.

“Temos um caso de um operador rodoviário que baixou a zero os acidentes no pátio da empresa com o emprego dessa tecnologia. E em Curitiba (PR), onde o sistema foi implementado em alguns locais da cidade, o índice de redução de acidentes em determinadas regiões chegou a 50%”, lembra o executivo.

O pacote 3 é o “Perfil do Condutor”. É com ele que o proprietário ou gerente da área pode obter um enorme volume de informações sobre a performance do motorista de cada chassi.

Conhecendo a forma de condução, o consumo de combustível, número de frenagens, velocidade e uma variedade de outros dados, é possível multiplicar o tipo de direção de condutores de alto nível ou implementar treinamentos para aqueles que precisam de mais atenção.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn