quarta-feira, 17 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

ZF apresenta novas soluções avançadas de eletromobilidade para veículos comerciais

A empresa apresenta seu novo acionamento central elétrico modular CeTrax 2 integrado para veículos pesados e o eWorX, um sistema de tomada de força para veículos comerciais eletrificados criado para acionar equipamentos de trabalho a bordo

A Divisão de Soluções para Veículos Comerciais (CVS) da ZF destacou seu compromisso com o futuro totalmente eletrificado da mobilidade, apresentando suas mais recentes tecnologias de eletromobilidade antes do IAA Transportation 2022.

Isso inclui o novo acionamento central elétrico CeTrax 2 da ZF – um sistema integrado e modular de e-driveline para veículos comerciais pesados. A ZF também apresentou seu novo e avançado sistema de direção elétrica assistida (EPS) para caminhões, ônibus rodoviários e urbanos.

- Publicidade - Ofertas FIAT

O EPS foi preparado para direção automática e direção autônoma de nível 5. O eWorX, o sistema Power Take-Off (PTO) de veículos comerciais eletrificados da ZF para a condução de equipamentos de trabalho a bordo, também foi apresentado para aplicação urbana e rodoviária, sem emissões.

“De linhas de transmissão eletrificadas a sistemas de tomada de força eletrificada e de atuação eletricamente habilitados, a ZF oferece aos clientes soluções prontas e inteligentes que contribuem significativamente para suas estratégias de eletrificação de veículos, bem como arquiteturas de suporte para veículos projetados convencionalmente”, disse o Dr. Christian Brenneke, vice-presidente Sênior de Engenharia de Produto da Divisão de Soluções para Veículos Comerciais da ZF.

“Fornecendo um ‘one-stop-shop’ para eletrificação de veículos comerciais, o amplo portfólio da ZF, combinado com ampla experiência do Grupo, permite a entrega de produtos econômicos projetados para reduzir o custo total de propriedade. A ZF está bem posicionada como o parceiro de desenvolvimento preferido das principais marcas de caminhões, ônibus rodoviários e urbanos em todo o mundo”, acrescentou Brenneke.

- Publicidade -

Veículos comerciais pesados eletrificados – A ZF apresentou seu novo acionamento central elétrico CeTrax 2 – um sistema modular e integrado para veículos comerciais pesados. Aproveitando os componentes desenvolvidos internamente, possui dois motores elétricos refrigerados a óleo de alto desempenho, bem como dois inversores integrados de carboneto de silício (SiC) de 800 Volts. O CeTrax 2 usa uma transmissão avançada de três velocidades capaz de realizar powershifts.

Com todos os componentes integrados em uma unidade inovadora e compacta, o CeTrax 2 permite que as montadoras ofereçam linhas de drivelines à combustão convencionais e elétricos na mesma plataforma do veículo. Além de permitir a eletrificação mais rápida das plataformas de veículos existentes, ele permite alta potência e torque, design leve (aprox. 385 kg) e eficiência aprimorada do e-drive de até 96%.

Com potência contínua de 360 kW e torque máximo de 24.700 Nm para veículos de até 44 toneladas, o acionamento central elétrico do CeTrax 2 permite trocas de marcha suaves e quase imperceptíveis devido ao powershift contínuo.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Com base nas décadas de experiência em transmissão e eletrificação da ZF, as mudanças de marcha são calculadas pela ECU integrada e executadas automaticamente pelos atuadores eletrônicos. A produção em série do CeTrax 2 está programada para começar com um grande fabricante global de caminhões em 2023.

Um bloco de construção para eletrificação e direção autônoma – A nova Direção Assistida Elétrica (EPS) da ZF fornece uma tecnologia fundamental para a transformação da indústria de veículos comerciais em direção à eletrificação. Com base na ampla experiência em automóveis de passageiros do Grupo, o EPS é adequado para uma ampla gama de caminhões médios e pesados, bem como ônibus rodoviários e urbanos.

Ele também fornece a base para a próxima geração de ADAS – Sistemas Avançados de Assistência ao Motorista, apoiando as necessidades da condução autônoma da indústria de veículos comerciais.

A substituição da bomba hidráulica por um motor elétrico integrado torna o sistema de direção independente da transmissão do veículo e elimina a necessidade de fluido hidráulico. Como resultado, o sistema suporta a sustentabilidade do setor, além de tornar essa tecnologia perfeita para arquiteturas de veículos elétricos. Permitindo zero emissões locais para veículos elétricos a bateria e células de combustível, também otimiza a experiência de condução com sua operação elétrica silenciosa e suave.

Aplicável a todos os conceitos de trem de força, o EPS atende perfeitamente aos requisitos das arquiteturas de veículos elétricos. Construído para o mais alto nível de integridade de segurança automotiva (ASIL D) e disponível em variantes de 24 V e 48 V e suportando saídas de até 8.000 Nm, o EPS modular tem um design escalável, atendendo a diversos requisitos de embalagem.

O EPS da ZF está atualmente pronto para Steer-by-wire e sua arquitetura pode acomodar futuras funções de direção autônoma até o Nível 5. Como um sistema de direção ativo, o EPS pode ser integrado ao ADAS para oferecer suporte a funções de segurança, incluindo, por exemplo, manutenção de pista.

Tomada de força silenciosa com emissão zero para caminhões elétricos – Apoiando a transformação elétrica da indústria comercial, o eWorX, o sistema de tomada de força para veículos comerciais eletrificados (PTO) da ZF, foi criado para acionar equipamentos de trabalho a bordo.

Como um sistema totalmente integrado, o eWorX oferece valor significativo para fabricantes de veículos e carrocerias como um sistema modular, padronizado e inteligente que combina todas as funções necessárias para a eletrificação de equipamentos de bordo em uma única unidade compacta.

Fornecendo uma interface mecânica conhecida, o eWorX oferece suporte aos fabricantes de carrocerias, eliminando a necessidade de lidar com o trem-de-força de um veículo eletrificado. Representando um passo importante na transformação elétrica de veículos comerciais, a solução eWorX oferece zero emissões e reduz significativamente os níveis de ruído, facilitando a operação em cidades e áreas residenciais.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil