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Caminhões elétricos Mercedes-Benz eletrifica o segmento da construção civil

Mercedes-Benz Trucks apresenta diversos caminhões totalmente elétricos a bateria para aplicações de Construção na "bauma", a principal feira do setor em Munique

O tráfego no canteiro de obras tem muitos aspectos. Às vezes, materiais a granel, como areia, cascalho ou pedras, devem ser descarregados em um local.

Outras vezes, é necessário transportar peças pesadas de concreto para a montagem de uma fábrica por muitos quilômetros de rodovias. Isso demanda alta exigência quanto a robustez, desempenho e eficiência, bem como no manuseio de veículos que são utilizados nessas aplicações.

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Com os caminhões da Mercedes-Benz Trucks, alguns desses requisitos agora podem ser atendidos de maneira localmente neutra em CO2 e com baixo ruído.

Afinal, a Mercedes-Benz Trucks continua a impulsionar a eletrificação do transporte a toda velocidade.

Isso pode ser visto na bauma, em Munique, de 24 a 30 de outubro de 2022.

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Na principal feira da indústria da construção do mundo, a Mercedes-Benz Trucks apresenta diversos caminhões totalmente elétricos a bateria para aplicações em canteiros de obras e fornece informações abrangentes sobre seu portfólio de veículos elétricos, além dos caminhões a diesel em exposição.

No estande da feira estará o “protótipo conceito” do eActros LongHaul com tomada de força elétrica da MEILLER; o eActros 300 com solução basculante eletrificada da MEILLER; e o protótipo do Arocs elétrico a bateria com betoneira elétrica da LIEBHERR-Mischtechnik, projetado em conjunto com o Grupo Paul.

Cerca de um quinto dos caminhões Mercedes-Benz vendidos na Europa destina-se ao segmento de canteiros de obras, que é o segundo segmento de mercado mais importante para a Fabricante, vindo logo após o de transporte de longa distância.

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Portanto, ele desempenha um papel especial na eletrificação dos caminhões de transporte. Até 2030, os veículos comerciais que são neutros em CO2 na operação de condução devem representar até 60% das vendas da Daimler Truck nos mercados da EU-30.

Karin Rådström, CEO da Mercedes-Benz Trucks: “Estamos trabalhando em um portfólio totalmente neutro em CO2 – incluindo o exigente segmento de construção. Caminhões particularmente versáteis, robustos e potentes estão em demanda aqui. É também uma área muito complexa para eletrificação devido à grande variedade de aplicações. As parcerias entre fabricantes de veículos e encarroçadoras são, portanto, cruciais para oferecer aos nossos clientes as soluções certas.”

Stina Fagerman, Head de Marketing, Vendas e Serviços da Mercedes-Benz Trucks: “Veículos de canteiro de obras, como betoneiras, estão entre as aplicações que mais consomem energia – tanto devido aos materiais transportados quanto à operação dos implementos. Muito CO2 pode ser economizado pela eletrificação total. Ao mesmo tempo, os veículos elétricos de baixo ruído podem contribuir significativamente para a redução do ruído, especialmente em canteiros de obras em áreas urbanas. A pressão social e política sobre nossos clientes é significativa. Queremos ser uma empresa parceira confiável para a transformação.”

eActros LongHaul com tomada de força elétrica como solução específica do setor – A Mercedes-Benz Trucks apresentou o “protótipo conceito” do eActros LongHaul há apenas algumas semanas no IAA Transportation 2022 em Hanover.

Este caminhão elétrico a bateria foi desenvolvido para transportes de longa distânicia. Ele recebeu o Prêmio “2023 Truck Innovation Award” do júri do “International Truck of the Year” no IAA e agora pode ser visto em uma aplicação de construção orientada para estradas na bauma em Munique.

Para isso, a fabricante de carrocerias basculantes MEILLER, com sede em Munique, desenvolveu, em cooperação com a Mercedes-Benz Trucks, uma tomada de força elétrica que permite a operação eficiente de equipamentos de trabalho hidráulico, como semirreboques basculantes ou reboques de piso deslizante.

O sistema desenvolvido para o eActros LongHaul, apresentado como protótipo na Bauma, tem uma potência contínua de 58 kW.

Na produção em série, a tomada de força elétrica deverá gerar significativamente mais energia. O torque é de 300 Nm.

O sistema combina o inversor, o motor elétrico, a unidade de controle e o sistema hidráulico de semirreboque basculante usual em um design adaptado ao veículo para caber atrás da cabina.

Este acionamento auxiliar elétrico converte a corrente contínua da rede de alta tensão em corrente alternada usando o inversor.

Ele aciona um motor elétrico adicional, que por sua vez aciona a bomba hidráulica para fornecer energia hidráulica para operar o reboque.

Vantagens desta solução em relação à operação anterior a diesel: neutralidade de CO2 local completa e geração de ruído bastante reduzida, o que é particularmente relevante em uso em cidades e áreas residenciais.

O design compacto do sistema também permite que o eActros LongHaul seja operado com reboques padrão – uma grande vantagem para empresas de transporte que usam o veículo para uma ampla variedade de aplicações.

Isso torna o caminhão elétrico adequado para entregas em canteiros de obras e pode substituir as soluções anteriores de acionamento a diesel, tanto em termos de transporte quanto de tomada de força.

Grande autonomia, recarga em megawatts e tecnologia de célula de fosfato de ferro e lítio – O coração tecnológico do eActros LongHaul – planejado para produção em série em 2024 e produzido na fábrica de caminhões de Wörth – é um novo eixo eletrônico com dois motores elétricos integrados que geram uma potência contínua de 400 kW e uma potência máxima de mais de 600 kW.

O eActros LongHaul extrai sua energia de três baterias, que são montadas em forma de gavetas abaixo do quadro. Isso resulta em uma capacidade total de mais de 600 kWh.

As baterias utilizam a tecnologia de células de fosfato de ferro e lítio (LFP), caracterizada acima de tudo por uma longa vida útil e mais energia utilizável. O eActros LongHaul é capaz de recarga de alto desempenho ou em megawatts.

As baterias podem ser carregadas de 20% a 80% em menos de 30 minutos em uma estação de recarga com capacidade de cerca de um megawatt. Com carga completa, o eActros LongHaul atinge uma autonomia de cerca de 500 quilômetros.

Os primeiros protótipos já estão passando por testes intensivos e o eActros LongHaul será testado em vias públicas este ano.

No próximo ano, protótipos de produção quase em série serão entregues aos clientes para testes. Os engenheiros de Desenvolvimento da Mercedes-Benz Trucks projetam o eActros LongHaul para atender aos mesmos requisitos de durabilidade do veículo e dos componentes que um Actros convencional de longa distância para serviço pesado comparável.

Isso significa 1,2 milhão de quilômetros em dez anos de operação. O veículo está planejado para estar pronto para produção em série em 2024.

Outra inovação na bauma: protótipo do Arocs elétrico a bateria em parceria com o Grupo Paul e a LIEBHERR-Mischtechnik

O Arocs é o caminhão de construção particularmente robusto e durável da Mercedes-Benz Trucks para trabalhos difíceis.

No futuro, também estará disponível como um veículo elétrico a bateria. Numa primeira fase, isto será implementado através de uma colaboração entre a Mercedes-Benz Trucks e o Grupo Paul, que segundo as suas próprias declarações, é um dos líderes de mercado europeu na área da construção de veículos especiais. A empresa está eletrificando os caminhões, entregues pela Mercedes-Benz Trucks da fábrica de caminhões Wörth, em sua sede em Vilshofen, perto de Passau, na Alemanha, com um trem de força elétrico. O Grupo Paul optou por uma solução de motor central eletrificado. Desta forma, os eixos planetários do Arocs testados e comprovados podem continuar a oferecer a distância ao solo e a mobilidade fora de estrada necessária para utilização em canteiros de obras.

O protótipo do Arocs elétrico a bateria 8×4 com cabina M ClassicSpace apresentado pela primeira vez na bauma, em Munique, está equipado com a carroçaria ETM-905 da LIEBHERR-Mischtechnik com um volume nominal de nove metros cúbicos. Ele extrai sua energia das baterias do Arocs através de uma tomada de força. Essa combinação foi escolhida por um motivo. Como os caminhões betoneiras são uma aplicação de uso intensivo de energia, muito CO2 pode ser economizado por meio da eletrificação. Ao mesmo tempo, o veículo de baixo ruído também contribui para a redução do ruído, especialmente em canteiros de obras em áreas urbanas e residenciais.

O Grupo Paul especifica uma potência contínua de mais de 300 kW e uma potência máxima de mais de 400 kW para o trem de força elétrico do veículo. O Arocs elétrico a bateria pode ser configurado com seis ou sete baterias, cada uma com 60 kWh de energia útil. De acordo com o Grupo Paul, são possíveis autonomias de mais de 200 quilômetros. Dois (para pacotes de seis) ou três (para pacotes de sete) dos pacotes de baterias estão localizados na torre de baterias atrás da cabine. As baterias restantes são instaladas no chassi. O Arocs elétrico a bateria possui um sistema elétrico de bordo de 800 volts preparado para o futuro e, de acordo com o Grupo Paul, pode ser recarregado de 20% a 80% em uma estação de recarga de 150 kW em cerca de 1,5 horas com seis baterias. A recarga AC também estará disponível.

Na série limitada até o final de 2023, as configurações flexíveis estão disponíveis como 4 e 3 eixos para betoneiras LIEBHERR, aplicações de plataforma e basculantes. As vendas primárias serão tratadas pelo Grupo Paul; o grupo empresarial assume também todos os trabalhos de assistência e manutenção do caminhão. O veículo estará inicialmente disponível na Alemanha.

eActros 300 em combinação com o eWorX da ZF e o implemento guindaste de elevação da MEILLER

Além do eActros LongHaul, a Mercedes-Benz Trucks também exibe o eActros 300, lançado anteriormente no mercado, na bauma deste ano, como uma versão para aplicações de construção voltadas para rodovias.

A Mercedes-Benz Trucks já equipa há vários meses o eActros, lançado em série em 2021, para distribuição pesada com a tomada de força elétrica adequada. Agora, a Mercedes-Benz Trucks instalou a tomada de força elétrica “eWorX” desenvolvida pela ZF, juntamente com um guindaste eletrificado da MEILLER, em um eActros. O sistema eWorX da ZF converte a energia elétrica do veículo em energia mecânica no eixo para acionar a bomba hidráulica para operar o implemento. Para permitir eficiência operacional otimizada, o eWorX integra componentes como o motor elétrico, inversor, unidade de controle eletrônico e módulos de software específicos de aplicação em uma solução completa e fácil de usar (“Plug-and-Work One-Box”).

E é assim que a solução funciona: a bateria de tração do eActros fornece energia elétrica ao sistema ZF eWorX usando uma interface de corrente contínua. O motor elétrico eWorX, por sua vez, aciona a bomba hidráulica do guindaste MEILLER. Portanto, não é necessária uma conexão mecânica ao motor de tração. O eWorX garante uma comunicação suave entre o caminhão elétrico e o implemento por meio de uma interface de barramento CAN.

O eActros, apresentado com o guindaste MEILLER, é adequado para o transporte de contêineres. Permite a operação do sistema hidráulico de acordo com as necessidades graças ao sistema eWorX ZF. A bomba só funciona quando a carroceria é movida. Isso evita o consumo desnecessário de energia. Além disso, não há emissões de ruído de um motor de combustão.

O eActros apresentado no estande da bauma pela PALFINGER, com um basculante do fabricante de soluções inovadoras de elevação e guindaste, também conta com o sistema ZF eWorX.

Alta tecnologia para desempenho e segurança sustentáveis[1]

Para o eActros 300, a Mercedes-Benz Trucks conta com um trem de força elétrico na forma de um eixo rígido elétrico com dois motores elétricos integrados e uma transmissão de duas marchas. As baterias consistem em três conjuntos de baterias, cada um oferecendo uma capacidade instalada de 112 kWh[2] e uma capacidade útil de cerca de 97 kWh[3].

Com três baterias, o eActros 300 tem uma autonomia de até 300 quilômetros. O eActros pode ser recarregado com até 160 kW: as três baterias do eActros 300 precisam de pouco mais de uma hora em uma estação de recarga rápida DC padrão, com uma corrente de carregamento de 400 A, para serem carregadas de 20% a 80%[4].

Os recursos de segurança incluem o Acoustic Vehicle Alerting System (Sistema de Alerta Acústico do Veículo) externo de acordo com os requisitos legais; o Active Brake Assist (Assistente Ativo de Frenagem) de quinta geração com detecção de pedestres; e o Sideguard Assist S1R (Assistente de Ponto Cego).

Para avisos visuais, o Turning Assistant (Assistente de Manobras) utiliza o visor do MirrorCam, que está instalado no eActros em vez de um espelho principal e a grande angular convencional.

O MirrorCam de segunda geração está em uso desde abril de 2022 na Europa e, graças aos braços da câmera dez centímetros mais curtos em cada lado e aos novos parâmetros de imagem, agora pode ajudar ainda mais o motorista em muitas situações de tráfego rodoviário – especialmente em locais apertados dentro de canteiros de obras.

Uma das vantagens de encurtar os braços da câmera é que os motoristas agora acham mais fácil dirigir em linha reta de ré em comparação com a primeira geração.

Isso se deve principalmente ao fato de que a perspectiva da MirrorCam agora é ainda mais semelhante à do espelho de vidro convencional, o que, por sua vez, torna mais fácil se acostumar com a MirrorCam. Colisões com objetos ao longo do caminho também podem ser evitadas.

Além disso, os engenheiros da Mercedes-Benz Trucks otimizaram ainda mais o “Tone Mapping”.

O Mapeamento de Tonalidades é um processo de ajuste de uma imagem para que uma ampla gama de tons seja exibida corretamente em uma mídia. Acima de tudo, os resultados podem ser vistos em uma tela de contraste aprimorada.

A evolução na coordenação de cores e brilho do sistema de câmeras, que já foi projetado para ser muito brilhante, significa que os monitores agora podem representar a área relevante para a situação de direção com mais precisão, especialmente sob condições críticas de luz.

Soluções digitais inteligentes para uso ainda mais eficiente

Para integrar da melhor maneira possível os caminhões elétricos a bateria nas rotinas diárias, economizar tempo e esforço e facilitar ao máximo a transição para a mobilidade elétrica, a Mercedes-Benz Trucks oferece aos seus clientes uma gama completa de soluções através do seu portal Fleetboard.

Isso inclui, por exemplo, um programa de gerenciamento de carga desenvolvido individualmente para perfis de recarga, bem como um diário de bordo com informações detalhadas sobre os tempos de condução, parada e recarga.

Há também uma ferramenta de mapeamento que mostra em tempo real a localização de um veículo, se está em movimento, parado ou recarregando e o status da carga da bateria.

No que diz respeito ao uso ideal do veículo, o contrato Mercedes-Benz Complete Service também está disponível para o eActros. Este extenso pacote de serviços cobre os serviços de manutenção e reparo de todo o veículo e trem de força, incluindo peças sujeitas a desgaste.

O contrato de serviço inclui sempre suporte intensivo ao cliente do Mercedes-Benz Uptime. Este sistema inteligente registra todos os dados relevantes do veículo, desde a pressão dos pneus até o estado do motor e da bateria.

Neste contexto, o Mercedes-Benz Uptime já foi expandido para incluir mais de 100 regras específicas para, por exemplo, monitorar continuamente os processos de recarga ou curvas de tensão com relação a bateria de alta tensão.

Além disso, as informações estão disponíveis por meio do novo portal do cliente baseado em nuvem. Ao criar veículos em rede, a empresa de serviços e transportes Mercedes-Benz permite que as visitas às oficinas de reparação sejam mais facilmente planeadas e reduzam significativamente as avarias imprevistas.

Consultoria competente para mobilidade elétrica sob medida – Independentemente da tecnologia de acionamento, todo investimento em um veículo comercial para empresas de transporte deve ser recompensado no uso diário.

Além disso, é importante esclarecer antecipadamente uma longa série de questões, especialmente em relação aos caminhões totalmente elétricos: Em quais rotas posso utilizar veículos elétricos? E a infraestrutura de recarga?

Que medidas estruturais e investimentos devem ser esperados para o depósito? Portanto, é ainda mais importante não apenas vender um caminhão elétrico aos clientes, mas acompanhá-los no caminho para eletrificar sua frota.

Afinal, a mobilidade elétrica é mais do que apenas uma nova linha de transmissão. É precisamente por isso que a Mercedes-Benz Trucks integrou o eActros em um ecossistema de negócios que inclui serviços de consultoria para garantir altas taxas de utilização de veículos e otimização do TCO, Custo Operacional Total.

Por exemplo, com base nas rotas existentes, determinamos um perfil de uso de caminhões elétricos o mais realista e significativo possível para cada cliente.

Além da eletrificação do depósito, a eConsulting (consultoria elétrica) também inclui – dependendo das necessidades do cliente – a cobertura de todos os tópicos de planejamento, aplicação e implementação relacionados à infraestrutura de recarga e conexão à rede.

[1] Com todos os sistemas de assistência, a Mercedes-Benz Trucks visa apoiar o motorista da melhor forma possível dentro dos limites do sistema ao conduzir o veículo. No entanto, conforme estipulado por lei, o motorista permanece totalmente responsável por dirigir o veículo com segurança em todos os momentos.

[2] A capacidade nominal da nova bateria, com base nas condições limite definidas internamente, pode variar dependendo do caso de uso e das condições ambientais.

[3] Energia disponível para operação regular do caminhão com baterias novas. Com base nas condições limite definidas internamente, pode variar dependendo do caso de uso e das condições ambientais.

[4] Com base em valores empíricos determinados internamente em condições ótimas, incluindo uma temperatura ambiente de 20°C.

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