domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

Citroën e BASF revelam o carro-conceito totalmente elétrico oli

Materiais inovadores proporcionam simplicidade e funcionalidade aprimorada. Soluções para economizar recursos e alcançar economia circular

Não se trata mais do carro mais rápido ou mais luxuoso. A Citroën e a BASF revelaram o carro-conceito totalmente elétrico oli [all-ë], um manifesto de quanto pode ser economizado reduzindo o peso e o uso de recursos.

- Publicidade -

“Este carro-conceito mostra o que pode ser alcançado quando os parceiros confiam uns nos outros e são ousados o suficiente para trilhar novos caminhos”, explica Uta Holzenkamp, presidente da Divisão de Tintas, representando a equipe automotiva da BASF. “O resultado é um microcosmo de ideias e soluções que vão muito além do conceito original”.

Com velocidade limitada a 110 km/h (68 mph) e aceleração próxima ao modelo clássico de 2CV, o carro-conceito ganha um alcance mais amplo e melhora significativamente a vida útil da bateria. A abordagem minimalista abriu o caminho para um design revigorante e inovador. Vários componentes foram radicalmente reinterpretados e construídos usando materiais em um contexto diferente.

Por exemplo, o encosto do banco é inteiramente impresso em 3D com um material plástico flexível (Ultrasint® TPU88A). A estrutura de malha aberta proporciona um fluxo de ar natural, substituindo toda a ventilação do assento.

Para isso, assim como para produzir cerca de vinte peças, foi utilizada a competência do escritório de serviços de impressão 3D Sculpteo, na França, uma marca da BASF. E não se preocupe em procurar um sistema de som ou de navegação, porque você não encontrará um. Afinal, a maioria dos clientes tem um telefone celular e um alto-falante portátil, que pode ser plugado ao painel e automaticamente conectado ao veículo.

- Publicidade -

Redução da complexidade, aumento da sustentabilidade e design atrativo – Outra característica marcante é que muitos dos novos componentes são projetados e fabricados a partir de materiais da mesma família de produtos químicos.

Componentes colados e soldados feitos de diferentes materiais são um desafio na reciclagem mecânica. Por esta razão, os designers criaram o maior número possível de componentes a partir de um único material. 

Este princípio de simplicidade também foi implementado durante a produção. Com as portas do motorista e do passageiro da frente sendo idênticas, há economia em ferramentas de prensagem e redução da complexidade. O mesmo se aplica a todas as caixas de rodas e para-choques. O carro-conceito oli é a prova de que a sustentabilidade e um design atraente não são contraditórios.

A cor da carroceria transmite perfeitamente o conceito do carro. À primeira vista parece ser uma cor branca pura, mas foram adicionadas partículas de mica para enfatizar a forma do carro. Em contraste com o exterior, os materiais do interior – como os bancos e o piso – foram pintados com uma cor laranja intensa.

Co-criação como chave para novas soluções – O fabricante automotivo Citroën trabalhou em estreita colaboração com a BASF durante o desenvolvimento e design. As soluções inovadoras da empresa química desempenharam um papel vital neste esforço de cocriação.

- Publicidade -

“Projetos como o desenvolvimento do carro-conceito em conjunto com a Citroën são um grande impulso em nosso caminho para um futuro mais sustentável”, afirma Uta Holzenkamp. “É preciso inovação e mentes criativas para unir as ideias das diferentes empresas”.

A BASF vem buscando uma estratégia ambiciosa de sustentabilidade há anos. Alguns dos principais pilares desta estratégia incluem o projeto ChemCyclingTM que implementa a reciclagem química dos plásticos, bem como a abordagem do balanço da biomassa, no qual os recursos fósseis são substituídos por energias renováveis na produção.

Além de sua experiência em produtos e engenharia, a BASF também conseguiu contribuir com sua experiência em design através do Centro de Criação. “Foi aqui que nasceu o projeto”, diz Alex Horisberger, gerente de Design Industrial da BASF.

“Em uma visita ao estúdio criativo da Citroën, conseguimos convencer seus designers com nossos materiais e análise de tendências. Trabalhar de igual para igual com os designers de interiores e exteriores da Citroën foi um ponto alto pessoal para mim”.

Laurence Hansen, diretora de Produto e Estratégia da Citroën, vê a colaboração sob uma perspectiva semelhante. “A colaboração com a BASF foi um fator-chave no projeto do oli e no desenvolvimento de um veículo elétrico que seja o mais divertido e eficiente possível para o futuro próximo. O carro elétrico inovador contraria a tendência de veículos cada vez mais pesados e mais complexos, concentrando-se, ao invés disso, na facilidade e simplicidade. Ele demonstra como reduzir o impacto ambiental ao mínimo, enquanto traz de volta a diversão de um veículo elétrico funcional”, disse Hansen.

Ampla gama de soluções de material da BASF para um carro-conceito inovador – Muitas soluções automotivas ajudam a implementar esta ideia: outro plástico de alto desempenho da BASF pode ser encontrado nos apoios de braço traseiros e no piso interno.

O Infinergy®, um poliuretano termoplástico expandido (TPU), também é utilizado em calçados de corrida e pisos esportivos. É elástico como a borracha, mas mais leve, robusto e altamente resistente à abrasão. No oli, o material proporciona uma superfície agradável, mas estável em apoios de braço e pisos. Além disso, amortece o ruído e as vibrações.

Além disso, uma tinta especial é aplicada para assegurar uma vida útil extralonga. A tinta à base de água NovaCoat-P é ideal para proteger substratos macios contra a abrasão, radiação UV, sujeira e produtos químicos. E como o piso é impermeável, ele pode ser facilmente limpo com água. É aqui que os plugues integrados feitos de Elastollan® são úteis, pois podem ser removidos para drenar água e sujeira.

O peso do exterior do veículo também foi consideravelmente reduzido, aumentando a estabilidade e durabilidade ao mesmo tempo. O capô, teto e porta-malas são feitos de painéis que combinam o sistema de poliuretano Elastoflex® e o sistema de pintura por spray Elastocoat®. Graças à estrutura em forma de sanduíche alveolar, estes painéis são tão estáveis que você pode até ficar de pé sobre eles. Isto é parte da funcionalidade do veículo.

Usado para pintar a carroceria do carro, o R-M® AGILIS® é outro produto BASF que proporciona maior sustentabilidade. A tinta à base de água tem um teor muito baixo de compostos orgânicos voláteis (VOCs).

O revestimento e-coat CathoGuard® 800 protege a caixa da bateria contra a corrosão, contribuindo para uma maior economia de recursos. Destaca-se por seu alto desempenho e ecocompatibilidade por ser livre de estanho/HAPs e com baixo teor de solventes.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança