domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

Oito fabricantes conquistam Euro NCAP 5 estrelas em impressionante linha de carros

O Euro NCAP publica as últimas classificações de segurança para dez carros novos com alguns resultados impressionantes

O EQE da Mercedes-EQ recebe uma classificação máxima de cinco estrelas e também recebe uma classificação ‘Muito Bom’ por seu sistema Highway Assist. A BYD, líder da indústria chinesa de NEV, começa a voar no Euro NCAP com cinco estrelas para seu SUV crossover ATTO3.

- Publicidade -

Também alcançando as melhores classificações de segurança estão o novo crossover de tamanho médio CX-60 da Mazda, o novo X1 e 2 Series Active Tourer da BMW e a última geração de irmãos SEAT, Ibiza e Arona. O VW Golf atualizado mantém o ritmo com os rivais mais recentes com uma classificação de cinco estrelas, enquanto dois carros – o Citroën C5 X e o Mobilize Limo – são premiados com quatro estrelas cada.

A Mercedes-Benz continua a expandir sua linha EQ totalmente elétrica e o sedã EQE se torna o modelo mais recente a ser avaliado pelo Euro NCAP. Como seus companheiros estáveis, ele não decepciona, seu excelente desempenho geral lhe rende uma classificação de segurança de cinco estrelas.

O Active Distance Assist DISTRONIC com Active Steering Assist está disponível como opção, oferecendo assistência à condução em rodovias. O sistema é o primeiro a ser avaliado pelo Euro NCAP que, se o motorista não responder, manobra o carro com segurança para a pista mais lenta antes de pará-lo.

Esta função, conhecida como Active Emergency Stop Assist, ajuda a dar ao EQE uma classificação ‘Muito Bom’ e o torna o carro com maior pontuação testado pelo Euro NCAP até agora em suas classificações de direção assistida.

- Publicidade -

O secretário-geral do Euro NCAP, Michiel van Ratingen, diz: “A direção totalmente autônoma ainda está longe, mas as bases estão sendo lançadas por sistemas de direção assistida robustos e de alto desempenho, como este da Mercedes. Parabéns a eles pela classificação ‘Muito Bom’ e por obterem sua quarta classificação de segurança de cinco estrelas este ano.”

Uma classificação de cinco estrelas para o recém-chegado BYD ATTO 3 (na China conhecido como Yuan Plus) continua a série de sucesso para as marcas chinesas no Euro NCAP, seguindo resultados semelhantes para WEY e ORA na última publicação.

Sigla para “Build Your Dreams”, a BYD está presente na Europa há mais de uma década na forma de ônibus, mas a chegada do ATTO 3 é o veículo que levará a BYD às massas.

O EV econômico está tendo um bom desempenho nos testes de colisão do Euro NCAP e vem totalmente equipado com as mais recentes tecnologias ADAS.

Os outros dois carros fabricados na China neste lote são premiados com quatro estrelas. O Citroën C5 X, construído na China pela joint venture Dongfeng Peugeot-Citroën Automobile, e o sedã elétrico Limo da joint venture Renault-Jiangling Mobilize tem, em geral, desempenhos sólidos, mas não se destacaram pela omissão de equipamentos ou marginal desempenho em alguns dos testes de segurança ativa.

- Publicidade -

Os dois SEATs também carecem de alguns dos mais recentes equipamentos de segurança, principalmente airbags centrais, mas compensam isso de outras maneiras e ainda se qualificam para cinco estrelas.

O BMW X1 e o BMW Série 2 Active Tourer recebem cada um cinco estrelas com pontuações quase idênticas em todas as partes da avaliação. A BMW, portanto, carrega com sucesso as classificações mais altas para a última geração desses modelos populares, apesar dos requisitos de protocolo mais rígidos de 2022. Além disso, o Mazda CX-60 teve um bom desempenho geral para obter uma merecida classificação de cinco estrelas.

O atualizado VW Golf 8 também ganhou cinco estrelas. O Golf 8 foi testado pela primeira vez pelo Euro NCAP em 2019, mas o modelo foi atualizado recentemente com a adição de um airbag central, pré-tensores, assistente de junção e um sistema de detecção de fadiga, que entregou novamente cinco estrelas, desta vez contra o teste anterior.

Michiel van Ratingen, “Há muita pressão sobre os fabricantes de automóveis para prolongar a vida útil de seus veículos, especialmente os de carros com motor de combustão que em breve serão substituídos por modelos totalmente elétricos. A maioria dos fabricantes de veículos tende a resistir, alguns podem até considerar cortes de segurança para manter a competitividade. Portanto, é excelente ver a Volkswagen melhorando continuamente a segurança do Golf, acompanhando os últimos desenvolvimentos e os concorrentes.”

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança