Muito se fala de veículos elétricos, mas poucos tiveram a oportunidade de dirigir um modelo naquela que é considerada a maior revolução automotiva das últimas décadas.
Melhor ainda se a experiência acontecer em uma pista fechada e segura, e com a possibilidade de escolher qual carro testar entre mais de uma dezena de opções.
Este é o privilégio reservado para os participantes do Electric Experience, o maior evento de experimentação de veículos elétricos do Brasil, que acontecerá de 8 a 15 de novembro.
Sucesso em sua primeira edição em 2021, o Electric Experience traz uma grande novidade. No ano passado, o evento foi dedicado exclusivamente a negócios.
Desta vez, atendendo a pedidos, o Electric Experience também terá dias abertos ao público, que poderá viver, na prática, o futuro da mobilidade.
Será a chance de testar modelos 100% elétricos e híbridos de marcas que já confirmaram presença, como BYD, Chevrolet, Jeep, Nissan, Peugeot, Renault, Volvo e Volkswagen.
Em alguns casos, os visitantes andarão em carros que nem foram lançados comercialmente no Brasil. A relação mais atualizada dos veículos disponíveis está em www.electricexperience.com.br.
Os quatro primeiros dias, de 8 a 11 de novembro, continuarão dedicados a negócios. E de 12 a 15 de novembro, no feriado prolongado da Proclamação da República, o Electric Experience se transformará na atração principal do Motor Park, o primeiro parque automotivo do país, localizado em Tuiuti, na região de Bragança Paulista e a 2 horas da capital São Paulo.
Isso é garantia de diversão extra para o visitante. Além de testar os veículos elétricos nas pistas on road e off-road, quem comprar o ingresso no período do evento poderá aproveitar todas as outras atrações do local, como os simuladores de capotamento e a sala de games.
“O Electric Experience quer mostrar as várias faces da eletromobilidade. Nos dias fechados, o foco será em negócios e nos impactos na sociedade. Com os dias abertos ao público, queremos mostrar que andar de carro elétrico também é muito divertido e isso só é possível entender andando de verdade na pista”, afirma Cacá Clauset, diretor da TSO Brasil, empresa idealizadora do evento.
Essa experiência vai além dos automóveis e o Electric Experience oferece a chance de conhecer melhor o chamado “ecossistema da eletromobilidade”.
Também estarão disponíveis para teste motocicletas, bikes, patinetes e até skates – todos movidos a bateria.
Patrocinadora do evento, a Enel X Way, linha de negócios global do Grupo Enel dedicada exclusivamente à mobilidade elétrica, instalou um hub de recarga para veículos elétricos dentro do Motor Park que ficará à disposição do público de forma permanente após o evento.
“É apenas o início de nossa parceria com o Motor Park, que levará a muitos projetos no futuro. Estamos investindo fortemente na ampliação da infraestrutura de pontos de recarga no país, apostando em soluções com inteligência e conectividade. Contamos com um ecossistema que envolve as principais empresas de produtos e serviços do Brasil”, afirma o responsável pela Enel X Way Brasil, Paulo Roberto Maisonnave.
Atualmente, a Enel X Way gerencia cerca de 350 mil pontos de carregamento, tanto diretamente quanto por meio de acordos de interoperabilidade em todo o mundo.
Como plataforma global para e-Mobility, a empresa está focada no desenvolvimento de tecnologias e soluções de carregamento flexíveis para melhorar a experiência do cliente, apoiando a eletrificação do transporte para consumidores, empresas, cidades e administrações públicas.
O mercado de veículos elétricos – O primeiro Electric Experience somou mais de 2700 test drives, no que foi considerado por especialistas do setor como o “estopim de uma revolução da indústria automobilística”, provocada pela eletromobilidade, movimento que se espalhou pelo mundo e, só no Brasil, viu as vendas da categoria crescerem 78% no primeiro semestre de 2022, comparado com o mesmo período de 2021.
O segmento de veículos elétricos e híbridos vem ganhando velocidade no mundo inteiro.
Segundo a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE), houve um crescimento de 109% em 2021 nas vendas globais, na comparação com o ano anterior. Neste ano, o Brasil superou a marca histórica de 100 mil veículos eletrificados em circulação.
Serviço:
ELECTRIC EXPERIENCE 2022
Data: de 8 a 15 de novembro
Local: Motor Park – Haras Tuiuti (Rod. Eloy de Camargo Bueno, km 4 – Tuiuti-SP)
Valor: R$ 80 inteira / R$ 40 meia (estudantes com carteirinha ou comprovante de matrícula, idosos acima de 60 anos, professores da rede pública com comprovante do estado/município)
Cobrado apenas nos dias de evento aberto ao público*
*O valor inclui: test drives e atividades de lazer do Motor Park + estacionamento
Informações: www.electricexperience.com.br
Programação:
De 8 a 11/11: restrito a empresas e entidades do setor
De 12 a 15/11: aberto ao público