domingo, 18 maio , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Eletrificados crescem, mas na esteira de sucesso dos híbridos

Uma pesquisa feita pela Tupinambá Energia apontou que 58% das pessoas que buscavam um carro tinham interesse em adquirir um modelo movido a eletricidade (híbrido ou elétrico).

Das 1.680 pessoas entrevistadas entre julho e agosto em 14 grandes centros urbanos do país, 57% com essa preferência pelos eletrificados eram mulheres contra 43% de homens.

- Publicidade -

Entre os motivos, o primeiro é a busca por economia na recarga e, em segundo lugar, a sustentabilidade.
Quando a gente fala em eletrificação, a primeira coisa que vem à mente são carros elétricos e carregados na tomada.

Mas a realidade do Brasil é que a esmagadora maioria das vendas de modelos eletrificados, hoje com pouco mais de 2% do mercado, é de híbridos.

No primeiro semestre deste ano, foram comercializados 20.472 eletrificados, quase 50% a mais do que no mesmo período de 2021.

- Publicidade -

Desses, apenas 16,5% (ou 3.395 unidades) são de 100% elétricos. Outros 83,5% são híbridos.

Os híbridos no Brasil: começando pelo PHEV – São três tipos de híbridos disponíveis hoje no mercado: os plug-in, mais caros e em menor volume, são movidos a gasolina e podem rodar somente algumas dezenas de quilômetros no modo elétrico.

São mais tecnológicos e por isso mais caros. Nenhum modelo à venda, ainda, é nacional. Jeep Compass 4xe, Caoa Chery Tiggo 8 Hybrid e Audi Q5 TFSIe são exemplos de híbridos plug-in ou pela sigla PHEV.

- Publicidade -

Híbridos convencionais – Modelos Toyota (Corolla e Corolla Cross, fabricados no Brasil) e toda gama Lexus são exemplos da tecnologia dos híbridos convencionais (HEV), que não precisam de recarga na tomada e dependem apenas da regeneração para recarregar a bateria. Em breve, a Ford importará uma versão da picape Maverick com essa tecnologia.

Entre as vantagens, o carro pode rodar só no modo elétrico e oferece boa economia de combustível por até 15% a mais de diferença no preço para seu similar flex (caso dos Toyota).

MHEV ganha força – Mas o que mais começa a ganhar corpo no mercado são os chamados híbridos leves (MHEV), que utilizam um alternador/gerador para recuperar parte da energia das frenagens para alimentar uma bateria, que ajuda nas acelerações e no consumo (e também nas emissões). Não tanto quanto os híbridos, mas melhor que os modelos a gasolina ou flex.

Estes, então, são a porta de entrada da eletrificação e devem ser cada vez mais numerosos.

Alguns exemplos já à venda: Caoa Chery Arrizo 6, Tiggo 5x e 7, Audi A3, A4 e A5 e Kia Stonic e Sportage são os mais recentes a chegar ao país.

Sem necessitar de grandes adaptações e investimentos, os híbridos leves devem ser a aposta de montadoras e importadoras para atender às metas de consumo e emissões na próxima fase do Proconve, em 2025.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008