De 07 a 11 de novembro, a Sascar, empresa brasileira especializada em gestão de frotas do Grupo Michelin e referência em inovação e mobilidade sustentável no país, vai celebrar na FENATRAN o marco de 300 mil soluções conectadas na América Latina.
Na feira, a mais importante da região na área de transporte e logística, a marca brasileira vai destacar como as novas tecnologias podem otimizar a gestão de frotas.
A Sascar é líder no segmento de tecnologia para gestão de frotas no Brasil e na América Latina e aposta no desenvolvimento de soluções para a mobilidade sustentável.
No seu espaço na FENATRAN a Sascar vai apresentar seus principais lançamentos de soluções: Smart Reports 2.0, ferramenta de apoio para monitoramento da emissão de CO2 e outros índices de sustentabilidade; Smart Cameras, ferramenta de gestão do comportamento do motorista para prevenir acidentes; ecossistema de Inteligência de Recuperação para segurança de cargas e veículos; Torre de Controle, um simulador para controle de jornada, gestão logística e aumento da produtividade; e Carreta Conectada Avançada para monitoramento da temperatura e pressão dos pneus, melhoria de performance e consequente redução de custos.
Uma das frentes mais importantes de monitoramento é o comportamento do motorista. Focada na prevenção de acidentes, as Smart Câmeras Sascar são uma solução avançada de inteligência embarcada.
“Nossa solução conta com até cinco câmeras de alta definição, instaladas dentro e fora do veículo, para o acompanhamento 360º de toda a jornada de motoristas e caminhões. Um algoritmo faz a análise das imagens em tempo real, alertando o motorista e gestor da frota simultaneamente ao detectar aproximação perigosa, mudança de faixa, sinais de sonolência e desatenção do motorista como: bocejos, olhos fechados, uso do celular, cigarro e olhares frequentes para os lados e para baixo. É uma solução que, além de evitar acidentes em tempo real através dos alertas, gera relatórios de infrações por condutor e ocorrências, permitindo o envio de feedbacks e treinamentos personalizados aos motoristas”, explica André Moreto, Diretor de Marketing da empresa.
Reforçando o compromisso com a agenda ESG, a solução de Smart Reports versão 2.0 traz mais dinamismo para os dados capturados por meio da telemetria.
Com ele, o gestor de frotas acompanha o desempenho da sua operação, tem indicadores que demonstram oportunidade de melhoria no comportamento do motorista e define planos de ação que refletem na redução da emissão de CO2, indicador também disponível no dashboard da plataforma.
A melhoria de qualidade na condução reduz o consumo de combustível e, consequentemente, melhora indicadores ambientais.
Informações do Smart Reports apontam a diminuição de infrações e acidentes e uma redução na emissão de CO2 de mais de 5%.
Com 300 mil soluções conectadas na América Latina e 215 mil cargas monitoradas por ano, a Sascar tem hoje o melhor índice de recuperação de carga do mercado nacional, em torno de 90%, contando com tecnologias 4G – ainda mais a precisão da localização da carga e Lorawan – sinal com maior alcance.
Além do controle de localização de qualquer tipo de carga, o portfólio de segurança é complementado por soluções de localização e bloqueio do veículo, com alertas que permitem ações rápidas e aumentam a eficiência no processo de recuperação.
“A Sascar oferece o portfólio de soluções mais completo do mercado, num conceito one stop shop. Uma vantagem competitiva da Sascar no mercado é o monitoramento de toda a cadeia de valor, atuando desde a produção até a chegada ao consumidor final. A digitalização do transporte torna a mobilidade mais sustentável a partir do momento em que preserva mais vidas e também desenvolve a produtividade de forma responsável. Trazemos gestão e economia com a otimização desde o agronegócio até o transporte de mercadorias”, explica Boanerges Neto, COO da Sascar.
Enquanto na América Latina o desafio do monitoramento envolve questões de segurança de carga e veículos, além da prevenção de acidentes, na Europa a produtividade versus custo é a principal frente de atuação, especialmente no segmento last mile delivery.
A eficiência na última milha da jornada de compra do varejo prevê redução dos custos da operação, controle das rotas e produtividade da frota. Esse panorama demonstra o aumento do alcance, agora global, da Sascar como parte da estrutura de Serviços e Soluções do Grupo.
O resultado disso é que, a partir da FENATRAN, a empresa passa a adotar uma marca global: MICHELIN Connected Fleet. No Brasil, a adoção começará como MICHELIN Connected Fleet Powered by Sascar, que será apresentada em primeira mão na FENATRAN.
Essa nova marca unifica, sob um mesmo guarda-chuva, todos os serviços e soluções para gestão de frotas dentro do grupo, sendo representada pela Sascar em toda América Latina, Masternaut na Europa e Nextraq na América do Norte. Esse é um importante passo da integração ao Grupo Michelin iniciada em 2014.
A apresentação da nova marca no Brasil é sequência dos lançamentos já feitos na Alemanha, Espanha, Franca e Reino Unido, entre outros países.
Até o final de 2023, a nova marca assinará as operações nos demais países onde já atua.