sexta-feira, 22 novembro , 2024
28 C
Recife

Ypê avança em inovação e tem o primeiro caminhão com Nível 4 de automação do Brasil

O veículo vai conectar a fábrica ao novo Centro de Distribuição 4.0 que será inaugurado este mês na unidade da empresa em Amparo (SP), deixando o site automatizado de ponta a ponta

Com a busca contínua por inovação e excelência operacional, a Ypê – empresa 100% brasileira e uma das maiores fabricantes de produtos de higiene e limpeza do país – dá mais um e importante passo por meio da aquisição do primeiro caminhão com Nível 4 de automação do Brasil.

Trata-se de um caminhão totalmente automatizado, o modelo cavalo mecânico Atego 1730 autônomo, que está em processo de configuração e parametrização da solução de automação para operação específica na matriz da Ypê, na cidade de Amparo (SP).

- Publicidade -

O veículo é um projeto em parceria com a Mercedes-Benz do Brasil e a startup Lume Robotics, responsável pela tecnologia de automação agregada ao veículo.

“A Ypê é uma empresa que sempre foi inovadora e este projeto confirma nossa visão de futuro. Fizemos 72 anos e trabalhamos com a indústria 4.0 em todas as nossas fábricas. Agora teremos um novo Centro de Distribuição em Amparo, que foi transformado em um dos mais modernos e tecnológicos do Brasil e de toda a América Latina. Tudo já é autônomo dentro do CD, mas havia um hiato entre a fábrica com tecnologia de ponta e este CD totalmente inovador. Com este projeto, expandimos a inovação de um lugar ao outro”, afirma Jorge Eduardo Beira, vice-presidente de Operações da marca.

“Sendo o nível 4, o veículo traz mais produtividade e segurança. E além disso, com menor impacto no meio ambiente. Já que, por conta das manobras precisas, gera menos carbono. Então unimos toda esta inovação com a visão de sustentabilidade”.

- Publicidade -

No Nível 4 de automação, o caminhão se movimenta em áreas confinadas e controladas, a baixa velocidade e com alta precisão nas manobras.

“Devido à atuação de diversos sensores e câmeras, o sistema da Lume Robotics reconhece todos os obstáculos que foram mapeados, incluindo pedestres. Com inteligência artificial, o caminhão memoriza todas as características do local onde atua”, diz Roberto Leoncini, vice-presidente de Vendas e Marketing Caminhões e Ônibus da Mercedes-Benz do Brasil.

“É importante ressaltar que o motorista segue presente na logística da operação, acompanhando o processo e podendo até realizar outras tarefas”.

- Publicidade -

O executivo da Mercedes-Benz informa que a Ypê aprovou essa ideia e foi a primeira a adquirir o Atego autônomo, que está, então, sendo preparado para operar, durante 24 horas por dia, para carregamento e descarregamento automáticos no interior da fábrica de Amparo, transferindo produtos entre as linhas de produção e o centro de distribuição, que também são interligados por um sistema de automação industrial.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn