quarta-feira, 17 abril , 2024
28 C
Recife

Carro pesado exige calibragem diferente

As férias finalmente chegaram. É hora de colocar a família no carro e arrumar espaço para as malas, as compras e tudo o mais. Mas, antes de pegar a estrada, é importante conferir a pressão dos pneus que, pelo fato de o carro estar mais pesado, é diferente da calibragem que você realiza normalmente.

- Publicidade -

Para saber a pressão ideal nessas condições consulte o manual do proprietário ou o adesivo estampado no batente da porta do motorista ou na tampa do combustível.

“A pressão insuficiente impede que a banda de rodagem tenha um contato total com a pista, exigindo mais dos ombros do pneu. Nesse cenário, a distância de frenagem é maior, prejudicando inclusive o controle sobre a direção. Além disso, a baixa calibragem demandará que o motorista pise mais no acelerador para que o carro mantenha a mesma velocidade, o que aumenta o consumo de combustível”, explica Rafael Astolfi, gerente sênior de serviços técnicos ao cliente da Continental Pneus Américas. Ele também recomenda a calibragem correta do estepe para qualquer eventualidade.

- Publicidade -

Os pneus devem ser sempre calibrados ainda frios, ou seja, veículo deve estar parado há pelo menos uma hora ou não deve ter rodado mais de 3 km em velocidade reduzida. Além de ser uma importantíssima medida de segurança, manter a correta calibragem dos pneus gera economia de combustível, pois faz com que a resistência ao rolamento seja minimizada, além de contribuir para uma vida mais longa do pneu. Entenda o impacto da calibragem no consumo do combustível do seu carro: se a pressão dos pneus estiver apenas 3,0 psi (ou libras) abaixo do indicado, o consumo de combustível subirá 2%.

Além de calibrados, para uma viagem segura os pneus devem estar alinhados, balanceados, sem bolhas e com sulcos preservados.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

SIMPÓSIO DE EFICIÊNCIA ENERGÉTICA, EMISSÕES E COMBUSTÍVEIS

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança