domingo, 25 fevereiro , 2024
28 C
Recife

Marelli inaugura nova fábrica em São Paulo

Nova unidade de negócios será responsável pela produção de componentes para interiores automotivos

A Marelli, uma das principais empresas de autopeças do mundo, inaugurou nesta segunda-feira (23/1) sua fábrica da Interior Experience Division, localizada dentro do complexo produtivo de Hortolândia, no interior de São Paulo.

Na nova unidade serão produzidas partes para interiores de veículos, tais como painéis de instrumentos, consoles centrais e partes decorativas com tecnologia avançada de acabamento. O investimento, com recursos próprios, foi de R$ 150 milhões.

A capacidade produtiva máxima é de 180 mil veículos por ano, com índice de nacionalização de 90%.

“Já atuávamos com essa unidade de negócios no Brasil desde 2014, atendendo a uma fabricante japonesa, e observamos uma boa oportunidade de negócios neste segmento em expansão. Nesta nova fábrica produziremos vários componentes de interiores, oferecendo assim às montadoras condições de localizarem mais peças”, explica Carlos Smith, diretor da Marelli Interior Business Unit.

A nova unidade produtiva já tem como primeiro cliente a General Motors do Brasil.

A fábrica recém-inaugurada conta com o estado-da-arte em tecnologia e equipamentos, os mais modernos do mercado global. Um bom exemplo é o sistema de pintura automatizado, trazido do Japão e capaz de atender novas especificações de acabamento solicitadas pelos clientes.

Já as máquinas de injeção foram importadas da Alemanha, enquanto outros equipamentos vieram da Áustria e Itália. Esses modernos maquinários são capazes de produzir peças com altíssima precisão e qualidade e, ao mesmo tempo, em grande escala.

A nova unidade também utiliza um avançado sistema de rastreabilidade, que permite controlar a produção e a qualidade dos produtos ao longo de todo o processo produtivo. Esse sistema foi desenvolvido pela equipe de engenharia local, com a colaboração de outras unidades do Brasil e dos Estados Unidos.

Novos empregos – A implantação da nova unidade de negócios também fomentou a economia local. Foram gerados 90 novos empregos para as áreas de engenharia, qualidade, pesquisa e desenvolvimento e manufatura. Mais de 10% da equipe é formada por profissionais que concluíram seus programas de estudo na própria Marelli, sendo contratados em seguida.

A planta de Hortolândia foi escolhida como sede da nova unidade por possuir uma localização logística estratégica, colaboradores qualificados nas áreas de engenharia, qualidade e desenvolvimento, além da proximidade com fornecedores estratégicos e clientes importantes.

Matérias relacionadas

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn