Experiência totalmente diferente. Não há ruído do motor, atentar ao quadro de instrumentos para sinalização de veículo ligado e também de autonomia.
Se você gosta de dirigir de modo suave, o carro elétrico é para você. Aqui não muda. Se vc pisar de forma brusca, que seja no acelerador ou mesmo no freio, vai comprometer o consumo, ou seja, menor autonomia.
Nesse primeiro momento os elétricos estão bem indicados para o uso urbano principalmente em função da autonomia média entre 300 e 400 quilômetros.
A própria velocidade será fator decisivo na autonomia. Normalmente o fabricante quando se refere ao comportamento da autonomia ele indica uma velocidade média de utilização, por exemplo, a 80 km/h.
E só mais um detalhe, em função dos sistemas regenerativos, como a frenagem por exemplo, onde a energia cinética é convertida em energia elétrica e armazenada para uso futuro, o veículo elétrico normalmente é mais econômico no uso urbano do que na estrada, diferente dos veículos a combustão.
Em resumo, o motor elétrico que traciona o veículo também pode funcionar como um gerador de eletricidade, uma espécie de alternador para fornecer energia às baterias e, dessa forma, aumentar a autonomia.
Isso acontece cada vez que o motorista alivia a pressão no pedal do acelerador ou mesmo aciona os freios.
Tarcisio Dias mostra todos os detalhes da condução com um veículo elétrico. Confira vídeo abaixo: