A Ford anunciou nos Estados Unidos a criação da Latitude AI, nova subsidiária totalmente controlada pela marca focada no desenvolvimento de um sistema de direção autônoma para a sua nova geração de veículos.
O objetivo é criar uma tecnologia de assistência capaz de controlar o veículo sem que o motorista precise manter as mãos no volante e a atenção na pista.
Com a Latitude, a Ford monta um time de ponta em aprendizado de máquina, robótica, software, sensores, engenharia de sistemas e gerenciamento operacional, ampliando os seus esforços para o desenvolvimento da tecnologia de direção autônoma – incluindo os avanços do Ford BlueCruise, sistema de direção sem as mãos que já soma mais de 80 milhões de quilômetros rodados em rodovias autorizadas da América do Norte.
A Latitude quer reinventar a experiência do cliente, automatizando a direção nos momentos em que ela pode ser tediosa, estressante e desagradável, como em tráfego pesado ou trechos longos de rodovias.
O motorista médio nos EUA passa quase 100 horas por ano parado no trânsito, segundo a empresa de análise de transporte INRIX.
“Vemos a tecnologia de direção autônoma como uma oportunidade para redefinir a relação das pessoas com os veículos”, disse Doug Field, diretor de tecnologia e desenvolvimento de produtos avançados da Ford.
“Os clientes que usam o BlueCruise já estão experimentando os benefícios de dirigir sem as mãos. A profunda experiência e talento da equipe da Latitude vai nos ajudar a acelerar o desenvolvimento da nova tecnologia de direção autônoma – não só para tornar as viagens mais seguras, agradáveis e menos estressantes, mas também para que os nossos clientes possam aproveitar melhor o seu tempo.”
A criação da Latitude faz parte da mudança estratégica da Ford, feita no ano passado, de se concentrar nas tecnologias de direção autônoma para veículos de propriedade pessoal.
A Ford contratou cerca de 550 funcionários que atuavam na Argo AI, nas áreas de aprendizado de máquina e robótica, plataformas na nuvem, mapeamento, sensores e sistemas de computação, operações de teste, sistemas e engenharia de segurança.
A equipe da Latitude desenvolveu grande parte da sua experiência em direção autônoma, incluindo ferramentas de desenvolvimento de software e infraestrutura, e também em sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS).
“Acreditamos que a tecnologia de direção autônoma vai ajudar a melhorar a segurança e trazer experiências totalmente novas para os clientes, que reduzem o estresse e, no futuro, permitirão ao motorista usar o seu tempo como achar melhor”, disse Sammy Omari, diretor executivo da ADAS Technologies na Ford, que também vai atuar como CEO da Latitude.
“A experiência da equipe da Latitude complementa e aprimora ainda mais a equipe global interna de ADAS da Ford para o desenvolvimento de futuras tecnologias de assistência ao motorista, trazendo os vários benefícios da automação”.
A Latitude ficará sediada em Pittsburgh (Pensilvânia), com centros de engenharia adicionais em Dearborn (Michigan) e Palo Alto (Califórnia). A empresa também terá uma pista de testes de velocidade em Greenville (Carolina do Sul).