A Ford inicia este mês a venda da Transit Automática, a primeira van com transmissão automática do Brasil, trazendo uma opção pioneira no segmento para o cliente comercial que busca o máximo de desempenho, economia e produtividade no seu negócio.
Com 10 marchas, conversor de torque e tração traseira, a nova Transit tem preço de lançamento na mesma faixa da concorrência com transmissão manual: a partir de R$ 298.200 na versão minibus vidrada e de R$ 274.500 na versão furgão, uma estratégia agressiva para conquistar o consumidor, pela tecnologia e também pelo preço.
O modelo chega para dar sequência à expansão do portfólio de produtos da Ford Pro, nova estrutura da Divisão de Veículos Comerciais da marca, ampliando a oferta da linha que mais cresceu em participação no segmento desde o ano passado e que também vai incluir, no futuro, a Transit Chassi e a E-Transit 100% elétrica.
“A Transit Automática é mais um avanço e pioneirismo da linha, um produto esperado há muito tempo pelos clientes do segmento comercial e totalmente desenvolvido com foco na sua produtividade”, diz Guillermo Lastra, diretor de Veículos Comerciais da Ford América do Sul.
“Além de reduzir a fadiga e a distração do motorista, ela tem um padrão de eficiência, economia e durabilidade que favorece o tempo de atividade e o custo total de operação do veículo.”
A Transit Automática chega nas versões minibus, com 15 ou 18 passageiros e vidrada, e furgão longo com teto alto (L3H3), com capacidade de 12,4 m3. Sua transmissão de dez marchas, com conversor de torque, traz o estado da arte da engenharia para oferecer uma direção mais eficiente e confortável que contribui para diminuir o custo total de operação.
Associada com o sistema start-stop e os três modos de condução – exclusivos na categoria –, mais a tração traseira, ela ajuda a aumentar o rendimento médio da frota.
A tecnologia moderna da nova transmissão favorece a produtividade e a segurança. Ela tem menor desgaste de peças e componentes, o que aumenta a durabilidade do trem de força, reduz a frequência de manutenção e os riscos de paradas imprevistas.
A sua operação simples também diminui o estresse dos motoristas, criando um padrão de direção mais eficiente e diminuindo os riscos de acidentes. Os passageiros, por sua vez, são beneficiados com maior conforto de rodagem.
Mecânica Online – A transmissão automática da Transit utiliza uma programação adaptativa de mudança em tempo real que seleciona a marcha ideal para otimizar o desempenho e a economia de combustível em cada cenário de direção.
Junto com o motor 2.0 EcoBlue diesel, com 165 cv (@ 3.500 rpm) e torque de 39,7 kgfm (@ 1.750–2.750 rpm), ela garante força em aclives, segurança em declives e ultrapassagens, melhorando ainda mais a dirigibilidade, uma das características mais elogiadas da van.
Entre outros avanços, esse motor conta com turbo de geometria variável que entrega performance em todas as faixas de rotação e níveis de atrito extremamente baixos, incluindo correia banhada em óleo para redução do desgaste e melhoria do conforto acústico.
“O número maior de relações da transmissão automática permite que o motor funcione mais próximo da eficiência máxima”, diz Daniel Santos, gerente de Desenvolvimento do Produto da Ford América do Sul. “A sua aceleração suave e progressiva ajuda a elevar o padrão de condução dos motoristas e a reduzir o consumo total da frota.”
Num cálculo aproximado, um motorista profissional faz mais de 750 mil trocas de marcha por ano em um veículo com câmbio manual. A nova transmissão automática elimina esse esforço e aumenta o conforto do condutor que passa longos períodos no volante, com partidas e acelerações escalonadas, sem vibrações e asperezas.
Manutenção – A manutenção mais econômica é outra vantagem da Transit Automática. Por não exigir a troca do kit de embreagem, ela reduz o número de paradas para serviço e tem um custo de manutenção do sistema da transmissão cerca de 70% menor.
A durabilidade da nova transmissão foi comprovada em mais de 6 milhões de km de testes, equipando picapes e vans comerciais da Ford nos mercados mais exigentes do mundo.
Ela também foi validada para as condições brasileiras no Centro de Desenvolvimento e Tecnologia de Tatuí, em um programa que incluiu 3.000 horas de testes de calibração em dinamômetro e rodagens, e em condições reais de uso.
Equipamentos exclusivos de série – Ao lado do desempenho, tecnologia, segurança, qualidade e baixo custo operacional, a Transit se destaca por ter a lista de equipamentos de série mais completa do segmento. A Transit Automática não foge à regra, com os mesmos itens exclusivos encontrados nos demais modelos da linha.
Ela é a única com auto start-stop, três modos de condução e modem de conectividade de fábrica, integrado à arquitetura elétrica do veículo, que permite receber alertas preventivos, agilizar o atendimento em caso de assistência, gerar relatórios com indicadores para o negócio, localizar o veículo e agendar e acompanhar serviços online.
Também vem de série com controle eletrônico de estabilidade e anticapotamento, controle de carga adaptativo, estabilização de vento lateral e assistente de partida em rampa (Sistema AdvanceTrac), computador de bordo com tela de 2,3”, multimídia SYNC Move com tela de 8”, Android Auto e Apple CarPlay e câmera de ré com sensor de estacionamento.
O volante multifuncional com excelente raio de giro, o isolamento acústico aprimorado e a segurança com nota máxima do EuroNCAP são outros diferenciais. A versão minibus também é a única da categoria com assistência autônoma de frenagem com detecção de pedestres, assistente de permanência em faixa, piloto automático adaptativo, estribo lateral elétrico e cintos de segurança de três pontos em todos os bancos de série.
Ford Pro – A Transit Automática chega para dar sequência à expansão da linha de produtos da Ford Pro, que conta com uma estrutura dedicada e um portfólio completo de produtos e serviços para atender o cliente comercial em todas as suas necessidades.
“A Ford é líder global em soluções para veículos comerciais e com a chegada da Ford Pro estamos reforçando a nossa estrutura local para atender esse cliente de forma 100% dedicada”, diz Matias Guimil, gerente de Estratégia e Produto da Ford América do Sul. “Nosso objetivo é oferecer um portfólio completo de produtos e serviços desenhados para trazer o maior retorno para o negócio do cliente comercial, baseados na jornada específica desse tipo de consumidor.”
Essa estrutura dedicada possui um time de vendas e pós-vendas específico para dar prioridade ao atendimento do cliente comercial, com opções que permitem adquirir o veículo com as condições de financiamento que melhor se adequem ao perfil de cada consumidor, ou pelo programa de assinatura de veículos FordGo e FordGo Fleet, atendendo todo tipo de cliente, seja pequeno emprendedor ou grande frotista.
A rede de concessionárias com mais de 100 pontos de vendas e serviços atua de forma integrada com os sistemas e depósitos de peças através da conectividade, para dar atendimento prioritário ao cliente comercial. Os serviços pós-venda incluem também a Assistência 24 Horas com central exclusiva e ferramentas de conectividade para agilizar o atendimento, além dos planos de manutenção FordProtect para revisões e peças de desgaste e do plano de extensão de garantia FordProtect Premium Care.
A Ford possui a manufatura regional da Transit com peças localizadas para oferecer maior disponibilidade de produto aos clientes e um centro local de engenharia e desenvolvimento incluindo o campo de provas em Tatuí (SP), que facilita o desenvolvimento de modificações para usos específicos, de grandes frotas ou órgãos do governo, integrando um trabalho em conjunto entre a Ford, modificadores, concessionárias e consumidor.
Além disso, a Ford Pro tem uma área dedicada ao monitoramento da conectividade e melhoria da experiência do consumidor, assim como para a introdução de novas tecnologias, como a eletrificação.