A Honda Motor Co., Ltd. anunciou que o novo Honda Civic Type R estabeleceu um novo recorde de tempo de volta para um carro de tração dianteira (1) em Nürburgring Nordschleife, na Alemanha, durante os testes realizados para a avaliação de desempenho do modelo.
Esse recorde de tempo de volta, 7 minutos e 44,881 segundos (2), demonstra que o novo Civic Type R melhorou ainda mais o seu desempenho dinâmico em comparação com a sua geração anterior.
O novo Civic Type R foi desenvolvido com o objetivo de alcançar o “melhor desempenho esportivo puro”, unindo o máximo em velocidade, que é um valor essencial para um modelo esportivo, ao extremo prazer de condução, garantindo a emoção do motorista.
Principais tecnologias responsáveis pelo tempo de volta mais rápido
Com base no motor 2.0 VTEC Turbo herdado da geração anterior do Civic Type R, o desempenho foi melhorado por meio da adoção de um turbo compressor totalmente novo e outros avanços.
O desempenho de arrefecimento juntamente com a liberação de calor e a performance aerodinâmica foram aprimorados por meio da adoção de várias medidas, como a ampliação da área de abertura da grade frontal e a área de abertura efetiva do radiador.
Ao adotar o design de partes da carroceria orientado para os detalhes, tanto na frente quanto na traseira do veículo, o downforce foi aprimorado de forma eficaz, o que proporciona estabilidade durante a condução com todo o potencial do veículo.
Para o sistema de freio, com disco de duas peças, herdado da geração anterior do Civic Type R, as características de potência principais foram modificadas para melhorar ainda mais a capacidade de controle do freio em todas as faixas de velocidade. Além disso, ao aumentar a eficiência da entrada de ar em direção ao sistema de freio, a temperatura do sistema durante condução contínua em circuitos fechados foi reduzida, o que gera um efeito de frenagem sólido e resistência ao desgaste.
*(1) Pesquisa interna da Honda (a partir de Abril 2023).
*(2) Uma medição oficial da volta de Nürburgring Nordschleife. O tempo de volta foi medido com base nas regras oficiais instituídas em 2019, com uma volta completa de Nordschleife, que possui 20,832 km de extensão. Antes de 2019, os tempos de volta eram medidos com o comprimento de volta de 20,600 km e não eram oficialmente certificados por Nürburgring.