sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Lei Seca completa 15 anos como instrumento efetivo para o combate de sinistros de trânsito

Promulgada em 2008, a legislação que é referência mundial no combate à combinação de álcool ou outra substância psicoativa e direção, sofreu atualização em 2012 fortalecendo e tornando mais rigorosas as penalizações ao condutor infrator.

Norma que salva vidas no trânsito, a “Lei Seca” (Lei nº 11.705) completa 15 anos de vigência nessa segunda-feira, 19 de junho, como um dos mais importantes mecanismos para a redução de sinistros fatais e com a imposição de sequelas no trânsito brasileiro.

- Publicidade -

Promulgada em 2008, a legislação que é referência mundial no combate à combinação de álcool ou outra substância psicoativa e direção, sofreu atualização em 2012 fortalecendo e tornando mais rigorosas as penalizações ao condutor infrator.

“A Lei Seca modificou o comportamento de parte da sociedade brasileira, as pessoas passaram a ser mais responsáveis com o beber e dirigir, mas muitos ainda expõem suas vidas e a de outros, dirigindo alcoolizados e acreditam quem serão exceção à regra. Não serão! Motoristas alcoolizados tem 17 vezes maior chance de perder a vida no asfalto”, afirma o diretor científico da Associação Brasileira de Medicina de Tráfego (Abramet), Flávio Adura.

“Ninguém pode negar que a lei é boa em sua essência, seus efeitos benéficos já se fizeram sentir, mas medidas de fiscalização devem ser intensificadas, a lei aplicada com rigor e toda a sociedade se unir no sentido de reprimir esse comportamento reprovável e irresponsável de beber e dirigir”, acrescentou.

“Essa é a lei que salva vidas. A Lei Seca é estratégica para a redução de sinistros nas vias brasileiras e temos muito orgulho de termos participado da sua criação”, comenta Antonio Meira Júnior, presidente da Abramet.

- Publicidade -

“Nós continuamos atuando no estímulo a políticas públicas e legislações que favoreçam e induzam a redução de sinistros no país, especialmente os que geram vítimas fatais ou trazem sequelas. Esse é desafio permanente”, destacou.

A Abramet contribuiu diretamente para a formulação e aprovação da Lei Seca pelo Congresso Nacional, em 2008. Naquele período, a entidade apontou a alcoolemia como principal vetor da morbimortalidade no trânsito, colocando o assunto em evidência”: a entidade elaborou e divulgou a Diretriz “Alcoolemia e direção veicular segura” e a nota técnica que resultou na aprovação da Lei 11.705/2008.

“Os efeitos da bebida alcoólica na condução de veículos são inúmeros, causando um impacto significativo e crescente na morbimortalidade por acidentes de trânsito. Qualquer quantidade de ingestão alcoólica pode prejudicar a direção veicular e a segurança de trânsito. O álcool afeta negativamente essa segurança em três aspectos: sobrevivência, performance e comportamento.”, diz a diretriz. A Abramet a apresentou estudos e dados científicos para comprovar os efeitos nocivos da combinação do uso de álcool e outras substâncias com a direção e fomentar a criação de uma legislação sobre o tema.

Em outro campo, a Abramet apresentou o estudo científico que levou à publicação da Resolução nº432 do Conselho Nacional de Trânsito (Contran), que orienta os procedimentos adotados pelas autoridades de trânsito na fiscalização do consumo do álcool para aplicação da Lei 12.760/12. A entidade contribuiu para a manutenção e reforço dessa lei também junto ao poder judiciário.

Em maio de 2022, a Abramet defendeu a constitucionalidade da Lei Seca como mecanismo decisivo para a preservação da vida humana no trânsito. O posicionamento marcou sua atuação como amicus curiae no julgamento do mérito da Ação Direta de Inconstitucionalidade (ADIN) 4.103/2008, pelo Supremo Tribunal Federal (STF). A mais alta corte do país decidiu, por unanimidade, pela manutenção de lei, numa vitória estratégica da proteção dos usuários das vias brasileiras.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança