O programa XX da Ferrari existe há quase duas décadas, mas até agora se concentrou exclusivamente em carros de pista de alto desempenho. A lendária marca italiana está mudando isso com dois novos carros, o SF90 XX Stradale e o SF90 XX Spider, seus primeiros carros de estrada no Programa XX.
A Ferrari fabricará apenas 799 cupês e 599 conversíveis, todos movidos por um trem de força V8 híbrido plug-in. Três motores elétricos auxiliam o motor de oito cilindros, combinados para 1.016 cavalos de potência, enquanto o V8 sozinho produz 769 cavalos. O trem de força elétrico também permite uma função temporária de aumento de potência que, segundo a Ferrari, pode reduzir os tempos de volta em um quarto de segundo no circuito de Fiorano.
Números de potência de quatro dígitos raramente resultam em especificações de desempenho inofensivas, e os dois carros XX não decepcionam. A Ferrari reivindica um tempo de 0-100 km/h de apenas 2,3 segundos e uma velocidade de ponta de 320 km/h, e os freios são maiores que o utilizado na SF90 padrão para mais poder de parada. Por ser um híbrido plug-in, o SF90 XX Stradale oferece um alcance elétrico de cerca de 25 km e uma velocidade máxima somente elétrica de 135 km/h.
Embora muitos modelos da Ferrari tragam o luxo, outros são mais simples e focados no desempenho. Os modelos XX não são nada senão focados, e suas cabines refletem essa mentalidade. A Ferrari equipa assentos de corrida de fibra de carbono e um console central de design exclusivo com toques que refletem o design exterior do carro. Tal como acontece com outras Ferraris, o cluster de medidores dos carros XX lida com a maioria das funções numa tela de toque central.
Mesmo que você pudesse pagar por um – o cupê começa em mais de $ 840.000 – você não pode comprar um. Apesar de seu preço extremo, os números de produção superlimitados da Ferrari garantem exclusividade, e a montadora disse que já esgotou a produção planejada. Conhecendo a Ferrari, isso é tudo.