sábado, 24 fevereiro , 2024
28 C
Recife

Overture: o avião supersônico mais rápido em desenvolvimento

A empresa Boom Supersonic anunciou avanços significativos no Overture, que pretende se tornar o avião de passageiros mais rápido do mundo, incluindo o atingimento de metas para seu motor Symphony. O Overture voará com o dobro da velocidade dos aviões atuais e foi projetado para funcionar com combustível de aviação 100% sustentável.

Além de anunciar já ter encomendas preliminares de 130 aeronaves, a empresa anunciou acordos de fornecedores estruturais com a Aernnova, para as asas do Overture, Leonardo, para a fuselagem e caixa da asa e Aciturri para a empenagem.

Isso amplia a lista de fornecedores, que a empresa afirmou deverá estar completa até o final deste ano, garantindo fabricantes para todas as partes do avião supersônico, incluindo aviônicos, controles de voo, hidráulica, sistemas de combustível e trem de pouso.

A empresa também revelou pela primeira vez a configuração completa dos sistemas do Overture, à medida que o programa da aeronave avança para a produção. O principal detalhe é a confirmação de que toda a aeroestrutura será feita de materiais compósitos.

Entre os principais sistemas detalhados pela empresa, há um destaque para o de combustível, que já garante controle do centro de gravidade durante as operações subsônicas e supersônicas e compatibilidade com combustível de aviação sustentável.

Sistemas hidráulicos redundantes triplos garantem confiabilidade no fornecimento de energia para os controles de voo e sistemas mecânicos, e o trem de pouso do Overture é compatível com pistas de aeroportos internacionais, garantindo decolagem e pouso em mais de 600 rotas ao redor do mundo.

“Estamos incrivelmente orgulhosos do progresso com o Overture e o Symphony feitos por nossa equipe global de parceiros e fornecedores, que continuam a operar em um ritmo acelerado em direção ao futuro do voo supersônico sustentável,” disse Blake Scholl, fundador da empresa.

Matérias relacionadas

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn