quarta-feira, 8 outubro , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Peças de reposição automotivas remanufaturadas: melhor para seu carro, seu bolso e mais sustentabilidade

O processo de produção na remanufatura também deve atender a determinados critérios. Todas as peças usadas devolvidas (núcleos) são completamente desmontadas e limpas.

Remanufatura como elemento vital de sustentabilidade – Um ciclo fechado de materiais é um dos objetivos centrais de sustentabilidade da ZF, porque a empresa estabeleceu como meta se tornar neutra para o clima até 2040. A remanufatura é parte essencial dessa iniciativa e já tem uma longa e respeitada história na ZF.

A empresa é hoje um dos maiores fornecedores globais de peças de reposição automotivas remanufaturadas. No total, a ZF oferece mais de 5,5 mil peças diferentes remanufaturados em 20 unidades da ZF em todo o mundo – desde pinças de freio e sistemas de direção, até transmissões automáticas.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Como as peças usadas estão sujeitas a certas restrições de exportação e importação, a capacidade de produção é necessária no maior número possível de regiões. Além disso, isso garante rotas de transporte mais curtas e, portanto, mais economia de CO₂. Por meio dessas atividades, o Grupo ZF conseguiu evitar a emissão de CO₂ equivalente a mais de 32 mil toneladas, em comparação com a produção de peças novas em 2022.

A definição de remanufatura foi estabelecida em 2016 em cooperação com várias associações internacionais, e a metodologia da ZF é baseada nisso. A remanufatura é um processo industrial utilizado para processar peças usadas de modo que elas possam desempenhar a mesma função de uma peça nova.

Elas recebem a mesma garantia de uma peça nova e 100% de todas as unidades remanufaturadas são testadas conforme os padrões do mercado de peças originais.

- Publicidade -

As peças remanufaturadas diferem das peças usadas pelo fato de que:

  • Têm a mesma geometria de uma peça nova;
  • Todas as peças individuais estão limpas;
  • Os componentes desgastados ou defeituosos (vedações, fixadores, etc.) são substituídos;
  • Representam o status mais recente de produção e software;
  • São totalmente testadas.

O processo de produção na remanufatura também deve atender a determinados critérios. Todas as peças usadas devolvidas (núcleos) são completamente desmontadas e limpas. As peças desgastadas são separadas e os componentes reutilizáveis são trabalhados usando processos de manufatura adequados (fresagem, retificação, usinagem, etc.). Após a montagem, todos os produtos são testados utilizando os mesmos métodos de medição e testes de uma peça nova.

Os especialistas da ZF Aftermarket, que atuam no Brasil, destacaram a aposta no transporte de peças por navio para reduzir emissões na logística, através da operação de cabotagem ou ferroviária – que oferece uma redução de cerca de 70% na emissão de CO₂, quando comparado com o transporte rodoviário.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Fabricio Spadine, gerente de vendas da ZF Aftermarket, destacou a importância da cabotagem como uma tendência daqui pra frente, e, ao mesmo tempo, a importância da entrega no tempo certo. Atualmente, desde 2022, dois trechos já são operados pela ZF para o transporte de componentes para o segmento de reposição, fazendo a ligação entre o centro de distribuição de Itu (SP), passando pelo porto de Santos (SP) chegando até o Ceará ou no segundo trecho, tendo Pernambuco como destino final.

A aplicação dessa estrutura oferece uma redução de mais de 70% das emissões de CO₂ na operação de transporte da fabricante, ou uma economia de 1,8 mil litros de diesel em cada viagem, ainda assim, o transporte rodoviário é utilizado na distribuição regional das peças, mas é bem possível que passem a utilizar combustíveis alternativos.

Veja também | Sustentabilidade é muito mais que descarbonização

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Mobilidade em transformação