quarta-feira, 21 fevereiro , 2024
28 C
Recife

Tecnologia possibilita recuperação e aumento da resistência de produtos roscados

Solução de inserto metálico de alta resistência da Böllhoff, chamada HELICOIL®, é voltada para aplicação em roscas de produtos de diversas indústrias, como automotiva, de energia eólica, agrícola e aeroespacial.

- Advertisement -

A Böllhoff, multinacional alemã especializada em tecnologia de fixação e sistemas de montagem, destaca sua solução HELICOIL® – um inserto metálico de alta resistência -, como opção para recuperação de roscas danificadas (ou espanadas), ou mesmo reforçar roscas (compostas por materiais leves, como alumínio e magnésio), mantendo a mesma qualidade dimensional e padrões tecnológicos de produção.

O CEO da Böllhoff Brasil, Flávio Silva, destaca que há décadas, o HELICOIL® tem sido produzido pela unidade brasileira do grupo alemão, tornando-o referência no mercado. “O HELICOIL® tem atendido prontamente à demanda das indústrias no Brasil. Sua aplicação pode trazer benefícios para diversas indústrias, como no uso para a retificação de motores e recuperação de rosca de vela”, diz.

“Hoje, o maior volume fabricado pela Böllhoff é aplicado em peças de alumínio para a linha de veículos pesados e, neste caso, o item já é incorporado pelo fabricante desde o início do projeto – o que reduz custos de produção. Também prevemos forte tendência para uso no setor de carros elétricos, que requerem alta resistência mecânica das peças em alumínio, especialmente no módulo da bateria”, completa.

- Advertisement -

Além do setor automotivo, outras indústrias que potencialmente podem usufruir das vantagens do HELICOIL® são: de energia eólica, agrícola e aeroespacial. “Para o fornecimento de HELICOIL® às indústrias automotiva e aeroespacial, a Böllhoff tem todas as certificações necessárias para este atendimento e conta com produção nacional”.

A Böllhoff lista os demais benefícios do uso do HELICOIL®, visando garantir a recuperação e a alta resistência de roscas:

  • Redução de custos na produção. Quando o fabricante já contempla o inserto metálico (HELICOIL®) desde o início do projeto, é possível reduzir custos em geral. Isto porque é justamente a garantia da alta resistência da rosca como resultado final, que possibilita aplicação em componentes mais leves e evita retrabalhos para correções de danificações futuras.
  • Redução de torção dos parafusos. Tendo em conta que o atrito do HELICOIL® é baixo, em comparação com outras roscas usinadas por processos tradicionais, esse fator pode diminuir em até 90% a torção do parafuso. Assim a montagem do produto, na linha de produção, garante a juntas aparafusadas de forma mais eficaz.
  • Distribuição otimizada das forças de aperto. Outra grande vantagem é que a distribuição das forças nas roscas do produto no processo de aparafusamento ocorre de maneira mais uniforme, garantindo assim maior resistência mecânica.
  • Alta resistência contra corrosão. O uso do HELICOIL® também ajuda a prevenir problemas relacionados a danos da peça por exposição a altas temperaturas e corrosão extrema, ou mesmo por corrosão galvânica – ou seja, quando pode haver oxidação por contato.
  • Possibilidade de uso de parafusos menores. Graças à resistência proporcionada pelo HELICOIL®, parafusos menores podem ser considerados no projeto, garantindo assim redução de custos e peso, mantendo a resistência necessária das roscas.

Flávio Silva ainda alerta que aumentar o tamanho da rosca (para correção de roscas espanadas) e, consequentemente, realizar a troca do parafuso, não são boas opções e podem elevar os custos. “Também é comum ver a substituição por buchas metálicas e isto pode trazer futuros problemas relacionados à corrosão e resistência, sem contar o risco de travamento mecânico com deformação. Após instalado, o HELICOIL® não necessita de travamento adicional e, uma vez montado, não é possível removê-lo com facilidade, garantindo a tranquilidade aos clientes de que o inserto não será removido na desmontagem do parafuso”, comenta.

Matérias relacionadas

Mais recentes

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Lançamentos