sábado, 27 abril , 2024
28 C
Recife

Decifrando as etiquetas dos pneus: a chave para uma condução segura

Indispensável para escolher o melhor modelo, a etiqueta dos pneus precisa ser lida e compreendida para a maior segurança e conforto dos motoristas.

Compreender as informações técnicas impressas nas etiquetas dos pneus é uma questão extremamente importante, que muitas vezes é deixada de lado pelos motoristas, mas estes dados possuem um papel crucial na escolha adequada do modelo para o veículo. Até porque, somente pneus com a etiqueta podem ser comercializados¹ no Brasil, pelo fabricante e distribuidores.

- Publicidade -

A habilidade de fazer a leitura correta das etiquetas nos pneus é um fator primordial para garantir a segurança e por isso é preciso reconhecer essa necessidade e saber interpretar corretamente as especificações de cada pneu.

De acordo com o Programa Brasileiro de Etiquetagem (PBE), há 3 critérios avaliados que precisam constar nas etiquetas coladas nos pneus:

Resistência ao Rolamento: fator crucial na eficiência energética dos veículos, a resistência ao rolamento representa a força contrária à rotação do pneu enquanto está em movimento. Quanto menor for essa resistência, mais eficiente será o pneu, o que se traduz em uma maior economia de energia para o veículo.

O Programa Brasileiro de Etiquetagem utiliza uma escala de classificação que varia de A até G para categorizar os pneus de acordo com sua eficiência. A categoria A representa os pneus mais eficientes, enquanto a categoria G abrange os menos eficientes.

- Publicidade -

Optar por pneus com menor resistência ao rolamento não apenas reduz o consumo de combustível, mas também contribui para a diminuição da emissão de gases poluentes, tornando-se uma escolha ambientalmente responsável para os proprietários de veículos.

Aderência em Pista Molhada: é um aspecto crítico para a segurança no trânsito, pois está diretamente relacionada à capacidade de um veículo parar em uma frenagem emergencial em piso molhado. Essa característica é avaliada pela distância percorrida pelo veículo durante o processo de frenagem.

Pneus com maior aderência nessa condição são classificados na categoria A pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem, o que significa que oferecem uma menor distância de frenagem. Por outro lado, os pneus com menor aderência são categorizados como G, o que indica uma maior distância percorrida na frenagem.

Optar por pneus com alta aderência em piso molhado não apenas reduz a distância de frenagem, aumentando a segurança, mas também proporciona melhor dirigibilidade em retas e maior estabilidade nas curvas, contribuindo para uma experiência de condução mais segura e confiável.

Ruído Externo: fator de grande relevância, já que avalia o nível de emissão sonora produzido pelo pneu de um veículo. Esse teste é realizado com o motor desligado, enquanto o veículo passa diante de um dispositivo de captação de som.

- Publicidade -

A classificação desse parâmetro é representada por meio de ondas na etiqueta do pneu, em que uma onda indica menor ruído e três ondas indicam maior ruído. Reduzir o ruído externo dos pneus é essencial, não apenas para o conforto dos ocupantes do veículo, mas também para minimizar o impacto ambiental causado pela poluição sonora.

Escolher por pneus com menor nível de ruído contribui para uma condução mais silenciosa e ecologicamente responsável, tornando-se uma escolha consciente para quem busca preservar o meio ambiente.

O limite máximo de emissão de ruído é:

Categoria do PneuClassificação
Veículos de Passageiros75db
Veículos Comerciais Leves (Utilitários)77dB
Veículos Comerciais (Ônibus e Caminhão)78dB

A Dunlop reforça a fabricação de seus pneus com a qualidade e segurança garantindo os 3 critérios avaliados pelo Programa Brasileiro de Etiquetagem e ressalta seu compromisso com outros critérios tão importantes quanto que fazem a diferença na escolha do pneu, como dirigibilidade, conforto, durabilidade, performance de frenagem também em pista seca, resistência a cortes/impactos e a sua tecnologia exclusiva TAIYO (Sun) System, que consiste na produção de pneus sem emendas nas partes de borracha resultando em benefícios como economia de combustível.

“Para a escolha mais assertiva do pneu, é preciso se atentar aos critérios de avaliação presentes na etiqueta do produto. A compreensão adequada das especificações técnicas dos pneus é fundamental para garantir uma escolha correta, proporcionando segurança, conforto e desempenho ideais para o veículo em diversas situações de condução. Por isso, é recomendado que os motoristas estejam cientes dessas informações ao adquirirem pneus novos para seus carros”, explica Rodrigo Alonso, diretor de vendas e marketing da Dunlop. 

¹ Existem exceções à aplicação de etiqueta para alguns tipos de pneu, como “Professional Off Road”, pneus de motocicletas, entre outros. Consulte o regulamento do Programa Brasileiro de Etiquetagem vigente para mais informações.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança