quinta-feira, 25 julho , 2024
28 C
Recife

Futuro da mobilidade é multienergético

Em sua 30ª edição, Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva torna-se o principal fórum de debates técnicos do setor automotivo brasileiro.

Principal fórum de debates técnicos do setor automotivo brasileiro, o SIMEA 2023 – Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva, organizado e promovido pela AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva, chega a sua 30ª edição, com o macrotema “O Brasil e o futuro sustentável da mobilidade”, em evento presencial nos dias 16 e 17 de agosto, no Novotel Center Norte, em São Paulo.

“Esta edição pretende destacar que o Brasil precisa e deve se preparar para a mobilidade sustentável em busca de soluções inteligentes que se encaixem no mercado brasileiro, mas também aplicáveis no contexto global. Por isso, procuramos ampliar o debate ao abordar o futuro sustentável da mobilidade para um país que possui uma vasta plataforma de soluções energéticas e não somente a elétrica, sem – no entanto – descartar essa possibilidade”, argumenta Paulo Jorge Santo Antonio, diretor de Emissões e Consumo de Veículos Pesados da AEA e coordenador da 30ª edição do SIMEA.

- Publicidade -

Em dois dias de evento, o simpósio contará com dois painéis, três palestras especiais e uma mesa redonda no auditório principal e a apresentação de 60 trabalhos nas quatro salas destinadas às sessões técnicas.

O Painel 1, logo após a cerimônia de abertura oficial, sob o tema “Tendências (cenário) e políticas públicas”, contará com as palestras do representante do Ministério das Minas e Energia (visão do Governo), do presidente da Anfavea, Márcio de Lima Leite (visão dos fabricantes de veículos) e do presidente do Sindipeças, Claudio Sahad (visão da indústria de autopeças e componentes). Ao final das palestras o painel promoverá debate, com a mediação de Paulo Cardamone, CEO da Bright Consulting.

Com o tema “O Brasil e o futuro sustentável da mobilidade”, SIMEA vislumbra possibilidade de mostrar caminhos energéticos mais factíveis para o País.

No período da tarde, duas palestras especiais compõem a grade de programação do SIMEA: “Mobility for Today and Tomorrow – Meeting Climate Targets and Exciting Customers”, de Martin Krueger, senior vice-presidente de Engenharia Veicular e Gestão Energética, da Bosch, e “Ciclo Diesel – Trajetória para uma Transição Energética Justa”, de Bernardo Noronha Lemos, gerente-geral de Marketing, da Petrobras.

- Publicidade -

No segundo dia, 17/8, o SIMEA recomeça com o Painel 2, que elegeu o tema “O futuro da mobilidade sustentável”, com três palestras e debate ao final: “Tendências Tecnológicas na visão da AEA”, com Everton Lopes, vice-presidente da entidade, “RenovaBio e o Combustível do Futuro”, com Marlon Arraes, diretor do Departamento de Biocombustíveis, do Ministério das Minas e Energia, e “Estudo Mobilidade Urbana no Brasil (Modal/ Infraestrutura)”, a ser ministrada por Ciro Biderman, professor da Fundação Getúlio Vargas. O debate será mediado pelo jornalista automotivo, Fernando Calmon.

A palestra especial do dia apresenta o tema “Estratégia de apoio financeiro à descarbonização da cadeia automotiva”, de Luiz Brant, coordenador de Inovação, da ABGI Brasil. Ainda no auditório principal, os organizadores realizam mesa redonda com o tema “Quais os caminhos/rotas para o Brasil?”, com a participação de Marcelo Mendonça, da ABEGAS; Viviana Canhão Coelho, da Petrobras; Camilo Adas, da BE8 Energy; Evandro Gussi, da ÚNICA; Bernd dos Santos Mayer, da GIZ Brasil, e Lucas Dantas Xavier Ribeiro, representante da Aneel. Essa mesa redonda também terá uma sessão de debate, com a mediação do jornalista Joel Leite, da Agência Autoinforme.

A sessão de encerramento da 30ª edição do Simpósio Internacional de Engenharia Automotiva será conduzida por Marcus Vinicius Aguiar, presidente da AEA, e por Gastón Diaz Perez, presidente de honra do SIMEA 2023.

Matérias relacionadas

Ofertas Peugeot 208

Mais recentes

Clínica de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Itapemirim

Avaliação MecOn

FIAT na mão