domingo, 28 abril , 2024
28 C
Recife

ZF comemora a produção de 100 mil transmissões 6S480 no Brasil

Empresa atribui sucesso da transmissão aos altos índices de qualidade e ao atual perfil de aplicação, destinado para o transporte urbano e delivery.

A ZF acaba de atingir a marca de produção de 100 mil transmissões 6S480, de seis velocidades. A produção ocorre na linha de montagem da ZF em Sorocaba, SP, inaugurada em setembro de 2016. Desde então, a tecnologia vem equipando, em sua maioria, vans de passageiros e de cargas em utilização no Brasil.

- Publicidade -

Na opinião de Silvio Furtado, Vice-Presidente de Soluções para Veículos Comerciais e Tecnologia Industrial ZF América do Sul, “o atingimento dessa marca se dá principalmente pelos altos índices de qualidade da transmissão e devido ao seu perfil de aplicação, hoje destinado a um segmento que cresce a cada dia no Brasil, como é o caso do transporte urbano e de entregas delivery nas grandes cidades. Esse segmento trouxe uma dinâmica acelerada à produção, que supera 100 unidades/dia na ZF”, avalia.

Alexandre Brito, diretor de operações da ZF América do Sul, complementa que “a 6S480 é resultado da excelência operacional alcançada pelo envolvimento do time de produção, corpo técnico e do próprio compromisso da ZF em produzir a transmissão com excelência ao longo desse período. A 6S480 foi recebendo aperfeiçoamentos ao longo dos anos para atender as necessidades do mercado e se tornou uma referência em qualidade. Hoje completamos uma sequência de mais de 32 mil transmissões produzidas sem falhas, o que é uma marca diferenciada para qualquer linha de produção”, destaca.

A unidade brasileira se tornou o maior site de produção deste tipo de transmissão no mundo, seguida pela Hungria, que detém 30% da produção global da transmissão. “Entre as famílias de transmissões mais jovens produzidas pela ZF no Brasil, a 6S480 foi sem dúvida a que atingiu o maior número de produção da empresa nos últimos anos”, acrescenta Alexandre Brito.

Considerando uma média de suas versões e aplicações disponíveis atualmente, o seu índice de nacionalização ultrapassa 50%, com os demais componentes provenientes da Europa, Argentina e outros países.

- Publicidade -

Qualidades técnicas ideais para o segmento de comerciais leves – A 6S480 é aplicada no setor de caminhões e micro-ônibus de até sete toneladas e para caminhonetes e vans de até 3,5 toneladas. Possui seis velocidades, mecânica e sincronizada, capacidade de torque de entrada de até 480 Nm. A transmissão apresenta funções como Hill Assist (assistente de rampa) e identificação de marchas. “A 6S480 oferece ao transportador uma série de benefícios relacionados à economia de combustível, conforto ao dirigir e melhor produtividade. A suavidade e precisão na troca de marchas é outro atributo que fortaleceu esse histórico de sucesso da transmissão no Brasil”, destacou Silvio Furtado.

Trata-se de uma transmissão mais leve com um pacote de sincronização e sistema de trambulação otimizado que permite maior precisão nas trocas de marchas. Com isso, é possível que o motor trabalhe em uma faixa mais baixa de rotação, em sexta marcha, otimizando o consumo de combustível.

Matérias relacionadas

Monte seu Fiat Pulse

Mais recentes

Menos combustível, mais Volvo!

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança