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Fabricante lança etiqueta para identificar pneus com pelo menos 50% de materiais sustentáveis

mais nova marcação da Pirelli foi usada pela primeira vez no P Zero E. Este pneu contém mais de 55% de materiais de origem biológica e reciclados em toda a gama.

A Pirelli criou uma nova etiqueta para identificar pneus que contêm pelo menos 50% de materiais de origem biológica e reciclada. A nova marcação – que representa duas setas em um círculo e será adotada em novos produtos – reforça o compromisso da Pirelli com o meio ambiente, mantendo o alto nível de desempenho e segurança inerente a cada pneu produzido pela empresa italiana. Esta nova etiqueta é também uma indicação clara para os clientes, permitindo a escolha de pneus mais sustentáveis.

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A mais nova marcação da Pirelli foi usada pela primeira vez no P Zero E. Este pneu contém mais de 55% de materiais de origem biológica e reciclados em toda a gama, conforme certificado pelo Bureau Veritas: líder mundial na verificação de conformidade e certificação em normas de qualidade, meio ambiente, saúde, segurança e responsabilidade social (ISO14021). A verificação de materiais eco compatíveis continuará a ser padrão em todos os produtos futuros que adotarem a nova etiqueta.

Giovanni Tronchetti Provera, diretor de Sustentabilidade e Mobilidade Futura da Pirelli, disse: “Por vários anos, a Pirelli reduziu consistentemente seu impacto ambiental. Uma política confirmada por todos os principais índices de sustentabilidade, que reconheceram nosso compromisso e transparência em termos de resultados e ethos. Por esta razão, por exemplo, indicamos a percentagem de materiais sustentáveis dizendo “pelo menos” em vez de “até”. Vamos agora continuar neste caminho, que os nossos parceiros fabricantes de automóveis também reconhecem e apreciam.”

O caminho da Pirelli para reduzir o impacto ambiental inclui o uso cada vez maior de materiais sustentáveis. O objetivo inicial da Pirelli, originalmente previsto para 2025, já foi alcançado dois anos antes graças ao P Zero E. A próxima etapa, prevista para linhas de produtos selecionadas até 2030, prevê o uso de pelo menos 60% de materiais de origem de base biológica e 12% reciclados, com menos de 30% de ingredientes de origem fóssil. A Pirelli pretende melhorar regularmente essas metas graças à inovação tecnológica de todos os diferentes departamentos envolvidos no desenvolvimento de pneus.

Estas inovações iniciam um caminho virtuoso tanto em nível quantitativo – graças a percentagens cada vez mais elevadas de materiais sustentáveis – como qualitativo, através da certificação das cadeias de abastecimento, seguindo padrões internacionais.

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Em 2021, por exemplo, a Pirelli foi a primeira a produzir um pneu certificado FSC (Forest Stewardship Council) que usa borracha natural e rayon FSC. Como resultado, os clientes tiveram a garantia de que todos os materiais provenientes das florestas vieram de plantações que promovem a diversidade biológica, ao mesmo tempo em que trazem sustentabilidade econômica para a vida das comunidades e dos trabalhadores locais.

O principal desafio no desenvolvimento do novo P Zero E foi combinar a necessidade de sustentabilidade com o alto desempenho exigido de um pneu de alta performance (UHP). Este objetivo foi alcançado graças a estes novos materiais, que incluem:

LIGNINA – A lignina vem de resíduos da indústria de papel e celulose. A lignina contribui para a durabilidade dos pneus e para a redução na resistência ao rolamento.

SILICA DE CINZAS DE CASCA DE ARROZ – A sílica de cinzas de casca de arroz deriva de resíduos do cultivo de arroz. A sílica é amplamente utilizada em compostos da banda de rodagem para obter um alto nível de desempenho em condições molhadas. A sílica de cinzas de casca de arroz é um bom substituto para a sílica de origem fóssil em tais aplicações de banda de rodagem.

NEGRO DE FUMO CIRCULAR – O negro de fumo circular deriva do óleo de pirólise de pneus em fim de vida. A pirólise é uma forma de evitar a eliminação em aterros de pneus em fim de vida. O negro de fumo é usado em compostos de borracha para otimizar a estabilidade, resistência e durabilidade dos pneus.

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POLÍMEROS BIOCIRCULARES – Os polímeros biocirculares são feitos de monômeros derivados de óleos de cozinha usados ou óleo de pirólise de pneus. Eles são substitutos para polímeros de origem fóssil.

BORRACHA NATURAL – A borracha natural é obtida a partir do látex da Hevea Brasiliensis, a seringueira. Trata-se de um material 100% derivado da biomassa.

BIORESINA – As bioresinas são plastificantes derivados da biomassa vegetal, como sementes de plantas (girassol ou canola) ou resinas de base florestal. As bioresinas são ingredientes versáteis, proporcionando um melhor equilíbrio entre o desempenho seco e úmido.

RAYON – Rayon é um reforço têxtil de um pneu, com fibras derivadas da celulose.

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