domingo, 18 maio , 2025
28 C
Recife
Ofertas FIAT

Aceleramos o Peugeot 208 elétrico na pista

Pista principal do Haras Tuiuti conta com uma extensão de 2,5 km, possuindo 11 curvas e uma reta principal de 370 metros, que permitiu pisar fundo e conferir se o e-208 tem fôlego o suficiente para encarar a concorrência.

Atendendo convite feito pela Peugeot, fomos até o interior de São Paulo para participar da e-Copa Peugeot. O evento foi realizado no Haras Tuiuti e contou com a presença da imprensa especializada que pôde conferir, em primeira mão, o comportamento do mais novo lançamento da marca francesa, o Peugeot e-208 GT.

Nos últimos meses o mercado automotivo brasileiro vem sendo sacudido pelo aumento exponencial nas vendas de veículos elétricos. Esse movimento, capitaneado por empresas como a BYD, GWM e Volvo, conseguiu o notório feito de vender, entre janeiro a agosto desse ano, 5.895 carros conforme a Associação Brasileira do Veículo Elétrico (ABVE).

- Publicidade -

A primeira vista, esse número parece inexpressivo, porém, para os especialistas do setor automotivo e para as montadoras, esse número indica não só uma tendência de mercado, mas também o caminho que a indústria automobilística mundial irá seguir pelos próximos anos, que resultará no fim da produção de veículos movidos à combustão, que deverá dar lugar a uma geração de veículos eletrificados ou movidos por outras fontes limpas de energia, como o hidrogênio.

Diante desse cenário, cada montadora tem empreendido esforços para ter em seu catálogo, pelo menos uma opção de veículo elétrico (ou híbrido) à disposição do consumidor brasileiro. No caso da Peugeot, optou-se por disponibilizar no mercado brasileiro, a versão eletrificada de um velho conhecido dos brasileiros, o Peugeot e-208 GT.

Comercializado por cerca de R$ 230.000,00, o Peugeot e-208 GT se destaca pela esportividade e pelo seu visual agressivo, fruto de um design irrepreensível que agrada aos olhos e concede ao carro identidade própria. Como mencionado, o compacto francês tem um design único cujo cartão de visita, são os enormes leds DRL que lembram a figura de um tigre dente de sabre.

- Publicidade -

A equipe de design da Peugeot procurou aplicar no interior do veículo, o mesmo grau de esmero empregado na parte externa. O nível do acabamento aplicado no interior do veículo está dentro do que se espera de um carro do segmento premium e impressiona pelo design e tecnologia cujo destaque vai para o painel digital i-Cockpit®, que fica acima do volante e inova ao disponibilizar as informações do veículo em um belo display digital de alta resolução com efeito 3D, que trabalha em conjunto com a eficiente central multimídia de 10 polegadas, que além de fornecer entretenimento, também controla o ar-condicionado e outros equipamentos do veículo.

A esportividade fica por conta do motor elétrico de 136 cv de potência, que é capaz de disponibilizar ao motorista, de forma instantânea, 26,5 kgfm de torque capaz de levar o veículo da imobilidade aos 100 km/h em apenas 8,3 segundos. Com o intuito de preservar as baterias, a velocidade máxima do e-208 foi limitada eletronicamente em 150 km/h.

No tocante a autonomia, as baterias do Peugeot e-208 GT fornecem 50 kWh, proporcionando ao veículo uma autonomia de 220 quilômetros no ciclo do Programa Brasileiro de Etiquetagem Veicular (PBEV), e 340 km no ciclo WLTP.

- Publicidade -

Voltando ao evento, a Peugeot não poupou esforços para proporcionar aos participantes, uma experiência imersiva e bastante divertida. A pista principal do Haras Tuiuti conta com uma extensão de 2,5 km, possuindo 11 curvas e uma reta principal de 370 metros, que permitiu pisar fundo e conferir se o e-208 tem fôlego o suficiente para encarar a concorrência.

A Peugeot também disponibilizou uma equipe especializada em telemetria, responsável por acompanhar toda a prova e recolher os dados dos veículos participantes.

Ao dar largada e pisar fundo no acelerador, o motorista já sente os 26,5 kgfm de torque sendo despejados de forma instantânea e silenciosa. O Peugeot e-208 é um carro bem ajustado e leve, tornando-o fácil de dirigir e proporcionando uma experiência única para o motorista.

Fazer curvas em alta velocidade ou contornar os obstáculos estrategicamente colocados na pista não foi problema para o e-208, mesmo quando o carro é guiado por um piloto inexperiente (como é o meu caso). Pesando 1.526 kg, o veículo é bem leve para um carro elétrico, além disso, as baterias instaladas no assoalho do veículo fazem o carro “grudar” no asfalto, proporcionando um alto grau de estabilidade e dirigibilidade ao veículo.

Na hora de frear, o sistema de freios do e-208 composto por discos ventilados na frente e discos sólidos atrás, deu mostras que está à altura da potência do veículo, proporcionando uma boa capacidade de frenagem. Vale lembrar que toda a prova foi feita com os sistemas de controle de tração e estabilidade ligados.

Após dar seis voltas no circuito do Haras Tuiuiti, terminei o dia amargando a penúltima colocação de uma lista de 20 participantes. A desonrosa colocação se deu em conta da minha inexperiência em circuitos e não reflete, de forma alguma, os atributos do Peugeot e-208 GT que se mostrou um carro gostoso de guiar, que deve agradar em cheio ao consumidor que procura esportividade e tecnologia aliados a um design que ainda é capaz de chamar atenção por onde passa.

Lamento não ter sido possível fazer um teste drive no e-208, seria interessante poder testar como o veículo se comporta no uso urbano e nas rodovias. Na minha opinião, o Peugeot e-208 tem uma série de atributos bem interessantes, porém, em contrapartida, seu preço elevado e a falta de espaço interno podem dificultar sua vida no mercado brasileiro.

Pode ser complicado para o consumidor investir cerca de R$ 230.000,00 em um veículo que, na minha opinião, é incapaz de transportar quatro adultos confortavelmente.

Após ter o privilégio de participar do evento, posso atestar que o Peugeot e-208 GT tem fôlego de sobra para encarar as pistas e ruas brasileiras, resta saber se o Leão Francês terá garra para enfrentar o peso da concorrência capitaneada pelo BYD, GWM e VOLVO.

Com Fábio Silva, de Tuiuti, SP, atendendo convite da Peugeot.

Ofertas FIAT

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT
Novo Peugeot 2008

Mais recentes

Ofertas de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Novo Peugeot 2008