A Dunlop, uma das principais marcas de pneus do mundo, está celebrando um marco significativo em sua jornada no Brasil. Neste mês de outubro, a fábrica da Dunlop completa 10 anos de operação em território nacional, sempre focada em seu compromisso com a qualidade, inovação e desenvolvimento econômico do país.
A história da Dunlop no Brasil começou em 2011, quando iniciou suas atividades no país. Localizada em Fazenda Rio Grande no estado do Paraná, a construção da instalação fabril de última geração foi concluída em outubro de 2013, marcando o início de uma era de produção de pneus de alta tecnologia.
Ao longo desses 10 anos, a Dunlop tem sido uma força motriz de desenvolvimento econômico no Brasil, contribuindo também na promoção de ações sociais e ambientais em sua comunidade local. A empresa desempenha um papel fundamental em iniciativas de responsabilidade social corporativa, apoiando causas humanitárias, ambientais e educacionais que beneficiam diretamente o entorno da fábrica e a sociedade em geral.
Após o início de operação com capacidade instalada de 15.000 pneus de veículos leves por dia, a empresa passou por 2 expansões, incrementando de 15.000 para 18.000 pneus dia para veículos leves e uma unidade de veículos pesados com produção de 1.000 pneus por dia.
Em 2021, a Sumitomo Rubber do Brasil, detentora da marca Dunlop e Falken no Brasil, anunciou um novo investimento de mais de um bilhão de reais em suas operações no país, gerando novas oportunidades de emprego direto fortalecendo ainda mais o compromisso da empresa com o mercado nacional, que até 2024 aumentará sua capacidade em pneus da linha leve em 28% e mais que dobrará a capacidade de pneus na linha pesada, passando a 2.200 pneus por dia, sendo que parte desta produção já iniciou conforme previsto em 2023.
“A Dunlop continua comprometida em fornecer produtos de alta qualidade e contribuir para o desenvolvimento econômico e social do Brasil, alinhado a missão e valores da nossa matriz no Japão, a Sumitomo Rubber Industries. Enquanto celebramos esses 10 anos de sucesso da fábrica, olhamos com entusiasmo para o futuro, com a certeza de que continuaremos a desempenhar um papel significativo no mercado de pneus do país e na vida de milhões de brasileiros”, afirma Hisaya Kamohara, presidente da Sumitomo Rubber do Brasil.