A descarbonização como estratégia de negócio foi tema do painel, que fez parte do evento promovido pela Renault do Brasil – Renault E-Tech 100% electric days – e contou com a participação de sistemistas, consultores e fabricantes do setor automotivo.
Tarcisio Dias conversou com Gastón Diaz Perez, CEO e presidente da Robert Bosch América Latina, que destacou que a estratégia para ser competitivo e inovador passa por explorar a vocação brasileira em biocombustíveis para promover a descarbonização, e utilizar as competências da marca como fornecedora global de serviços. A visão da marca para o Brasil é utilizar todas as tecnologias e ferramentas disponíveis no país, como a matriz energética limpa, os biocombustíveis, o hidrogênio verde e tecnologias para motores mais eficientes.
Confira abaixo o vídeo da entrevista e na sequência a apresentação realizada pelo CEO e presidente da Robert Bosch América Latina, Gastón Diaz Perez.
Ricardo Gondo, presidente da Renault do Brasil, apresentou a visão holística da montadora sobre o tema da descarbonização, que considera todo o ciclo de vida do veículo, desde o transporte das peças, o processo de produção, a utilização e o fim de vida. Na visão do executivo, além do processo produtivo, a marca tem uma importante contribuição na redução das emissões pelos clientes, através da oferta de produtos que estão na vanguarda da tecnologia, como os veículos Renault E-Tech 100% elétricos e os motores flex mais eficientes.
Completando o painel, Masao Ukon, managing diretor & senior partner da consultoria Boston Consulting Group (BCG), apresentou as perspectivas da eletrificação automotiva, sob a ótica da cadeia de suprimentos no Brasil. Os estudos do BCG apontam que os próximos anos no Brasil serão marcados pela convivência de diferentes tecnologias, conforme a evolução da demanda. Apesar da eletrificação seguir um caminho mais gradual no país, Masao aponta que o momento já é oportuno para a cadeia de fornecedores local se preparar para participar ativamente desta transição energética.