A Renault é a marca de automóveis francesa mais vendida no mundo, com 43% de suas vendas nos mercados internacionais fora da Europa, o que representou 634.124 unidades em 2022.
No ano passado, cinco dos dez maiores mercados da Renault se localizava fora da Europa: Brasil (2º), Turquia (4º), Índia (5º), Coreia do Sul (8º) e Colômbia (9º). Em matéria de produção, há muito tempo a Renault está presente em várias regiões do mundo, com um alto nível de conteúdo local.
Desde os anos 1950, a Renault compreendeu a importância de fabricar seus produtos localmente, mais próximo de seus clientes. Desde 1955, a fábrica Santa Isabel de Córdoba, na Argentina, produz veículos principalmente destinados ao mercado sul-americano.
A Renault mantém relações históricas e de confiança com uma rede de mais de 4.000 concessionárias fora da Europa.
A marca fortaleceu sua presença nos mercados internacionais com três centros de engenharia, além de quatro centros de design – um deles localizado no Brasil. Atualmente, 35.000 talentos trabalham para a marca Renault fora da Europa.
· Até 2027, a Renault vai investir 3 bilhões de euros para lançar oito novos modelos fora da Europa, incluindo cinco veículos nos segmentos C e D, para posicionar a marca nos segmentos de maior criação de valor.
· A Renault tem a ambição de vender um modelo na versão híbrida ou elétrica a cada três veículos comercializados fora da Europa até 2027.
· Esta ofensiva de produtos será baseada em duas plataformas, que vão agregar valor para os clientes e permitir que a marca tenha ganhos de competitividade.
· Uma nova plataforma modular do Renault Group extremamente flexível e adaptada a diferentes fontes de energia, destinada a quatro regiões diferentes: América Latina, Norte da África, Turquia e Índia;
· Uma plataforma Compact Modular Architecture (CMA) para os segmentos D e E, baseada na Coreia do Sul em parceria com a Geely.
· Em 2027, a marca Renault ambiciona duplicar o preço líquido por veículo vendido fora da Europa, em comparação com 2019.
· O Niagara Concept personifica perfeitamente este sopro de modernidade nos mercados internacionais, antecipando a futura geração de modelos de produção em série que serão lançados até 2027 fora da Europa. Todos serão concebidos com o DNA da Renault, sendo adaptados às necessidades dos clientes locais.
· O Novo Kardian é o primeiro dos oito modelos de produção em série a ser revelado.
O lançamento do Kardian marca mais uma etapa no plano estratégico Renaulution, com o início da fase “Renovation” nos mercados internacionais da Renault. Este modelo inédito é o primeiro de uma futura gama completa de veículos destinada a ultrapassar fronteiras, representando a nova estratégia da marca fora da Europa.
Este modelo estará inicialmente disponível na América Latina, sendo posteriormente comercializado em outros países fora da Europa.
O Kardian é um SUV compacto e urbano do segmento B. O DNA da Renault está na essência deste projeto, tanto em termos de estilo como de equipamentos. A frente exibe a nova identidade da marca com o logo “Nouvel’R” e a nova assinatura luminosa.
Recebem destaque os aros de rodas de 17 polegadas, o console mais alto com alavanca de velocidades de tipo “e-shifter”, bem como as regulagens do sistema MULTI-SENSE que permitem customizar a condução e o ambiente interno, que também pode ser personalizado por meio de opções de oito ambientes luminosos.
Além disso, o Renault Kardian é equipado com seis airbags e 13 sistemas avançados de assistência ao motorista (ADAS), incluindo o alerta de ponto cego e a câmera multivisão.
No lançamento, o Kardian será equipado com uma motorização 1.0 turbo de três cilindros que entrega 125 cv e 220 Nm de torque, com injeção direta associada a um câmbio automático com dupla embreagem EDC.
Graças a uma presença industrial histórica em várias regiões do mundo, a Renault vai iniciar a produção do Novo Kardian na planta de Curitiba (Brasil). Em um segundo momento, ele será produzido na fábrica de Casablanca (SOMACA), no Marrocos.