A CES (Consumer Electronics Show) é uma das maiores feiras de eletrônicos do mundo, realizada anualmente em Las Vegas, nos Estados Unidos.
Essa feira é um evento importante no setor de tecnologia e eletrônicos de consumo, onde fabricantes, desenvolvedores, investidores e entusiastas se reúnem para apresentar e explorar as últimas inovações e tendências tecnológicas.
E a cada ano, o segmento automotivo ganha espaço na exposição apresentando tecnologias que, talvez, chegarão ao seu automóvel num futuro próximo.
Um dos veículos conceitos que mais chamou atenção nessa edição da CES foi o Mobion Concept da Mobis, subsidiária da Hyundai.
Equipado com o “e-Corner System”, que permite que todas as quatro rodas girem individualmente, o veículo pode realizar movimentos incríveis, incluindo rotação de 360 graus no local e deslocamento lateral
O sistema “Crab Drive” possibilita movimentos perfeitos na lateral. A tecnologia “In-Wheel” da Mobis integra frenagem, direção, suspensão e motor elétrico em cada roda.
O Mobion também apresenta luzes projetadas no solo para indicar seus movimentos, além de sensores e displays para melhorar a segurança e comunicação com pedestres e outros motoristas.
A estreia da série Innovative Display apresenta o primeiro display móvel e giratório para veículos do mundo, incorporando tecnologias avançadas de ponta.
O grande destaque é a tela transparente para automóveis, utilizando tecnologia de elementos ópticos holográficos para projetar imagens nítidas em um painel transparente.
Essa inovação proporciona ao condutor uma sensação de espaço mais amplo, enquanto imagens podem ser visualizadas no para-brisa, melhorando a segurança ao permitir que os motoristas vejam informações sem desviar muito o olhar do percurso.
A Honda revelou uma nova série de veículo elétrico (EV), “Honda 0 Series“, que será lançada globalmente a partir de 2026, com a estreia mundial de dois modelos conceitos, chamados Saloon e Space-Hub, e apresentou o novo design da marca H para ser usada exclusivamente na próxima geração de modelos elétricos da marca.
Falando em veículos elétricos, a Goodyear Tire & Rubber Co. está desenvolvendo um produto para veículos elétricos que, segundo ela, ajudará a aliviar algo que tem prejudicado sua competitividade em relação aos veículos movidos a gasolina: a duração dos pneus.
Os VEs pesam mais do que seus equivalentes de combustão interna devido às suas baterias, causando mais desgaste aos pneus.
A Goodyear procura estender a quilometragem dos pneus dos veículos elétricos com seu novo produto ElectricDrive 2, que pretende garantir até 96.000 quilômetros de vida útil. Normalmente o pneu de um veículo elétrico precisa ser substituído entre 48.000 e 64.000 quilômetros, de acordo com estudos práticos.
O Assistente Virtual MBUX é a interface mais semelhante a um humano já apresentada pela Mercedes-Benz.
Baseado no MB.OS, ele apresenta ao usuário uma interação natural e empática, além de possuir quatro “traços de personalidade”: Natural, Preditivo, Empático e Pessoal.
O cliente pode optar por falar com o assistente com ou sem o uso da palavra-chave ‘Hey Mercedes’. A fala aproveita modelos de linguagem para diálogo natural em resposta a consultas e comandos.
O efeito é mais semelhante a uma conversa com um amigo. O assistente responde a perguntas com base no conhecimento geral, e pode fazer perguntas para esclarecer a intenção e tirar conclusões.
Ao ser Preditivo, o assistente também pode oferecer sugestões e rotinas proativas com base no contexto situacional, comportamento aprendido e uso de IA generativa.
Ao mesmo tempo, uma voz neural mais emocional que pode expressar diferentes estilos de fala gera um senso de Empatia.
E para garantir que seja sempre um assistente muito pessoal, o usuário pode personalizá-lo de acordo com suas preferências específicas por meio de uma variedade de opções em um hub central.
Por exemplo, o sistema pode oferecer sugestões com base no comportamento aprendido e no contexto situacional, como reproduzir as últimas notícias de manhã ou iniciar um programa de massagem preferido no final do dia de trabalho.
E se o condutor estiver atrasado para uma reunião agendada no calendário, o sistema pode oferecer realizar uma chamada telefônica a partir do próprio automóvel.
Se o condutor desejar, esses processos também podem ser automatizados. A experiência pode ser ainda mais aprimorada pela inclusão da iluminação ambiente e do sistema de som – luz suave e música tranquila podem acompanhar uma massagem relaxante.
BMW Remote Valet é um sistema experimental que permite que seu carro seja operado remotamente por um motorista usando telas de vídeo e controles remotos semelhantes aos usados em simuladores de corrida.
Ele usa o hardware existente no carro, incluindo câmeras dianteiras e traseiras, bem como câmeras de estacionamento com visão surround de 360 graus.
As aplicações práticas do BMW Remote Valet são basicamente que você teria um manobrista em todos os lugares que fosse, economizando muito tempo, complicações e caminhadas.
Talvez o recurso de condução autônoma seja melhor aplicado na possibilidade de trator autônomo da John Deere, cultivando um campo a 2.100 quilômetros de distância. A tecnologia está atualmente em testes beta com proprietários/agricultores reais em todo o país.
Por meio de um aplicativo, o agricultor pode escolher qual campo pré-mapeado o trator irá cultivar, o tamanho do implemento utilizado, as velocidades com que o trator deve percorrer tanto em linha reta quanto nas curvas, bem como a profundidade de cultivo.
O desafio dos veículos elétricos é garantir a autonomia numa viagem. A partir do Android Auto, os veículos elétricos terão uma integração muito mais profunda com o Google Maps durante a navegação.
O Google Maps saberá o estado atual de carga, preverá o nível de carga para o seu destino, sugerirá paradas de carregamento ao longo do caminho para a rota mais eficiente e até mesmo informará quanto tempo cada parada de carga levará, dependendo do seu veículo.
Esse é um nível de integração que nunca vimos antes no uso do Android Auto em um veículo elétrico e deve tornar o planejamento de rotas um processo muito mais simplificado.
O Google afirma que o recurso será lançado no Ford Mustang Mach-E e na F-150 Lightning “nos próximos meses, com outros a seguir”.
A Volkswagen, em parceria com a Cerence Inc. será a primeira fabricante de alto volume a oferecer o ChatGPT como item de série em muitos de seus veículos de produção.
A integração do ChatGPT, baseada em inteligência artificial, ocorre por meio do assistente de voz “IDA”, proporcionando aos clientes acesso contínuo ao banco de dados de IA enquanto dirigem.
Essa inovação proporciona uma ampla gama de capacitações, indo além do controle de voz, com a IA fornecendo informações adicionais em resposta às perguntas dos usuários. A segurança e a proteção de dados são priorizadas, com o ChatGPT sem acesso às informações do veículo.
Stellantis, BlackBerry QNX e AWS lançam cockpit virtual. A inovação pioneira no setor acelera os ciclos de desenvolvimento da Stellantis em até 100 vezes, agilizando a entrega de tecnologia de infoentretenimento aos clientes.
Tarcisio Dias – Profissional e técnico em Mecânica, além de Engenheiro Mecânico com habilitação em Mecatrônica e Radialista. Desenvolve o site Mecânica Online® (mecanicaonline.com.br) e sua exclusiva área de cursos sobre mecânica na internet (cursosmecanicaonline.com.br), uma oportunidade para entender como as novas tecnologias são úteis para os automóveis cada vez mais eficientes.
Coluna Mecânica Online® – Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês.
https://mecanicaonline.com.br/category/engenharia/tarcisio_dias/