A Audi do Brasil marca seu trigésimo aniversário no mercado nacional com o lançamento do novo Audi RS 6 Avant Performance. Este modelo, que une design inovador a um desempenho ainda mais esportivo, chega para integrar a série de lançamentos planejados pela marca ao longo do ano. Com um visual renovado, tecnologia avançada e ajustes dinâmicos que reduzem o peso, o RS 6 Avant Performance já está disponível nas concessionárias da fabricante em todo o país, com preço sugerido a partir de R$ 1.213.990,00 na modalidade de venda direta.
A Audi do Brasil surpreende o mercado ao anunciar o lançamento do novo Audi RS 6 Avant Performance, que representa uma evolução marcante em relação ao seu antecessor. Este modelo, que integra a série comemorativa dos 30 anos da marca no Brasil, destaca-se pelo visual renovado, adicionando mais equipamentos e aprimoramentos dinâmicos que aprimoram seu desempenho esportivo.
O motor 4.0 litros TFSI V8 biturbo passou por aprimoramentos, com turbo-compressores maiores e ajustes finos de software, resultando em um aumento na potência de 600 para 630 cv, com torque de 850 Nm. A transmissão tiptronic de oito velocidades e o sistema de tração integral quattro proporcionam aceleração de 0 a 100 km/h em apenas 3,4 segundos.
O RS 6 Avant Performance apresenta ainda um novo diferencial central autoblocante, tecnologia de assistência elétrica, eixo traseiro dinâmico e diversas características que realçam seu desempenho único. O modelo alia o desempenho esportivo à sua aptidão familiar, mantendo um amplo espaço interno e um generoso porta-malas de 565 litros.
Externamente, o design icônico e atemporal da RS 6 Avant Performance destaca-se com linhas agressivas, tomadas de ar amplas e faróis Full LED Matrix. O interior do veículo oferece um ambiente digital sofisticado, com telas sensíveis ao toque, Audi Virtual Cockpit, e acabamento primoroso em Alcântara, couro e fibra de carbono.
Mecânica Online – O consagrado propulsor 4.0 litros TFSI V8 biturbo foi lapidado para oferecer um desempenho ainda mais instigante. Para isso, recebeu turbo-compressores maiores, aumento da pressão máxima – que subiu para 2,6 bar, contra 2,4 bar do anterior – e um ajuste fino de software de controle do motor e transmissão para respostas ainda mais rápidas do conjunto mecânico.
A potência subiu de 600 para 630 cv, entre 6.000 a 6.250 rpm, e o torque de 800 para 850 Nm, de 2.050 a 4.500 rpm. Tal potência do propulsor flui por meio da transmissão tiptronic de oito velocidades para o sistema de tração integral permanente quattro, que permite ao motorista superar com tranquilidade terrenos acidentados e escolher entre os modos de condução do Audi drive select – Comfort, Efficiency e Auto, Dynamic, além dos dois modos customizáveis RS1 e RS2.
Esse conjunto permite ao superesportivo acelerar de 0 a 100 km/h em somente 3,4 segundos – 0,2s mais rápido do que o modelo anterior. Já o 0 a 200 km/h é feito em 11,7 segundos. A velocidade máxima é de 280 km/h. Além disso, há um novo sistema de exaustão para intensificar a experiência sonora.
O novo diferencial central autoblocante é mais leve e compacto, com a força motriz direcionada na proporção de 40:60 aos eixos dianteiro e traseiro. Se necessário, automaticamente mais torque é direcionado ao eixo com melhor tração. Até 70% pode fluir para as rodas dianteiras e até 85% para as rodas traseiras.
Por fim, a tecnologia de assistência elétrica, composta por uma bateria de íons de lítio e um alternador de correia (BAS) em um sistema elétrico primário de 48 volts, combina desempenho, eficiência e redução no nível de emissão de poluentes. Por meio dele, o modelo pode se deslocar em velocidades entre 55 e 160 km/h com o motor desligado e, em seguida, o BAS reinicia o propulsor rápida e confortavelmente. Durante a desaceleração, o BAS pode recuperar até 12 kW de energia. O sistema start-stop começa a funcionar em 22 km/h.
O modelo oferece ainda a tecnologia do eixo traseiro dinâmico, que possibilita girar as rodas traseiras em até cinco graus. Em baixa velocidade, elas viram na direção oposta às rodas dianteiras, reduzindo o diâmetro de giro. Em alta velocidade, elas viram na mesma direção do eixo dianteiro, reforçando a estabilidade durante as mudanças de faixa.