quinta-feira, 25 julho , 2024
28 C
Recife

Torque e potência: as forças que movem seu veículo

Tanto a potência quanto o torque são importantes para o desempenho de um veículo, mas sua relevância depende do contexto.

Na rotina diária da imprensa automotiva é comum a pergunta sobre a importância da potência e do torque no veículo. Embora ambos estejam intimamente ligados, eles têm implicações diferentes no desempenho e na sensação de condução de um veículo.

O torque é a medida do trabalho realizado pelo motor para realizar certo esforço, independente do tempo necessário para fazê-lo. Medido em kgfm, Nm ou lb-ft, o torque expressa a força aplicada a uma certa distância.

- Publicidade -

Pense em torque como a força que você aplica com uma chave de roda para soltar uma porca. A chave não te torna mais forte, mas multiplica o trabalho que você já estava fazendo.

Trazendo a teoria para o efeito prático no automóvel, o torque se traduz na força que o motor pode gerar para mover o carro, especialmente em baixas rotações. É como levantar um saco de cimento, não importando se levará um minuto ou uma hora.

A potência, medida em cavalo-vapor (cv), kW ou hp, representa o torque multiplicado pela rotação do motor, expressa em rotações por minuto (rpm). A potência está relacionada à velocidade com que o trabalho é realizado.

- Publicidade -

Em termos práticos, enquanto o torque diz “isso pode ser feito?”, a potência responde “quão rápido você consegue fazer isso?”.

Os engenheiros enfrentam o desafio de desenvolver motores que equilibrem torque e potência.

O ideal seria temos um motor que deve entregar torque máximo em rotações mais baixas para proporcionar força inicial e potência máxima em rotações mais altas para garantir velocidade. Essa combinação permite acelerações rápidas e alta velocidade final.

- Publicidade -

Os tratores, por exemplo, possuem alto torque e baixa potência, o que os torna ideais para puxar cargas pesadas, mas não para ganhar velocidade rapidamente.

Já os motores turbo modernos, desenvolvidos com injeção direta e duplo comando de válvulas variável conseguem alcançar torque máximo em baixas rotações e potência máxima em altas rotações.

Isso resulta em motores elásticos, com força e potência abundantes em qualquer rotação, reduzindo a necessidade de trocas de marcha e melhorando a eficiência de combustível, ou seja, mais economia.

Dois carros com a mesma potência podem ter torques diferentes devido às diferentes rotações em que esses valores são alcançados. 

Dependendo da aplicação, um fabricante pode privilegiar o torque (em picapes) ou a potência (em carros esportivos).

Um exemplo é o Honda Civic, onde a versão Touring tem 173 cv de potência e 22,4 kgfm de torque, enquanto a versão Si, mais esportiva, tem 208 cv e 26,5 kgfm, ambos com o mesmo motor 1.5 turbo.

Nos motores elétricos, o torque é gerado imediatamente devido às forças magnéticas, diferente dos motores a combustão que precisam estar em giro.

Isso permite que um motor elétrico mantenha um veículo parado em um aclive sem a necessidade de girar um câmbio automático.

Tanto a potência quanto o torque são importantes para o desempenho de um veículo, mas sua relevância depende do contexto.

Torque é crucial para a força inicial e a capacidade de mover o veículo, enquanto a potência determina a rapidez com que esse trabalho pode ser realizado.

Entender como esses dois fatores se inter-relacionam ajuda a apreciar melhor as capacidades de diferentes tipos de motores e veículos.

Fatores como escolha de pneus, aerodinâmica, design de suspensão e transmissão também desempenham papéis cruciais no desempenho geral de um veículo.

Coluna Mecânica Online® – Aborda aspectos de manutenção, tecnologias e inovações mecânicas nos transportes em geral. Menção honrosa na categoria internet do 7º e 13º Prêmio SAE Brasil de Jornalismo, promovido pela Sociedade de Engenheiros da Mobilidade. Distribuição gratuita todos os dias 10, 20 e 30 do mês.
https://mecanicaonline.com.br/category/engenharia/tarcisio_dias/

Matérias relacionadas

Ofertas Peugeot 208

Mais recentes

Clínica de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Itapemirim

Avaliação MecOn

FIAT na mão