Dados da FENABRAVE mostram que os emplacamentos de veículos tiveram um aumento significativo de 13,9% no primeiro trimestre de 2024 em comparação com o mesmo período do ano anterior. Apesar de março ter registrado uma queda de 1,7% em relação a 2023, devido ao feriado de Páscoa antecipado, o setor como um todo apresentou uma evolução de 12,4% em relação a fevereiro.
Segundo Andreta Jr., presidente da FENABRAVE, o crescimento no primeiro trimestre é impulsionado principalmente pela melhoria no ambiente de crédito. Ele destaca que, analisando os volumes em dias úteis, as vendas diárias aumentaram mais de 13% em relação a março de 2023 e quase 18% no trimestre, indicando um momento positivo para o setor automotivo.
Por segmento, os automóveis e comerciais leves registram seu maior volume mensal do ano até o momento, influenciados pela melhora na oferta de financiamentos. Os híbridos e híbridos plug-in também estão em ascensão, enquanto os veículos elétricos puros ainda têm volumes baixos, mas em consolidação.
No segmento de caminhões, a recuperação é evidente, com uma diferença acumulada de apenas 5,6% em relação a 2023. Os ônibus têm perspectivas positivas para o ano, especialmente devido às licitações do governo para renovação de frotas. Os implementos rodoviários mantêm um bom volume, enquanto as motocicletas registram a maior alta acumulada de todo o setor, impulsionadas por fatores como aumento dos serviços de entrega e melhoria do crédito.
A Ram mantém seu crescimento em 2024 e se destaca ainda mais no mês de março. Com 2.586 veículos comercializados somente neste mês, a marca registra aumento de 121% na comparação com março de 2023 e 1,5% de market share no mercado total. Entre os modelos mais vendidos em março, destaque para a Rampage, com 2.133 unidades.
Ram encerra primeiro trimestre de 2024 com crescimento de mais de 200% em vendas – Já em relação aos três primeiros meses no ano, a marca emplacou 206% a mais que primeiro trimestre do ano passado. No acumulado do ano, a Ram se mantém com 1,5% de participação no mercado total.
A Rampage segue no top 3 de picapes mais vendidas no período, considerando as picapes intermediárias, médias e grandes. No total, dos três primeiros meses do ano, foram comercializadas 5.919 unidades da Rampage.
O crescimento constante nas vendas e expansão da rede de concessionárias, reforçam o objetivo da Ram em colecionar grandes feitos no mercado brasileiro, com uma gama de picapes que oferecem muita força, tecnologia, conforto e segurança.
Fiat mantém liderança de mercado em março e encerra primeiro trimestre de 2024 com 20,9% de participação – Além de ter lançado a Nova Titano em março, a Fiat também garantiu mais uma vez seu posto de liderança no mercado nacional. A marca registrou 20,6% de market share e 36.336 unidades emplacadas, mais de 5 mil à frente da segunda colocada.
A Fiat também emplacou três modelos no ranking dos dez mais vendidos do país. Com 9.990 unidades vendidas, a Strada garantiu seu lugar no ranking, Argo ficou em quarto com 6.850 emplacamentos e Mobi em nono com 4.658 veículos comercializados.
“Março foi um mês importante para a Fiat porque trouxemos para o mercado a Fiat Titano, passando a cobrir o segmento de D-picapes. Além disso, a marca se destacou mais uma vez e manteve a liderança, tanto no mercado em geral quanto em diferentes segmentos, com ótimo desempenho também no acumulado do primeiro trimestre. Tudo isso nos motiva ainda mais e sabemos que é só o começo, porque será um ano de muitas novidades”, destaca Herlander Zola, vice-presidente sênior de Operações Comerciais da Stellantis no Brasil e de Veículos Comerciais Leves (LCV) para América do Sul.
Outro destaque do terceiro mês do ano é a excelente participação da Fiat em diferentes segmentos. Em picapes, a marca lidera com 40,9% de participação e 13.948 unidades, com destaque para a Strada, com 68,4% de market share, e a Toro, com participação de 41,2% em sua categoria.
Já no segmento de vans, os veículos comerciais da Fiat são líderes com 2.136 unidades e 41,4% de market share, com Fiorino na primeira colocação entre as B-Vans, com 1.666 emplacamentos e 88,9% de participação, e Scudo ocupando o primeiro lugar entre as D-Van, com 267 unidades emplacadas e 35,3% de segment share. Entre os hatches, a marca obteve 22,1% de segment share, puxados pelo Mobi, líder da categoria A-Hatches, com participação de 41,1%.
Acumulado do ano - No trimestre a Fiat também manteve o título de campeã de vendas. Foram 101.512 unidades emplacadas entre os meses de janeiro e março de 2024, com 20,9% de market share, 24.175 unidades à frente da segunda colocada. Da mesma forma, a marca mantém o trio entre os mais vendidos do ano: Strada (5,5% share e 26.580 unidades), Argo (3,7% share e 18.053 carros) e Mobi (3% share e 14.665 veículos).
Nos diferentes segmentos, as primeiras posições no acumulado do ano estão garantidas com as picapes, com 36.849 unidades e 38,5% de segment share, os hatches com 32.726 unidades e 23,5% de share, e as vans com 6.234 unidades e 42,5% de participação.