quarta-feira, 17 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Bosch registra faturamento de 9,8 bilhões de reais na América Latina em 2023 e projeta expansão em diversos setores

Gigante tecnológica alemã registra aumento nas vendas na região e investe em inovação e sustentabilidade em seus negócios. No Brasil, vendas totais somaram 7,9 bilhões de reais em 2023.

A Bosch, líder global em tecnologias e serviços, anunciou o encerramento do ano fiscal de 2023 com vendas totais de 9,8 bilhões de reais na América Latina, destacando-se o Brasil como seu principal mercado na região. Com quase 10.000 colaboradores na América Latina, a empresa planeja expandir suas operações em setores-chave, como agronegócio, mobilidade e ferramentas elétricas, apostando em inovação e sustentabilidade para impulsionar seu crescimento.

O ano de 2023 foi marcado pelo sucesso para a Bosch na América Latina, com vendas totais de 9,8 bilhões de reais na região, incluindo exportações e vendas de empresas coligadas. O Brasil, com 79% do faturamento da região, totalizando 7,9 bilhões de reais, destacou-se como o principal mercado latino-americano da empresa. Gastón Diaz Perez, CEO e presidente da Robert Bosch América Latina, expressou otimismo em relação ao futuro, ressaltando o potencial contínuo da região.

- Publicidade - Ofertas FIAT

O setor de agronegócio tem sido uma área de foco para a Bosch na América Latina, dada a importância do Brasil e da Argentina na produção e exportação de grãos. A empresa já está fornecendo soluções hidráulicas, componentes para veículos off-road e ferramentas elétricas para o setor agrícola. Além disso, está investindo em tecnologias de agricultura inteligente, com destaque para a Solução de Plantio Inteligente da Bosch (IPS) e outras soluções inovadoras para aumentar a eficiência e a sustentabilidade no campo.

No setor de mobilidade, a Bosch Brasil está liderando um projeto para exportar para a Índia a tecnologia Flex Fuel, desenvolvida no Brasil, como parte dos esforços para promover o etanol como fonte renovável de energia. Além disso, a empresa está investindo em tecnologias de aquecimento e planeja expandir sua presença internacional nesse segmento.

“Nos últimos três anos, alcançamos um forte desempenho de vendas, com atividades extremamente bem-sucedidas em todos os setores de negócios, inclusive superando nossas expectativas – especificamente em soluções para mobilidade, ferramentas elétricas, tecnologia industrial e serviços. Para 2024, as perspectivas são positivas, mas mantemos cautela. Estamos bem-posicionados para enfrentar os próximos objetivos e a América Latina continua sendo uma região de muito potencial”, destaca Gastón Diaz Perez, CEO e presidente da Robert Bosch América Latina.

- Publicidade -

Para celebrar seu centenário na América Latina em 2024, a Bosch planeja investir cerca de um bilhão de reais em modernização de linhas de produção, digitalização, pesquisa e desenvolvimento. Além disso, está comprometida com a sustentabilidade em todas as suas operações, com iniciativas que incluem redução do uso de água, autogeração de energia solar e foco em seis pilares de sustentabilidade.

A Bosch também está investindo em educação e formação de jovens talentos, por meio da Academia de Talentos Digitais (DTA) e do Instituto Robert Bosch (INRB), visando promover o desenvolvimento pessoal e profissional de jovens na região.

Stefan Hartung, CEO da Robert Bosch GmbH, destacou os planos de crescimento e inovação da empresa, apesar do ambiente econômico desafiador. A Bosch continua focada em impulsionar decisões estratégicas para o crescimento futuro, especialmente nos setores de mobilidade e tecnologia de aquecimento, enquanto investe em tecnologias para um futuro neutro em carbono.

- Publicidade - Ofertas FIAT

Mobilidade: Brasil exporta tecnologia Flex para a Índia – Pioneira e referência em tecnologias para veículos movidos a biocombustíveis, a Bosch Brasil está trabalhando em um projeto para exportar para a Índia a tecnologia Flex Fuel, inovação desenvolvida pela Bosch no Brasil há mais de 20 anos, além da solução FlexStart®, que elimina a necessidade do uso do reservatório de gasolina durante a partida a frio de veículos abastecidos com etanol.

Com o objetivo de promover o etanol como fonte renovável de energia e contribuir para as iniciativas de descarbonização no país asiático, o projeto envolve cooperação técnica e de serviços de engenharia para o biocombustível, mas também pode favorecer a exportação de outros componentes, como bombas de combustível e unidades de controle.

O volume estimado, inicialmente, é para atender entre 50 e 70 mil veículos por ano, com perspectivas de aumento de acordo com a evolução das políticas e estratégias do governo indiano. Além da Índia, Suécia e Tailândia são outros países que já possuem projetos relacionados ao Flex a partir de tecnologia desenvolvida no Brasil. Atualmente, 30 países no mundo já utilizam o etanol misturado ao combustível em diferentes proporções.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil