A General Motors (GM) promoveu um treinamento prático de salvamento veicular em parceria com o Corpo de Bombeiros da Polícia Militar do Estado de São Paulo (CBPMESP) em seu Campo de Provas, localizado em Indaiatuba-SP. Liderados pelo 7º Grupamento de Bombeiros de Campinas, os militares tiveram acesso a modelos da Chevrolet para praticar diversas técnicas de resgate, incluindo situações que exigem corte na carroceria para acessar vítimas.
Ao todo, nove modelos da Chevrolet foram disponibilizados para simular acidentes graves, como capotamento e tombamento. Os bombeiros tiveram a oportunidade de explorar as funcionalidades do OnStar, serviço exclusivo da GM que pode acionar equipes de resgate em casos de acidente, mesmo se o ocupante estiver incapacitado.
A GM destacou a importância do treinamento para mostrar como o sistema de telemática avançado da empresa, o OnStar, pode salvar vidas. Com mais de 500 mil veículos conectados ativos no Brasil, a GM tem demonstrado o potencial desse sistema em situações de emergência, auxiliando no rápido acionamento das equipes de socorro.
Um dos pontos altos do treinamento foi o módulo sobre veículos elétricos (EVs), onde os especialistas da GM abordaram as particularidades estruturais e conceituais desses veículos, assim como os mecanismos de proteção. Os bombeiros tiveram a oportunidade de esclarecer dúvidas e aprender técnicas específicas de resgate envolvendo veículos elétricos.
O Campo de Provas da Cruz Alta (CPCA) da GM, onde ocorreu o treinamento, é o maior centro de desenvolvimento de veículos do hemisfério Sul, com instalações que abrigam laboratórios e pistas para testes que totalizam mais de 12 mil experimentos anualmente.