quinta-feira, 4 julho , 2024
28 C
Recife

Nissan anuncia transição para alumínio verde e reciclado em seus veículos

Empresa pretende utilizar componentes de alumínio de baixas emissões de CO2 em todos os novos modelos a partir do ano fiscal de 2024.

A Nissan Motor Co., Ltd. divulgou hoje planos para adotar componentes de alumínio de baixas emissões de CO₂, produzidos a partir de alumínio verde ou reciclado, em seus veículos novos e atuais a partir do ano fiscal de 2024. A transição completa está prevista para 2030.

- Publicidade -

A Nissan Motor Co., Ltd. anunciou hoje um passo importante rumo à sustentabilidade, ao revelar que utilizará componentes de alumínio de baixas emissões de CO₂ em seus veículos. A partir do ano fiscal de 2024, a empresa começará a integrar alumínio verde e reciclado nos modelos novos e existentes, com a meta de concluir a transição até 2030.

O alumínio representa aproximadamente 10% do peso total de um veículo. Com esta iniciativa, a Nissan visa reduzir significativamente suas emissões de CO₂, alinhando-se ao objetivo de atingir a neutralidade de carbono em todo o ciclo de vida de seus veículos até 2050.

O alumínio verde é produzido usando eletricidade não oriunda de combustíveis fósseis, o que pode diminuir as emissões de CO₂ durante a produção em até 50%. Por sua vez, o alumínio reciclado tem o potencial de reduzir essas emissões em até 95%.

Atualmente, a Nissan adquire chapas de alumínio de baixas emissões de CO₂ da Kobe Steel, Ltd. e da UACJ Corporation para a fabricação de painéis de veículos no Japão. Após a transição, o alumínio de baixas emissões de CO₂ será utilizado em todos os componentes de alumínio, incluindo os processados, globalmente, como parte da estratégia da Nissan para reduzir ainda mais suas emissões de CO₂.

- Publicidade -

Os novos modelos produzidos a partir do ano fiscal de 2027 contarão exclusivamente com alumínio de baixas emissões de CO₂. Para os modelos atuais, a Nissan planeja começar a utilizar rodas, componentes de chassi, componentes de eixos e cabos elétricos feitos de alumínio verde nos mercados do Japão, Estados Unidos e Europa a partir deste ano fiscal. A expectativa é substituir aproximadamente 20% do alumínio não reciclado usado nesses componentes por alumínio verde ou reciclado até o fim do ano fiscal de 2024.

A Nissan reafirma seu compromisso com a sustentabilidade, buscando um futuro mais limpo, seguro e inclusivo. A empresa continuará a acelerar seus esforços para concretizar uma sociedade sustentável.

Matérias relacionadas

Clínica de Serviços Chevrolet

Mais recentes

Ofertas Peugeot 208

Destaques Mecânica Online

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Itapemirim

Avaliação MecOn

TRW - Qualidade de topo para máxima segurança