Após acordos assinados em julho de 2023 e aprovação das autoridades competentes, o Renault Group e a Geely criaram oficialmente a HORSE Powertrain Limited. Cada grupo detém 50% de participação na nova empresa, que visa liderar o mercado de sistemas e componentes de motores a combustão e híbridos.
A HORSE Powertrain Limited, joint venture entre Renault Group e Geely, foi oficialmente lançada em 31 de maio de 2024. A nova empresa pretende alcançar uma receita anual de aproximadamente 15 bilhões de euros e produzir cerca de cinco milhões de motores anualmente. Com um portfólio completo de tecnologias de motores avançados, a HORSE Powertrain oferecerá soluções globais, incluindo sistemas híbridos, motores de combustão interna, transmissões e soluções em baterias.
Matias Giannini foi nomeado CEO da HORSE Powertrain Limited, enquanto Daniel Li presidirá o Conselho de Administração, composto por seis diretores com representação igual dos acionistas. A empresa, com sede em Londres, promete ser um player disruptivo no mercado de mobilidade sustentável, fornecendo motores de baixíssimas emissões e tecnologias híbridas.
A HORSE Powertrain terá 17 plantas globais, 9 clientes em 130 países, 5 centros de P&D e cerca de 19 mil colaboradores. A empresa se compromete a desenvolver tecnologias inovadoras em motores de combustão interna e híbridos, utilizando combustíveis alternativos como metanol verde, etanol e hidrogênio.