sábado, 20 julho , 2024
28 C
Recife

AEA celebra 40 anos de protagonismo na indústria automobilística brasileira

Evento em São Paulo celebra trajetória da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva e reconhece avanços em sustentabilidade e governança.

Em uma celebração marcada por representatividade e reconhecimento, cerca de 200 líderes do Governo Federal, indústria automotiva, academia e imprensa se reuniram em São Paulo para comemorar os 40 anos da AEA – Associação Brasileira de Engenharia Automotiva. O evento também marcou o lançamento do vídeo institucional da entidade e a entrega do Prêmio AEA ESG 2024, destacando avanços significativos em inovação, sustentabilidade e responsabilidade social.

No último dia 13 de junho, São Paulo foi palco de um evento memorável que marcou os 40 anos da Associação Brasileira de Engenharia Automotiva (AEA), reunindo representantes de diversos setores em uma celebração de conquistas e contribuições para o desenvolvimento do setor automotivo nacional. O presidente da AEA, Marcus Vinicius Aguiar, enfatizou a importância do momento, especialmente com o Programa Mover – Mobilidade Verde e Inovação, que tem pautado as discussões técnicas e promovido avanços significativos para a engenharia automotiva brasileira.

- Publicidade -

Durante o evento, foram homenageados ex-presidentes da AEA, reconhecendo suas contribuições para o fortalecimento da entidade ao longo das décadas. Marcus Vinicius Aguiar destacou a capacidade da AEA em dialogar de forma transparente e firme com o governo, indústria e academia, garantindo respeito e influência não apenas no Brasil, mas também internacionalmente, através de parcerias estratégicas com instituições como Acea, Adefa, Fisita e Jama.

Eventon Lopes, vice-presidente da AEA, ressaltou a importância das 80 entidades jurídicas que compõem a associação, colaborando com expertise e conhecimento para fortalecer o setor automotivo brasileiro. Com mais de 41 comissões técnicas e grupos de trabalho ativos, a AEA reúne mais de 750 engenheiros brasileiros em torno de temas cruciais como eletroeletrônica, segurança veicular e matriz energética, produzindo estudos que influenciam marcos regulatórios e legislações setoriais.

A história da AEA se entrelaça com a própria evolução da indústria automobilística brasileira, desde sua fundação em 1984 durante o II SIMEA, até os dias atuais. A entidade desempenha um papel fundamental na consolidação do etanol como combustível automotivo e na promoção de debates essenciais para o avanço tecnológico do setor.

- Publicidade -

Um dos pontos altos da celebração foi a entrega do Prêmio AEA ESG 2024, que reconheceu empresas e profissionais por suas contribuições nas áreas de Inovação Tecnológica e Ambiental, Social e Governança, e Jornalística. Destaque para a Mercedes-Benz, Cummins Brasil e autores de renomadas publicações automotivas, que foram premiados por suas iniciativas em sustentabilidade, inovação e responsabilidade social.

Ao longo de seus 40 anos de história, a AEA tem sido a principal voz da engenharia automotiva no Brasil, promovendo o desenvolvimento tecnológico e sustentável do setor. Com um legado de mais de 200 eventos e mil horas de palestras, a entidade continua a ser um farol de conhecimento e colaboração para toda a indústria.

Matérias relacionadas

Ofertas Peugeot 208

Mais recentes

Clínica de Serviços Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Itapemirim

Avaliação MecOn

FIAT na mão