quarta-feira, 17 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Peugeot marca presença no retorno do Campeonato Mundial de Endurance em São Paulo

Com o Hypercar 9x8 e o Novo E-2008, marca francesa celebra tradição em velocidade e inovação elétrica.

O Campeonato Mundial de Endurance (WEC) retorna a São Paulo entre os dias 12 e 14 de julho, e a Peugeot traz novidades emocionantes, incluindo o Hypercar 9×8 e uma experiência imersiva com o Novo E-2008, prometendo enriquecer a vivência dos fãs de automobilismo.

Após uma pausa de dez anos, São Paulo recebe novamente uma etapa do Campeonato Mundial de Endurance, e a Peugeot não poderia ficar de fora. O evento contará com a presença do inovador Hypercar 9×8, que foi preparado para a competição que reúne nove fabricantes e dezenove protótipos.

- Publicidade - Ofertas FIAT

O Peugeot 9×8, que estreou em 2022, foi desenvolvido com base em regulamentos técnicos da FIA e agora vem equipado com um motor híbrido V6 2,6l bi turbo, além de um motor elétrico no eixo dianteiro. Seu design inovador, que eliminou o aerofólio traseiro, otimiza a aerodinâmica e destaca a fluidez das linhas do veículo.

Para a temporada 2024, a equipe Peugeot TotalEnergies, composta por Mikkel Jensen, Nico Müller e Jean-Eric Vergne, competirá com o 9×8 nº 93, enquanto Paul Di Resta, Loïc Duval e Stoffel Vandoorne estarão no carro nº 94. O retorno da Peugeot a Interlagos é histórico; sua primeira participação no autódromo foi em 2007, quando conquistou a vitória com os protótipos 908 HDI FAP.

Tradição em Velocidade
A Peugeot possui uma rica história em competições automobilísticas. Desde a vitória do Type 7 na Paris-Bordeaux-Paris em 1895 até os sucessos em Le Mans com o 908 HDi FAP, a marca consolidou seu lugar no mundo da velocidade. O 208 T16 Pikes Peak, pilotado por Sébastien Loeb, também fez história ao quebrar o recorde da tradicional corrida de subida de montanha em 2013.

- Publicidade -

Experiência Imersiva
Na Fan Zone do Autódromo de Interlagos, os visitantes poderão conhecer o Novo E-2008, que traz design impactante e motor 100% elétrico. Com potência aumentada e novas capacidades de bateria, o modelo promete impressionar. Além disso, atividades interativas, como o simulador de corrida Le Mans Ultimate e desafios de habilidades em jogos touchscreen, estarão disponíveis para os fãs.

A Peugeot convida todos a celebrarem a tradição e inovação da marca, garantindo uma experiência inesquecível no Campeonato Mundial de Endurance.

Curiosidades sobre o carro – Em sua primeira versão, o PEUGEOT 9X8 foi projetado de acordo com os regulamentos técnicos estabelecidos pela Federação Internacional de Automobilismo (FIA) para 2020/2021.

- Publicidade - Ofertas FIAT

No entanto, entre sua fase de projeto e sua estreia na competição em 2022, os regulamentos evoluíram, liberando novas áreas de desempenho e certos parâmetros de projeto foram revisados para aproveitá-los ao máximo e atingir os ambiciosos objetivos estabelecidos pela Equipe PEUGEOT TotalEnergies.

Para a temporada 2024 da WEC, o PEUGEOT 9×8 veio equipado com um sistema de motor híbrido: um V6 2,6l, bi turbo, 500 kW e um motor elétrico no eixo dianteiro, de 200 kW em conjunto com uma bateria de alta tensão (900 V).

O relacionamento entre o pioneirismo da Marca do Leão com eletrificados e aplicação do conhecimento e tecnologia extraídos das pistas está também no nome do carro, onde:

  • 9 – Significa as iniciais que caracterizam os veículos de extrema competição da marca, como o PEUGEOT Endurance 905 (1990-1993) e 908 (2007-2011);
  • X – Referência às tecnologias de tração nas quatro rodas e a hibridização adaptada ao novo PEUGEOT Hypercar;
  • 8 – Número que pontua todas as denominações contemporâneas da PEUGEOT: 208, 2008 e 3008, por exemplo, são modelos que passaram pelas mãos do mesmo time de engenheiros e designers do Hypercar.

Na parte traseira do 9×8 que correu na temporada anterior, havia os dizeres “We need no rear wing” (em português, “não precisamos de aerofólio”). A ausência deste item permitiu uma melhoria em termos de engenharia e design, já que uniu maior fluidez na aerodinâmica e linhas mais harmoniosas e dinâmicas.

Para a edição deste ano da WEC, a equipe PEUGEOT TotalEnergies é formada por Mikkel Jensen, Nico Müller e Jean-Eric Vergne no 9X8 nº 93. Paul Di Resta, Loïc Duval e Stoffel Vandoorne irão partilhar as tarefas de condução no carro nº 94. Destes nomes, apenas Jensen nunca pilotou no icônico circuito.

A PEUGEOT volta a Interlagos com grandes objetivos. A primeira presença da marca no tradicional autódromo ocorreu em 2007, em uma dobradinha com os protótipos 908 HDI FAP LMP1 pilotados por Nicolas Minassian e Marc Gené e também pela dupla Stephane Sarrazin e Pedro Lamy.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil