sábado, 7 setembro , 2024
28 C
Recife

Você já se perguntou se a borracha de um pneu poderia apagar lápis?

Dunlop esclarece que isso não é possível, explicando as diferenças entre a borracha de pneus e a borracha escolar, e porque a borracha do pneu não cumpre essa função.

A borracha utilizada na fabricação de pneus e a borracha encontrada nos estojos escolares possuem composições e propósitos distintos, tornando impossível utilizar a borracha de um pneu para apagar lápis.

A borracha escolar é projetada para ser relativamente macia e eficaz na remoção do grafite do papel. A fabricação desta borracha envolve diversos materiais, incluindo caulim, que determina o grau de maciez ou abrasividade. Esses componentes permitem que a borracha escolar apague o grafite sem danificar o papel. Durante o processo de apagamento, o atrito faz com que o grafite se junte aos resíduos da borracha, facilitando sua remoção.

- Publicidade -

A borracha dos pneus, por outro lado, é projetada para ser extremamente dura e resistente, especialmente para suportar grandes cargas, calor, atrito e impacto. A durabilidade e resistência do pneu são atribuídas a doses mais altas de enxofre na vulcanização e a outros aditivos, como o carbono, que compõe cerca de um quinto da borracha de um pneu de carro de passeio. Essa composição faz com que a borracha dos pneus seja incapaz de apagar o grafite, pois não possui aderência suficiente com o papel e pode acabar rasgando a folha antes de remover qualquer marca.

Alex Campos de Melo Rodrigues, gerente de processos da Dunlop Pneus, explica: “Enquanto a borracha dos pneus é projetada para suportar as condições mais extremas de calor, atrito e impacto, a borracha das borrachas escolares é formulada para ser delicada e eficaz na remoção de grafite sem danificar o papel. Essa diferença fundamental na composição e propósito é o que torna impossível usar a borracha de um pneu para apagar lápis.”

Essa explicação destaca a importância dos materiais e processos específicos envolvidos na fabricação de diferentes tipos de borracha para atender às necessidades distintas de cada aplicação.

Matérias relacionadas

Novo Peugeot 2008

Mais recentes

WABCO - O principal fornecedor global de tecnologias para veículos comerciais
Serviço Premiado Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Volvo na LAT.BUS

Avaliação MecOn

Ofertas FIAT