quinta-feira, 18 setembro , 2025
28 C
Recife
Bosch Brasil

Produção de biometano pode descarbonizar frota pesada no Brasil

Painel no segundo dia da Fenasucro & Agrocana apontou que fabricação do biocombustível deve chegar a 7 milhões de metros cúbicos até 2029. Feira Mundial da Bioenergia, em Sertãozinho/SP, segue até sexta-feira, dia 16.

O setor de transporte brasileiro, historicamente dependente do diesel, pode experimentar uma transformação sustentável nos próximos anos com o aumento da produção de biometano. Durante a 30ª edição da Fenasucro & Agrocana, realizada no Centro de Eventos Zanini, em Sertãozinho/SP, especialistas projetaram que a produção do biocombustível poderá subir de 1,6 milhão de metros cúbicos para 7 milhões até 2029, impulsionando a sustentabilidade no transporte.

Patrícia Bassili, gerente de planejamento da Mitsui Gás e Energia do Brasil e conselheira da Abiogás, destacou o grande potencial do Brasil para a produção de biometano, enfatizando que o combustível renovável pode transformar resíduos orgânicos em energia sustentável, contribuindo significativamente para a descarbonização do setor de transporte. “O setor de transporte é crucial para essa descarbonização”, afirmou Patrícia durante o painel ‘A Bioenergia, envolvendo à Bioeletricidade, Biogás e Etanol’, no 14º Seminário de Bioeletricidade, promovido pela UNICA, CEISE e COGEN.

- Publicidade - Ofertas FIAT

A produção de biometano no Brasil é vista como uma alternativa ecológica aos combustíveis fósseis, oferecendo benefícios ambientais significativos, como a redução das emissões de gases de efeito estufa e a melhor gestão de resíduos. Para que o país alcance a capacidade projetada de produção, diversas iniciativas estão em andamento, incluindo a expansão de plantas de biometano.

Expansão das Plantas de Biometano – Atualmente, 25 novas plantas de biometano aguardam autorização para iniciar operações no Brasil, refletindo o crescente interesse e potencial do mercado. Essas plantas são essenciais para impulsionar a produção e fortalecer a sustentabilidade do setor de transporte.

Mercado de Biogás – O mercado de biogás no Brasil é promissor, com previsões que indicam a geração de cerca de 800 mil empregos, investimentos de R$ 120 milhões e uma redução estimada de 640 milhões de toneladas de carbono. São Paulo lidera a produção de biometano, responsável por mais de 55% da produção nacional, utilizando resíduos da cana-de-açúcar.

- Publicidade -

Segundo Dia de Fenasucro & Agrocana 2024 – O segundo dia da feira foi marcado por debates sobre o uso da Inteligência Artificial (IA) nas operações agrícolas, com o engenheiro agrícola Marcelo Pierossi ressaltando os benefícios da tecnologia para melhorar a eficiência e a gestão estratégica no setor.

A feira também contou com a presença de Luiz Antônio Cerveira de Mello Ribeiro Pinto, um dos pioneiros do Programa Nacional do Álcool (ProÁlcool), que participou do lançamento do livro “Cana de Tudo: do Açúcar ao Infinito”, uma obra que celebra a evolução do setor bioenergético.

Homenagem – O dia foi concluído com uma homenagem a Paulo Montabone, diretor da Fenasucro & Agrocana, em reconhecimento aos 30 anos de contribuição ao evento, organizado pela Sociedade dos Técnicos Alcooleiros e Açucareiros do Brasil (STAB), ATALAC e Tecnicaña. “Essa homenagem é um reconhecimento ao trabalho incansável de toda a equipe que torna a Fenasucro & Agrocana um evento grandioso”, comemorou Montabone.

Bosch Brasil

Matérias relacionadas

Bosch Brasil
NOVO PEUGEOT
2008 GT HYBRID

Mais recentes

Bosch Brasil
Salão do Automóvel de São Paulo 2025

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Bosch Brasil