Os mais de 500 estudantes que vão competir na Shell Eco-marathon Brasil chegaram ao Píer Mauá, no Rio de Janeiro, nesta terça-feira (27). O evento, que acontece até sexta-feira (30), é um dos maiores desafios acadêmicos de eficiência energética do mundo e tem como objetivo promover a inovação e a sustentabilidade.
O Píer Mauá está fervilhando com a presença de mais de 500 estudantes que participaram do credenciamento e conheceram o espaço do evento, que é um dos maiores desafios acadêmicos de eficiência energética do mundo. A Shell Eco-marathon Brasil é um ponto de encontro para jovens talentos que competem para projetar, construir e operar protótipos de veículos com maior eficiência energética.
Cristiano Pinto da Costa, presidente da Shell Brasil, destacou a importância do evento para promover a inovação e a sustentabilidade no país, ao mesmo tempo em que incentiva o desenvolvimento de tecnologias limpas. “Ver o brilho nos olhos e o esforço de cada equipe é muito especial”, afirmou Costa.
Após receberem orientações de segurança, as equipes visitaram os paddocks e começaram a preparação dos veículos para a inspeção técnica, que já teve início. A movimentação nos paddocks é intensa, com carros sendo montados e ajustados para cumprir os requisitos estabelecidos pelo time internacional de especialistas da Shell.
A equipe Milhagem UFMG BE, veterana e vitoriosa do evento, trouxe dois carros para a competição: um protótipo e um conceito urbano. Guilherme Campos, capitão da equipe, expressou a ansiedade e a dedicação em deixar os carros prontos para a inspeção técnica e a competição.
As inspeções técnicas seguirão até quarta-feira (28), e a competição começará na quinta-feira (29), com os carros prontos para percorrer a maior distância possível com a menor quantidade de combustível. O evento, que é aberto ao público e gratuito, ocorrerá até o dia 30 de agosto, no Armazém 4, no Píer Mauá.
A Shell Eco-marathon é uma competição global que desafia estudantes universitários a projetar, construir e operar veículos com a maior eficiência energética. Com 35 anos de história, o programa da Shell visa impulsionar o progresso em soluções energéticas limpas e promover a inovação e a colaboração. Nesta 7ª edição brasileira, os veículos serão avaliados em três categorias de energia: Combustão Interna (gasolina e etanol), Bateria Elétrica e Hidrogênio. A equipe vencedora será a que percorrer a maior distância com a menor quantidade de energia.
A competição deste ano reúne cerca de 500 estudantes de várias regiões do Brasil e de países como Bolívia, Colômbia, México e Peru. Na edição de 2023, a equipe Drop Team do Instituto Federal de Educação, Ciência e Tecnologia do Rio Grande do Sul – Campus Erechim e a ARMAC Milhagem UFMG Elétrico da Universidade Federal de Minas Gerais foram as grandes vencedoras, conquistando recordes em suas respectivas categorias.