segunda-feira, 16 setembro , 2024
28 C
Recife

Toyota aposta em híbridos e pode ser a primeira a abandonar carros a gasolina

Montadora japonesa planeja converter a maioria de seus modelos para híbridos, desafiando a tendência global de eletrificação total.

A Toyota está preparando uma transformação em sua linha de veículos, com planos de converter a maioria, e eventualmente toda, sua frota Toyota e Lexus para modelos exclusivamente híbridos. Essa estratégia reforça a aposta da montadora japonesa em uma abordagem “multi-caminhos”, desafiando a ideia de que o futuro dos automóveis será exclusivamente elétrico.

A Toyota, conhecida por sua cautela no desenvolvimento de veículos elétricos, está prestes a dar um passo ousado: abandonar os carros movidos apenas a gasolina. Quase três décadas após o lançamento do Prius, seu pioneiro híbrido, a montadora planeja converter toda a sua linha Toyota e Lexus para modelos exclusivamente híbridos, segundo executivos da empresa.

- Publicidade -

Essa estratégia faz parte de uma visão mais ampla da Toyota, que continua a apostar em híbridos, veículos de célula de combustível de hidrogênio, combustíveis verdes e outras tecnologias emergentes, ao invés de se focar exclusivamente em veículos elétricos (EVs). O presidente da Toyota, Akio Toyoda, já havia expressado seu ceticismo sobre a rápida adoção dos EVs, afirmando que a participação global desses veículos atingiria apenas 30% até 2030.

Como parte dessa transição, o RAV4, o SUV mais vendido nos EUA, provavelmente perderá sua versão a gasolina em 2026, seguindo os passos do Camry, que já se tornou exclusivamente híbrido para o ano modelo 2025. A Toyota também pretende ampliar sua linha de híbridos plug-in, que possuem baterias maiores e podem ser carregados, oferecendo uma alternativa intermediária entre os veículos a gasolina e os EVs.

A insistência da Toyota em híbridos não se dá apenas pela sua liderança nessa tecnologia, mas também por questões estratégicas. Os híbridos são mais acessíveis, com um aumento de custo de menos de US$ 2.000 em relação aos modelos a gasolina.

- Publicidade -

Além disso, eles não exigem infraestrutura de carregamento e podem alternar entre gasolina e eletricidade conforme necessário, o que os torna mais práticos para muitos consumidores.

Nos Estados Unidos, onde as regulamentações de emissões estão se tornando cada vez mais rigorosas, a estratégia híbrida da Toyota pode economizar bilhões de dólares em multas e custos regulatórios. A montadora japonesa ainda planeja, até 2030, converter 30% de sua frota global para veículos elétricos, mas com foco em um número limitado de modelos totalmente elétricos.

A Toyota também está desenvolvendo novos motores de combustão que poderão usar biocombustíveis ou gasolina sintética, e que, combinados com seus sistemas híbridos, podem oferecer uma solução ainda mais eficiente.

- Publicidade -

O primeiro modelo híbrido baseado em sua nova plataforma EV deve ser o Corolla híbrido plug-in, com lançamento previsto para a China em 2026 e nos EUA em 2027.

Esse movimento da Toyota, de focar em híbridos como uma tecnologia de transição, é visto como uma maneira de ganhar tempo enquanto continua a desenvolver EVs e outras soluções de emissão zero.

Com a demanda por EVs ainda incerta e os desafios de infraestrutura, os híbridos da Toyota oferecem uma alternativa viável e familiar para os consumidores, permitindo à empresa navegar pelas mudanças do mercado automotivo global.

Matérias relacionadas

Novo Peugeot 2008

Mais recentes

WABCO - O principal fornecedor global de tecnologias para veículos comerciais
Serviço Premiado Chevrolet

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Ofertas FIAT