Seguindo a missão de ajudar você na escolha do seu próximo veículo, o Mecânica Online rodou cerca de 1.000 km com o novo Citroën C3 Aircross de 7 lugares. Confira nossa avaliação e veja como esse novo lançamento da Citroën se comportou!
Atendendo gentilmente ao convite da Stellantis, recebemos o novíssimo Citroën C3 Aircross de 7 lugares para teste e decidimos pegar a estrada para avaliá-lo no dia a dia. Foram 5 dias de convivência, durante os quais percorremos o Circuito do Frio em Pernambuco, saindo de Recife com destino à simpática cidade de Triunfo, com uma parada em Garanhuns. No total, rodamos mais de 1.000 km com o Aircross, que, adianto desde já, se comportou muito bem.
Lançado discretamente no final de 2023, o Citroën C3 Aircross de 7 lugares chegou ao mercado focando no público que busca um carro familiar prático, espaçoso e relativamente acessível. O segmento de veículos de 7 lugares no Brasil é competitivo, com opções para diversos gostos e bolsos. Mesmo assim, o Aircross 7 tem atributos interessantes para conquistar seu espaço, mirando diretamente no público da Chevrolet Spin.
Resultado da fusão entre a Fiat Chrysler Automobiles (FCA) e o Grupo PSA, que formou a Stellantis, o Aircross 7 traz o nome e a identidade visual da Citroën, mas com influências significativas da Fiat. Algumas dessas influências trouxeram inovações, enquanto outras podem não ter sido tão acertadas, revelando os desafios de combinar diferentes filosofias de design e engenharia.
O principal ponto positivo da influência da Fiat no projeto é o conjunto mecânico. O Aircross 7 pesa 1.272 kg e mede 4.320 mm, mas isso não é problema para o motor 1.0 turbo da Fiat, amplamente utilizado em modelos da Stellantis (como Pulse, Fastback, 208 e 308). Esse motor 1.0 turbo flex de 3 cilindros entrega 130 cv com etanol (125 cv com gasolina) e 20,4 kgfm a 1.700 rpm. Ele não impressiona em arrancadas, mas é suficiente para tornar o carro ágil tanto no trânsito quanto na estrada, acelerando de 0 a 100 km/h em 9,7 segundos (com etanol).
A transmissão automática CVT, que simula 7 marchas, complementa o conjunto mecânico, proporcionando desempenho satisfatório e um consumo comedido. Em nossos testes, registramos médias de 11 km/l na cidade e 14 km/l na estrada (com gasolina), o que é excelente para um carro de 7 lugares.
O Citroën C3 Aircross 7 tem uma vocação aventureira, com pneus aro 17 e altura de 23,3 cm, o que permite transpor a maioria dos obstáculos urbanos e rurais sem comprometer o conforto. No entanto, em prol desse conforto, a estabilidade foi um pouco sacrificada, sendo comum sentir o carro “solto” em curvas ou em estradas esburacadas. Isso reflete a opção da montadora por priorizar um veículo familiar macio e confortável.
O design do Aircross 7 é um de seus pontos fortes. Ele compartilha elementos visuais com o hatch C3, mas com detalhes que reforçam sua identidade de SUV. A frente é robusta e imponente, com faróis posicionados abaixo da grade das luzes diurnas, conferindo um visual moderno e agressivo. Embora os faróis não sejam de LED, o design geral é atraente.
O Aircross 7 foi adaptado a partir de um projeto de hatch compacto para atender um nicho específico. Com 4,32 m de comprimento e 2,675 m de entre-eixos, ele se destaca pelo espaço interno, superando concorrentes como Pulse, Spin, Renegade e Duster. O habitáculo é espaçoso o suficiente para uma família, com exceção da terceira fileira de bancos, que é adequada apenas para crianças ou adultos de baixa estatura. Porém, há porta-copos e portas USB na terceira fileira.
Quando a terceira fileira não é usada, o porta-malas oferece 493 litros de capacidade, que pode ser ampliada removendo os bancos traseiros de maneira prática e rápida.
A posição de dirigir é elevada, proporcionando boa visibilidade e uma sensação de segurança. O painel é simples, refletindo a economia da Fiat, mas funcional. A ergonomia, no entanto, deixa a desejar, com alguns comandos mal posicionados, como o controle do piloto automático, que fica longe das mãos e dos olhos do motorista.
A versão testada, a Shine (topo de linha), inclui um painel digital de 8” e uma central multimídia de 11” com Android Auto e Apple CarPlay sem fio, de fácil operação e com boa qualidade sonora. No entanto, mesmo essa versão carece de itens de conforto mais sofisticados, como retrovisor fotocrômico, luzes de leitura e smartkey.
O Citroën C3 Aircross de 7 lugares é uma opção interessante para quem busca um SUV espaçoso, prático e econômico. Embora alguns itens de conforto tenham sido sacrificados para manter o preço competitivo, o Aircross 7 entrega um bom conjunto mecânico e espaço interno, tornando-se uma opção racional no mercado.
Entre as três versões disponíveis, recomendamos a versão de entrada Fell, que oferece uma boa relação custo-benefício com itens como central multimídia de 10”, rodas de 16” e controle de estabilidade.
O Aircross 7 pode não impressionar à primeira vista, mas suas qualidades ficam mais evidentes no uso diário. Trata-se de uma escolha racional para quem busca um carro familiar acessível e funcional.
Avaliação realizada por Fábio Silva.
Aqui está a avaliação do Citroën C3 Aircross Shine T200 com base nos critérios propostos:
- Motor (4/5): O motor 1.0 turbo oferece 130 cavalos, um dos mais potentes da categoria de SUVs compactos com motor 1.0, garantindo bom desempenho para a cidade. No entanto, poderia ser mais eficiente em termos de consumo.
- Transmissão (4/5): O câmbio automático CVT com simulação de 7 marchas proporciona uma experiência de direção suave. Porém, poderia ser mais eficiente em resposta em situações de maior exigência.
- Itens de Série (3.5/5): Equipado com painel digital de 7”, central multimídia de 10” com espelhamento sem fios e carregador por indução, o Aircross oferece uma boa lista de equipamentos. Contudo, faltam itens como acendimento automático dos faróis e saídas de ar para os passageiros traseiros.
- Espaço Interno (5/5): O grande destaque do modelo. Com amplo espaço interno e um porta-malas de 493 litros, o C3 Aircross se posiciona bem entre os concorrentes, sendo ideal para famílias.
- Conforto (4/5): A suspensão de curso longo garante uma condução confortável em ruas esburacadas, e o posicionamento alto dos bancos melhora a experiência para os passageiros. Ajuste de altura da coluna de direção é um ponto positivo, mas faltam alguns refinamentos, como saídas de ar-condicionado traseiras.
- Segurança (3.5/5): O modelo conta com 4 airbags, o que é bom, mas poderia incluir mais itens de assistência, como controle de faixa ou alerta de colisão, para competir com rivais que oferecem mais recursos de segurança.
- Eficiência Energética (3.5/5): Com consumo de 10,4 km/l na cidade com gasolina, o desempenho é aceitável para o tamanho e potência do veículo, mas poderia ser melhor com algum recurso como o sistema start/stop.
- Manutenção (4.5/5): As três primeiras revisões são gratuitas e o plano de manutenção diluído é vantajoso, com revisões acessíveis até 100.000 km, o que traz um bom custo de manutenção.
- Design (4/5): O design é moderno e funcional, com linhas que destacam o estilo aventureiro. No entanto, alguns elementos visuais poderiam ser mais refinados, principalmente no interior.
- Conectividade (4.5/5): A central multimídia de 10” com espelhamento sem fios é um grande diferencial, facilitando a vida dos motoristas conectados. As duas portas USB traseiras também são convenientes para os passageiros.
- Custo x Benefício (4/5): Por R$ 129.990, o modelo oferece um pacote competitivo em termos de espaço, conforto e conectividade, mas faltam algumas funcionalidades que rivais no mesmo segmento já oferecem. Mesmo assim, é uma opção atraente para quem busca um SUV familiar acessível.
Média geral: 4/5
O Citroën C3 Aircross Shine T200 se destaca pelo espaço interno e custo de manutenção acessível. Oferece bom desempenho e conectividade, mas poderia incluir mais recursos de segurança e conforto para se destacar ainda mais no mercado.