A Scania e o Pacto Global da ONU – Rede Brasil se uniram para lançar o Hub de Biocombustíveis e Elétricos, um centro de discussões e projetos que visa descarbonizar o transporte rodoviário no Brasil, reunindo líderes de diversos setores.
O Hub de Biocombustíveis e Elétricos, lançado pela Scania em parceria com o Pacto Global da ONU, tem como objetivo promover a transição do transporte rodoviário para um modelo mais sustentável, reduzindo as emissões de carbono através de biocombustíveis e eletrificação. A iniciativa é coordenada pelas Plataformas de Ação pelo Clima e pelo Agro Sustentável e dá continuidade ao projeto Transportes Net Zero, iniciado em 2022.
O Hub oferece uma jornada de capacitação para as empresas participantes, com a realização de clínicas e encontros regulares para implementar projetos e compartilhar boas práticas. De acordo com Carlo Pereira, CEO do Pacto Global, o projeto já reúne cerca de 70 empresas de diversos setores, como infraestrutura, logística e energia, potencializando as ações coletivas em prol da descarbonização do transporte rodoviário.
A Scania, líder no setor de transporte sustentável, ressalta que o Brasil tem uma oportunidade única para avançar na produção de biocombustíveis e abraçar a eletrificação, aproveitando a vantagem de ter uma das redes elétricas mais limpas do mundo. Christopher Podgorski, Presidente e CEO da Scania na América Latina, reforça a necessidade de condições favoráveis, como infraestrutura e regulamentações, para que as decisões sustentáveis se tornem também lucrativas.
O Brasil, onde o transporte rodoviário representa mais de 60% do total de cargas, tem características únicas que favorecem o avanço das tecnologias de baixo carbono. A aplicação do Pathways Study, iniciado pela Scania em países como Alemanha e China, mostrou que é possível atingir a neutralidade de carbono até 2050, desde que o setor público e privado trabalhem juntos em prol de combustíveis alternativos e inovações tecnológicas.
Com o lançamento do Hub, o Brasil dá um passo decisivo para liderar o caminho para o Net Zero no transporte, provando que é possível aliar produtividade e sustentabilidade.