A Renault vive extremos no mais recente teste do Latin NCAP: enquanto o Kardian, novo SUV da marca, conquistou quatro estrelas, modelos como Sandero, Logan e Stepway obtiveram zero estrela, levantando questionamentos sobre a segurança nos modelos mais populares.
O Latin NCAP divulgou os resultados da sexta rodada de testes de 2024, colocando em evidência a disparidade na segurança dos veículos da Renault. Por um lado, o Renault Kardian, SUV recém-lançado, destacou-se com quatro estrelas, enquanto o trio Sandero/Logan/Stepway recebeu a temida classificação zero, evidenciando problemas persistentes em modelos mais antigos da marca.
O Renault Kardian, fabricado no Brasil, obteve resultados sólidos em várias áreas. Com seis airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) de série, o modelo alcançou 83,41% para ocupantes adultos, 82,92% para ocupantes infantis, 47,96% para proteção de pedestres e 83,78% em assistência à segurança.
O desempenho é reflexo de uma construção mais robusta, que inclui proteção eficiente contra impactos frontais e laterais. Tecnologias como Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) e sistemas de assistência à velocidade reforçam a segurança, embora melhorias ainda sejam necessárias na proteção de pedestres e usuários vulneráveis.
Entretanto, nem tudo foi perfeito. O Kardian apresentou pontos fracos na proteção ao peito do motorista em impacto frontal e no teste de chicotada cervical, que avalia lesões no pescoço. Na proteção de pedestres, houve desempenho fraco em áreas como pilares A e pernas superiores. Ainda assim, especialistas veem o modelo como um avanço significativo para a Renault e indicam que ajustes pontuais podem elevar o SUV à categoria de cinco estrelas.
Por outro lado, o Renault Sandero/Logan/Stepway, que ainda utiliza uma plataforma mais antiga, decepcionou nos testes. Mesmo com quatro airbags de série e ESC em algumas versões, o trio obteve resultados alarmantes: 32,83% em proteção de adultos, 61,22% para crianças, 46,30% para pedestres e 0,00% em assistência à segurança.
A principal preocupação está na falta de robustez estrutural. O impacto lateral revelou proteção pobre para o tórax e a cabeça, enquanto o impacto de poste destacou intrusões relevantes no compartimento dos passageiros, aumentando o risco de ferimentos graves. O teste de chicotada cervical também foi marginal, enquanto problemas como a impossibilidade de desconectar o airbag do passageiro em casos específicos comprometeram a segurança infantil.
Além disso, o modelo carece de sistemas modernos de assistência, como limitação de velocidade e monitoramento de ponto cego, e o ESC, mesmo disponível em versões recentes, não estava presente no veículo testado. Mesmo com essa adição, a classificação permaneceria zerada devido à fragilidade estrutural geral.
A Renault já havia obtido resultados melhores com o mesmo trio em 2019, quando os veículos alcançaram três estrelas para adultos e quatro para crianças. Contudo, as mudanças nos protocolos do Latin NCAP e a falta de atualizações significativas resultaram em uma piora drástica na avaliação de 2024.
Especialistas do Latin NCAP, como Alejandro Furas, destacaram que o desempenho do Kardian é promissor, mas alertam para a necessidade de estender esses avanços a toda a linha da Renault. Stephan Brodziak, do Conselho de Administração do programa, reforçou a urgência de governos implementarem sistemas obrigatórios de rotulagem por estrelas, permitindo que consumidores tenham acesso a informações claras sobre segurança.
O contraste entre o desempenho dos modelos ressalta os desafios enfrentados pelas montadoras ao equilibrar custo, tecnologia e segurança. Para a Renault, o Kardian representa um marco positivo, mas também expõe a necessidade de modernizar seus modelos mais acessíveis para atender às exigências de segurança cada vez mais rigorosas.