quarta-feira, 4 dezembro , 2024
28 C
Recife

Kardian surpreende no Latin NCAP com quatro estrelas, enquanto Sandero, Logan e Stepway decepcionam

Latin NCAP revela contraste na segurança dos modelos da Renault; Kardian se destaca como promessa, enquanto Sandero/Logan/Stepway expõem lacunas preocupantes.

A Renault vive extremos no mais recente teste do Latin NCAP: enquanto o Kardian, novo SUV da marca, conquistou quatro estrelas, modelos como Sandero, Logan e Stepway obtiveram zero estrela, levantando questionamentos sobre a segurança nos modelos mais populares.

O Latin NCAP divulgou os resultados da sexta rodada de testes de 2024, colocando em evidência a disparidade na segurança dos veículos da Renault. Por um lado, o Renault Kardian, SUV recém-lançado, destacou-se com quatro estrelas, enquanto o trio Sandero/Logan/Stepway recebeu a temida classificação zero, evidenciando problemas persistentes em modelos mais antigos da marca.

- Publicidade -

O Renault Kardian, fabricado no Brasil, obteve resultados sólidos em várias áreas. Com seis airbags e Controle Eletrônico de Estabilidade (ESC) de série, o modelo alcançou 83,41% para ocupantes adultos, 82,92% para ocupantes infantis, 47,96% para proteção de pedestres e 83,78% em assistência à segurança.

O desempenho é reflexo de uma construção mais robusta, que inclui proteção eficiente contra impactos frontais e laterais. Tecnologias como Frenagem Autônoma de Emergência (AEB) e sistemas de assistência à velocidade reforçam a segurança, embora melhorias ainda sejam necessárias na proteção de pedestres e usuários vulneráveis.

Entretanto, nem tudo foi perfeito. O Kardian apresentou pontos fracos na proteção ao peito do motorista em impacto frontal e no teste de chicotada cervical, que avalia lesões no pescoço. Na proteção de pedestres, houve desempenho fraco em áreas como pilares A e pernas superiores. Ainda assim, especialistas veem o modelo como um avanço significativo para a Renault e indicam que ajustes pontuais podem elevar o SUV à categoria de cinco estrelas.

- Publicidade -

Por outro lado, o Renault Sandero/Logan/Stepway, que ainda utiliza uma plataforma mais antiga, decepcionou nos testes. Mesmo com quatro airbags de série e ESC em algumas versões, o trio obteve resultados alarmantes: 32,83% em proteção de adultos, 61,22% para crianças, 46,30% para pedestres e 0,00% em assistência à segurança.

A principal preocupação está na falta de robustez estrutural. O impacto lateral revelou proteção pobre para o tórax e a cabeça, enquanto o impacto de poste destacou intrusões relevantes no compartimento dos passageiros, aumentando o risco de ferimentos graves. O teste de chicotada cervical também foi marginal, enquanto problemas como a impossibilidade de desconectar o airbag do passageiro em casos específicos comprometeram a segurança infantil.

Além disso, o modelo carece de sistemas modernos de assistência, como limitação de velocidade e monitoramento de ponto cego, e o ESC, mesmo disponível em versões recentes, não estava presente no veículo testado. Mesmo com essa adição, a classificação permaneceria zerada devido à fragilidade estrutural geral.

- Publicidade -

A Renault já havia obtido resultados melhores com o mesmo trio em 2019, quando os veículos alcançaram três estrelas para adultos e quatro para crianças. Contudo, as mudanças nos protocolos do Latin NCAP e a falta de atualizações significativas resultaram em uma piora drástica na avaliação de 2024.

Especialistas do Latin NCAP, como Alejandro Furas, destacaram que o desempenho do Kardian é promissor, mas alertam para a necessidade de estender esses avanços a toda a linha da Renault. Stephan Brodziak, do Conselho de Administração do programa, reforçou a urgência de governos implementarem sistemas obrigatórios de rotulagem por estrelas, permitindo que consumidores tenham acesso a informações claras sobre segurança.

O contraste entre o desempenho dos modelos ressalta os desafios enfrentados pelas montadoras ao equilibrar custo, tecnologia e segurança. Para a Renault, o Kardian representa um marco positivo, mas também expõe a necessidade de modernizar seus modelos mais acessíveis para atender às exigências de segurança cada vez mais rigorosas.

Matérias relacionadas

Ofertas FIAT

Mais recentes

Manutenção de férias Chevrolet
Novo Peugeot 2008

Destaques Mecânica Online

Avaliação MecOn

Com a Volvo rumo ao Zero Acidentes – Expresso Nepomuceno