A Mercedes-Benz do Brasil testa pela primeira vez fora do país seu ônibus elétrico eO500U, um marco na transição para a eletromobilidade urbana na América Latina. Desenvolvido no Brasil, o modelo foi apresentado em Santiago, no Chile, com foco em eficiência, sustentabilidade e inovação.
A Mercedes-Benz do Brasil deu um importante passo em direção à mobilidade urbana sustentável, realizando testes do seu ônibus elétrico eO500U fora do Brasil. O modelo, produzido em São Bernardo do Campo e equipado com carroceria Caio eMillennium, foi apresentado em demonstrações na cidade de Santiago, no Chile. Essa iniciativa reflete o compromisso da marca em liderar a transição para a eletromobilidade na América Latina.
O eO500U, totalmente desenvolvido pela engenharia brasileira, foi exportado temporariamente para essas demonstrações, realizadas em parceria com a Comercial Kaufmann, representante da Mercedes-Benz no Chile. Segundo Jens Burger, diretor geral do Centro Regional Daimler América Latina, o modelo é um marco no portfólio global da Daimler Buses, trazendo benefícios como zero emissões de carbono, silêncio operacional e custos reduzidos ao longo de seu ciclo de vida.
O modelo é especialmente projetado para ambientes urbanos, oferecendo uma autonomia de 250 km com uma única carga. O sistema de recarga utiliza tecnologia plug-in, similar ao padrão europeu do eCitaro, com tempo de recarga de até três horas. Equipado com baterias NMC3, o eO500U combina eficiência energética e tecnologia de ponta, garantindo uma solução econômica e sustentável para as empresas de transporte público.
Mais do que um produto, o eO500U representa uma mudança de paradigma na mobilidade urbana, trazendo uma experiência única para motoristas e passageiros. O veículo oferece condução suave, baixo ruído e conforto excepcional, características essenciais para o transporte coletivo em grandes cidades. Além disso, o ônibus segue padrões avançados do modelo europeu eCitaro, com integração de sistemas eletroeletrônicos modernos.
Para Jens Burger, a transição para veículos elétricos demanda mais do que tecnologia: exige um suporte abrangente aos clientes. A Mercedes-Benz está comprometida em oferecer consultoria e assistência em todas as etapas, incluindo infraestrutura de recarga, gestão de frota e treinamento técnico. Esse ecossistema inclui ainda serviços dedicados, como monitoramento de desempenho e soluções de mobilidade personalizadas.
No Chile, o eO500U foi apresentado em configurações semelhantes às já entregues no Brasil. A versão com carroceria Caio eMillennium possui capacidade para até 91 passageiros, incluindo assentos semi-estofados, espaço para pessoas com deficiência (PPD) e sistemas de acessibilidade, como rampa de acesso. Além disso, o modelo é equipado com Wi-Fi, tomadas USB, sistema de iluminação em LED e monitoramento por câmeras internas e externas.
A chegada do eO500U aos mercados latino-americanos reforça a liderança da Mercedes-Benz no setor de mobilidade sustentável. Mauricio Yamamoto, diretor do Bus Regional Center Daimler Latina, destaca que o projeto é resultado de uma engenharia focada em atender às demandas locais, contribuindo para a qualidade de vida urbana. “Com tecnologia de ponta e paixão pelo transporte de pessoas, estamos ampliando as possibilidades de mobilidade para o futuro”, afirma Yamamoto.
Com essas demonstrações, a Mercedes-Benz reafirma seu compromisso com a inovação e a sustentabilidade, consolidando-se como referência na transição para veículos elétricos na América Latina e no mundo. O eO500U não é apenas um novo produto, mas uma solução completa para os desafios das cidades modernas, unindo eficiência, tecnologia e responsabilidade ambiental.