A HORSE, especialista em propulsão eficiente e sustentável, iniciou a produção do motor HR13 turbo flex em sua fábrica de São José dos Pinhais (PR). Com potência de 163 cv e torque de 250 Nm, o propulsor chega para atender às demandas do mercado sul-americano, destacando-se pela tecnologia avançada e conformidade com as normas de emissões mais rigorosas.
A fábrica da HORSE Brasil em São José dos Pinhais, Paraná, inicia a produção de seu mais novo motor, o HR13 Flex, um 1.3 litro turbo de 4 cilindros, projetado especialmente para o mercado sul-americano. O propulsor pode operar com gasolina e etanol, entregando 163 cv de potência (120 kW) e 250 Nm de torque já a partir de 1.600 rpm, oferecendo desempenho eficiente e responsivo.
Para viabilizar essa produção, a planta recebeu um investimento de R$ 100 milhões, consolidando sua importância dentro da estratégia global da empresa. Com uma capacidade produtiva de até 600.000 motores anuais, a unidade paranaense se fortalece como um dos principais polos de produção da HORSE.
O HR13 Flex traz um sistema de injeção direta de combustível desenvolvido para otimizar o uso do etanol. Os injetores, equipados com seis furos centralizados e operando a 200 bar de pressão, garantem atomização eficiente do combustível, maximizando potência e torque sem comprometer a economia de combustível. Essa inovação alinha-se aos esforços da marca para reduzir emissões e aprimorar a eficiência energética.
A produção do HR13 Flex complementa a recente expansão da HORSE no Brasil, que em 2024 já havia iniciado a fabricação do motor HR10, um 1.0 litro turbo de 3 cilindros. Além disso, a empresa investiu na implementação de um novo processo de fundição por gravidade para a produção de cabeçotes de alumínio, tanto para o HR10 quanto para o HR13, tornando a operação ainda mais integrada e competitiva.
Segundo Wesley Palma, Diretor da HORSE Brasil, o novo motor reforça o compromisso da empresa com o desenvolvimento de soluções flexíveis e adaptadas às necessidades do mercado brasileiro. “Criado especificamente com capacidade flex fuel, o HR13 atende às demandas dos OEMs e dos consumidores locais. Estamos também comprometidos com a nacionalização de processos estratégicos, como a fundição dos cabeçotes de cilindro”, destaca o executivo.
O CEO global da HORSE, Patrice Haettel, enfatiza a estratégia da empresa em desenvolver soluções personalizadas para cada região. “Nossa visão é clara: não há uma única solução para a mobilidade global, mas sim alternativas adaptadas a cada mercado. O HR13 reflete esse princípio, pois combina combustível de baixo carbono e engenharia otimizada para o Brasil”, ressalta Haettel.
A entrada do HR13 Flex no mercado brasileiro reforça a aposta da HORSE em propulsões mais eficientes e sustentáveis, ampliando o leque de opções para montadoras que buscam motores modernos, potentes e alinhados às regulamentações ambientais vigentes.