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Mercedes-Benz inicia testes de bateria de estado sólido em veículo elétrico EQS

A Mercedes-Benz, em parceria com a Factorial, coloca na estrada o primeiro veículo elétrico equipado com bateria de estado sólido de lítio-metal, prometendo maior autonomia e segurança.

Mercedes-Benz dá um passo revolucionário na mobilidade elétrica ao iniciar testes de estrada com um EQS equipado com uma bateria de estado sólido, tecnologia que promete até 1.000 km de autonomia e maior segurança.

A indústria automotiva está prestes a viver uma nova revolução com o avanço das baterias de estado sólido. A Mercedes-Benz, em colaboração com a startup Factorial Energy, iniciou testes de estrada com um EQS modificado, equipado com uma bateria de estado sólido de lítio-metal. Essa inovação, que passou por rigorosos testes laboratoriais no final de 2024, agora começa sua fase de avaliação em condições reais de uso.

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A tecnologia de bateria de estado sólido promete avanços significativos sobre as atuais baterias de íons de lítio. Com um eletrolito sólido ao invés de líquido, a nova configuração melhora a segurança e possibilita o uso de ânodos de lítio-metal, permitindo um aumento expressivo na densidade energética, podendo alcançar até 450 Wh/kg no nível da célula. Como resultado, a bateria oferece 25% mais autonomia com o mesmo peso e tamanho em comparação às baterias convencionais.

Desenvolvida pelo Mercedes-AMG High Performance Powertrains (HPP), responsável pelas tecnologias da marca na Fórmula 1, a bateria utiliza um inovador sistema de suporte pneumático, patenteado pela empresa, que ajusta a estrutura interna conforme a expansão e contração dos materiais durante o carregamento e descarregamento. Essa tecnologia melhora a durabilidade e o desempenho da bateria ao longo do tempo.

Outro destaque da inovação é a adoção de um sistema de resfriamento passivo, eliminando a necessidade de resfriamento líquido e reduzindo o peso total do conjunto. Segundo os testes iniciais, o EQS modificado poderá alcançar mais de 1.000 km de autonomia por carga, superando os atuais 800 km da versão EQS 450+ com bateria de 118 kWh.

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A Mercedes-Benz estabeleceu parceria com a Factorial Energy em 2021 para o desenvolvimento dessa nova geração de baterias. No verão de 2024, a Factorial entregou as primeiras células do tipo B sample, usando sua tecnologia proprietária FEST® (Factorial Electrolyte System Technology), para a fabricante alemã.

Nos próximos meses, a Mercedes-Benz continuará a realizar testes extensivos de laboratório e estrada, analisando a viabilidade da produção em série dessa tecnologia inovadora. Se bem-sucedida, essa bateria poderá redefinir o futuro dos veículos elétricos, tornando-os mais eficientes, seguros e com autonomia recorde, aproximando o sonho da mobilidade elétrica sem compromissos de desempenho.

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