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GWM doa equipamentos de célula de hidrogênio para USP

Universidade de São Paulo recebe célula de hidrogênio, cilindro de armazenamento e membrana para avançar nos estudos sobre veículos movidos a hidrogênio (FCEV).

A GWM Brasil reforçou seu compromisso com a inovação sustentável ao doar equipamentos essenciais para pesquisa em veículos elétricos a hidrogênio na Universidade de São Paulo (USP). A iniciativa fortalece o desenvolvimento de soluções limpas para a mobilidade e aproxima a academia da indústria automotiva.

A doação inclui uma célula de hidrogênio, um cilindro de armazenamento e uma membrana de célula de hidrogênio, entregues à Escola Politécnica (Poli-USP) e ao Centro de Pesquisa e Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI). Os equipamentos serão utilizados em aulas e pesquisas voltadas para o desenvolvimento de Fuel Cell Electric Vehicles (FCEV), os veículos elétricos movidos a célula de combustível de hidrogênio.

A iniciativa destaca a visão da GWM Brasil em promover o avanço da tecnologia do hidrogênio no país. Segundo Thiago Sugahara, Gerente de ESG e Relacionamento com Stakeholders da GWM, a colaboração entre indústria e academia é essencial para acelerar a mobilidade sustentável:

“A GWM acredita que o futuro da mobilidade será construído por meio de parcerias estratégicas entre indústria, academia e centros de pesquisa. Ao compartilhar conhecimento e tecnologia, contribuímos ativamente para a formação de talentos e o desenvolvimento de soluções sustentáveis para o Brasil.”

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A cerimônia de entrega dos equipamentos reuniu diversas autoridades e especialistas, incluindo:

  • Prof. Carlos Gilberto Carlotti Junior, reitor da USP
  • Prof. Emílio Carlos Nelli Silva, diretor do Programa de Gases de Efeito Estufa (GHG) do RCGI
  • Dr. Dang Xiaolong, prefeito de Baoding, sede da GWM
  • Andy Liu, Diretor Executivo da GWM Brasil

Hidrogênio renovável na USP: um projeto pioneiro

A doação da GWM acontece no momento em que a USP avança na construção da primeira estação experimental de hidrogênio renovável a partir de etanol no mundo. O projeto é realizado em parceria com Shell, Raízen, Hytron, USP e SENAI CETIQT, e contará com um reformador a vapor para converter etanol em hidrogênio, com capacidade de produção de até 100 kg por dia.

De acordo com o Prof. Emílio Carlos Nelli Silva, o objetivo da planta-piloto é demonstrar a viabilidade da produção e distribuição de hidrogênio renovável, aproveitando a infraestrutura já existente do etanol no Brasil:

“Essa iniciativa reforça o protagonismo da USP na transição energética e na redução das emissões de carbono, um desafio compartilhado por Brasil e China.”

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A ação da GWM fortalece o vínculo entre a indústria automotiva e o setor acadêmico, incentivando pesquisas que podem tornar o hidrogênio uma alternativa viável para a mobilidade no Brasil. Com empresas chinesas liderando os avanços nessa tecnologia, a parceria pode ser um passo estratégico para a adoção do hidrogênio como combustível limpo no país.

Célula de hidrogênio doada pela GWM

  1. Origem e fabricante

    • A célula de hidrogênio doada faz parte do portfólio da FTXT, subsidiária da GWM e uma das maiores fabricantes de células de hidrogênio do mundo.

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    • A FTXT é conhecida pelo desenvolvimento de soluções avançadas em células de combustível para aplicações automotivas e industriais.

  2. Componentes incluídos na doação

    • Além da célula de hidrogênio, a GWM entregou um cilindro de armazenamento de hidrogênio e uma membrana de célula de hidrogênio.

    • Esses componentes são essenciais para o funcionamento de um Fuel Cell Electric Vehicle (FCEV), que converte hidrogênio em eletricidade para alimentar um motor elétrico.

  3. Aplicação e importância

    • A célula de hidrogênio doada será utilizada em pesquisas acadêmicas e aulas na Escola Politécnica da USP e no Centro de Pesquisa e Inovação em Gases de Efeito Estufa (RCGI).

    • Com essa tecnologia, estudantes e pesquisadores terão acesso a uma estrutura em escala real, possibilitando estudos aprofundados sobre o funcionamento dos veículos movidos a hidrogênio.

  4. Possíveis características técnicas (baseadas na FTXT e padrões do setor)
    Embora o modelo específico da célula não tenha sido informado, algumas características podem ser inferidas com base nos produtos da FTXT e nos padrões do setor:

    • Tipo: Célula de combustível do tipo PEM (Proton Exchange Membrane – Membrana de Troca de Prótons), tecnologia predominante em veículos FCEV.

    • Eficiência: Células PEM geralmente operam com eficiência entre 50% e 60% na conversão de hidrogênio em eletricidade.

    • Potência: Dependendo do modelo, as células de hidrogênio podem variar de 30 kW a mais de 150 kW, conforme a aplicação.

    • Emissões: Zero emissões de CO₂ e poluentes locais, com único subproduto sendo vapor d’água.

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